Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1207
Tipo do documento: Dissertação
Título: Para além da farinhada: práticas educativas de gênero nas casas de farinha em Alvorada do Gurguéia-Piauí (1994-2020)
Autor: Carvalho, Jorge Vitório de Amorim
Primeiro orientador: Melo, Salânia Maria Barbosa
Resumo: O presente trabalho visa discutir as casas de farinha como locais onde acontecem diversos fenômenos, não somente a produção de farinha e tapioca. Nesse sentido, abordamos esses espaços dando notoriedade aos elementos que lhe compõem, mulheres e homens do campo, para dizer que esses estabelecimentos são produtores de vida, de trabalho, de renda, educação e figuram como instituições de resistência frente ao agronegócio posto na região sul do estado do Piauí. Além disso, é preciso salientar a necessidade de refletir locais não citadinos como lugares de movimento, de vida, de existência e resistência, pois entendemos que estes espaços marginalizados e silenciados necessitam ser inseridos, cada vez mais, nas discussões acadêmico-científicas. Com isso, sublinhamos a figura feminina, por compreendermos que, historicamente, estas compuseram e foram essenciais no surgimento das casas de farinha no Brasil, a partir dos povos originários e suas comunidades que, para lidarem com a raiz da mandioca, desenvolveram técnicas e locais dentro das próprias aldeias. Alicerçados nesse pensamento, as configurações que surgiram mostram as influências que apareceram a partir desse local de trabalho, e que reverberam na contemporaneidade, como a divisão sexual do trabalho e as práticas educativas que se manifestam mediante estas mulheres. Ademais, proporcionamos perceber esses estabelecimentos produtores de farinha como construtores de práticas educativas, através dos ensinamentos familiares que se projetam por meio de gerações, os ensinamentos que as mulheres compartilham com filhos e filhas, sobrinhos, afilhados, netos, e que corroboram para que as “farinhadas” continuem acontecendo Brasil a fora. Estamos falando de uma educação que nasce fora das quatro paredes da escola, aquela que surge nas trocas de experiências, no trabalho do dia a dia, no cotidiano. Dessa forma, na tentativa de relacionar diferentes áreas do conhecimento, percorremos os campos da educação, sociologia rural e antropologia em um processo interdisciplinar, para um melhor entendimento das discussões aqui propostas. O estudo em questão traz como local de pesquisa as casas de farinha localizadas no Sudoeste do estado do Piauí, precisamente na região do Vale do Gurguéia. As casas inseridas nesse estudo localizam-se no município de Alvorada do Gurguéia e juntas totalizam três estabelecimentos desenvolvedores de farinha. Trabalharemos com um lapso temporal de 26 anos, de 1994 a 2020. As casas são particulares e se mostraram discrepantes quanto às técnicas de manuseio da mandioca. O estudo trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo. Nos apropriamos da História Oral como metodologia desta dissertação, bem como de técnicas de coleta de dados como análise documental e entrevistas semiestruturadas. As entrevistas foram realizadas com treze mulheres farinheiras da região abordada para que possamos compreender formas de trabalho, conceitos, técnicas que nos apontem respostas e caminhos. Mencionamos que nesse processo de escuta de mulheres farinheiras, a memória ocupará um lugar de destaque, afinal, estas mulheres precisarão lembrar, rememorar vivências e experiências de outrora, no momento das interlocuções. Frente ao exposto, a presente pesquisa foi guiada pela seguinte problemática: como as casas de farinha operam como lugares de práticas educativas de gênero, através das mulheres raspadeiras. Como objetivo geral procuramos investigar como na casa de farinha, enquanto lugar de práticas educativas, são produzidos saberes de gêneros nas relações constituídas nesses espaços pelas mulheres raspadeiras. No que se refere aos objetivos específicos: caracterizar a casa de farinha enquanto espaço de produção de saberes de gênero; identificaros saberes de gênero produzidos pelas raspadeiras nas relações constitutivas da casa de farinha; discutir as estratégias produzidas pelas raspadeiras da casa de farinha para a construção dos saberes de gênero nas casas de farinha. Contudo, percebemos que os cenários aqui mencionados não são compostos apenas por mulheres, apesar de sua grande importância nesses estabelecimentos. Notamos ainda a figura masculina como condutora de ensinamentos no mundo rural. Constatamos que o homem figura como liderança no campo familiar, mas que, na casa de farinha, a existência desse comando não surge com relação ao trabalho de feitura da farinha e tapioca, o que se percebe é uma colaboração de homens e mulheres, todavia, apesar da ideia de ajuda mútua, os mecanismos de submissão feminina impostos por uma sociedade machista, permanecem na instituição casa de farinha, como menores salários
