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Tipo do documento: Dissertação
Título: Além das correntes do cativeiro: um estudo sobre a representação negra no museu do Piauí – Casa de Odilon Nunes
Autor: Sousa, Josué Barbosa de
Primeiro orientador: Sousa, Ana Cristina Meneses de
Resumo: O Museu do Piauí - Casa de Odilon Nunes (MUP) refere-se a um patrimônio histórico-cultural de grande valor para a população piauiense. É um espaço que se ancora na memória e permanece vivo através dela. Diante disso, entendo o Museu do Piauí como um dos principais espaços oficiais de preservação e conservação da memória histórica e cultural do Piauí. No entanto, dado ao contexto colonial/escravista no qual a sociedade brasileira foi erguida, as estruturas racistas que se configuraram enquanto base de nossa sociedade afetaram também os nossos lugares de memória. Dessa forma, quando tratamos das representações negras dentro do museu, é comum nos depararmos com dois dilemas fundamentais: o da ausência e do estereótipo. Constatamos que existe uma ausência de representações da história e cultura negra dentro desses espaços e, quando elas não são ausentes, são apresentadas de forma totalmente estereotipada e/ou reducionista, referenciando apenas o período do cativeiro. Dadas essas razões, pretendemos neste estudo ir além das discussões museológicas convencionais e, através de uma abordagem crítica, afrocentrada, interdisciplinar, decolonial, antirracista e anticapitalista, compreender como se configura a representação negra no Museu do Piauí - Casa de Odilon Nunes, sob a ótica das pessoas negras. Para isso, foram desenvolvidas discussões teóricas/conceituais acerca dos patrimônios culturais e dos lugares de memória. Através da perspectiva da sociologia do corpo, refletimos sobre o processo de “invenção” do corpo negro e a fixação desse corpo inventado na memória do cativeiro. Também é feita uma análise do acervo do Museu do Piauí, que busca referenciar a história e cultura afro-brasileira. Por último, apresentamos propostas de transformação para o cenário do Museu do Piauí, enfatizando a museologia decolonial como uma possibilidade para alcançar essa mudança. Concluímos que o Museu do Piauí - Casa de Odilon Nunes está enraizado na ideologia colonialista, restringindo a história e cultura afro-brasileira à narrativa e memória do cativeiro, enquanto falta a inclusão de representações positivas sobre a história, memória, cultura e corpos negros. O corpus da pesquisa foi desenvolvido através de entrevistas semiestruturadas com pessoas negras (pretas e pardas) que já experienciaram o Museu do Piauí. Como aporte teórico, contamos com as contribuições de: Nora (1993), Pantaleão (2006), Fanon (2008), Nascimento (2019), Lara (1988), entre outras/os
Abstract: The Museum of Piauí - Casa de Odilon Nunes refers to a historical and cultural heritage of great value to the people of Piauí. It is a space rooted in memory and remains alive through it. In light of this, I understand the Museum of Piauí as one of the main official spaces for the preservation and conservation of the historical and cultural memory of Piauí. However, given the colonial/slavery context in which Brazilian society was built, the racist structures that formed the basis of our society also affected our places of memory. Thus, when we address representations of black people within the museum, we commonly encounter two fundamental dilemmas: that of absence and stereotype. We find that there is an absence of representations of black history and culture within these spaces, and when they are not absent, they are presented in a completely stereotypical and/or reductionist manner, referencing only the period of enslavement. Given these reasons, we intend in this study to go beyond conventional museological discussions and, through a critical, Afrocentric, interdisciplinary, decolonial, anti-racist, and anti-capitalist approach, understand how black representation is configured in the Museum of Piauí - Casa de Odilon Nunes, from the perspective of black people. For this purpose, theoretical/conceptual discussions have been developed concerning cultural heritage and places of memory. Through the perspective of the sociology of the body, I reflect on the process of the “invention” of the black body and the fixation of this invented body in the memory of enslavement. An analysis of the Museum of Piauí's collection, which seeks to reference Afro-Brazilian history and culture, is also conducted. Finally, I present proposals for transformation in the Museum of Piauí scenario, emphasizing decolonial museology as a possibility to achieve this change. I conclude that the Museum of Piauí - Casa de Odilon Nunes is rooted in colonialist ideology, restricting Afro-Brazilian history and culture to the narrative and memory of enslavement, while lacking the inclusion of positive representations of black history, memory, culture, and bodies. The research corpus was developed through semi-structured interviews with black people (black and brown) who have experienced the Museum of Piauí. Theoretical contributions from Nora (1993), Pantaleão (2006), Fanon (2008), Nascimento (2019), Lara (1988), among others, will be considered
Palavras-chave: Museologia
Lugar de Memória
Representação Negra
Museu Decolonial
Museu do Piauí
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ciencias Humanas e Letras
Programa: Programa de Mestrado em Sociedade e Cultura
Citação: SOUSA, Josué Barbosa de. Além das correntes do cativeiro: um estudo sobre a representação negra no museu do Piauí – Casa de Odilon Nunes. 2024. 154f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Sociedade e Cultura) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1205
Data de defesa: 2024
Aparece nas coleções:Programa de Mestrado em Sociedade e Cultura

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