Abstract: This quest work aims to discuss flour mills as places where various phenomena happen, not just the production of flour and tapioca. In this sense, we approach these spaces, giving notoriety to the elements that compose them, women and men from the countryside, to say these establishments are producers of life, work, income, education and appear as institutions of resistance against agribusiness in the southern region from the state of Piauí-Brazil. Moreover, it is necessary to highlight the need to reflect non-city locations as places of movement, life, existence and resistance as we understand that these marginalized and silenced spaces need to be increasingly included in academic-scientific discussions. With this, we highlight the female figure, as we understand who, historically, they comprised and were essential in the emergence of flour mills in Brazil, from the original peoples and their communities who, to deal with the cassava root, developed techniques and locations within the villages themselves. Based on this thought, the configurations that emerged show the influences that appeared from this workplace, and that reverberate in contemporary times, such as the sexual division of labor, the educational practices that manifest themselves through these women. Moreover, we allow us to perceive these flour producing establishments as builders of educational practices, through family teachings that are projected through generations, the teachings that women share with sons and daughters, nephews, godchildren, grandchildren, and which corroborate the “Farinhadas” continue to happen throughout Brazil. We are talking about an education that is born outside the four walls of the school, one that emerges in the exchange of experiences, in day-to-day work, in everyday life. Thus, in an attempt to relate different areas of knowledge, we covered the fields of education, rural sociology and anthropology in an interdisciplinary process, for a better understanding of the discussions proposed here. The study in question uses flour mills located in the southwest of the state of Piauí, precisely in the Vale do Gurguéia region, as the research site. The houses included in this study are located in the municipality of Alvorada do Gurguéia and together they total three flour manufacturing establishments. We are going to work with a time span of 26 years, from 1994 to 2020. The houses are private and differ in terms of cassava handling techniques. The study is a qualitative research. We used Oral History as the methodology of this dissertation, as well as data collection techniques such as document analysis and semi-structured interviews. The interviews were carried out with thirteen women farmers from the region covered so that we can understand ways of working, concepts, techniques that provide us with answers and paths. We mentioned that in this process of listening to farinheira women, memory will occupy a prominent place, after all, these women will need to remember, recall past experiences, at the time of dialogue. In view of the above, this research was guided by the following problem: how flour mills operate as places of gender educational practices, through female scrapers. As a general objective, we seek to investigate how in the flour house, as a place of educational practices, knowledge and genres are produced in the relationships formed in these spaces by women scrapers. With regard to specific objectives: to characterize the flour mill as a space for the production of gender knowledge; identify the gender knowledge produced by scrapers in the constitutive relationships of the flour house; discuss the strategies produced by the flour mill's scrapers for the construction of gender knowledge in the flour mills. Nevertheless, we realized that thescenarios mentioned here are not made up only of women, despite their great importance in these establishments. We also noted the male figure as a conductor of teachings in the rural world. We found that the man still figures as leader in the family field, but that in the flour house the existence of this command does not arise in relation to the work of making flour and tapioca, what is understood is a collaboration of men and women, yet, despite the the idea of mutual aid, the mechanisms of female submission imposed by a sexist society, remain in the flour mill institution, such as lower salaries
Palavras-chave: Práticas Educativas
Mulheres
Casa de Farinha
Mandioca
Cultura Piauiense
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ciencias Humanas e Letras
Programa: Programa de Mestrado em Sociedade e Cultura
Citação: CARVALHO, Jorge Vitório de Amorim. Para além da farinhada: práticas educativas de gênero nas casas de farinha em Alvorada do Gurguéia-Piauí (1994-2020). 2024. 132f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Sociedade e Cultura) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1207
Data de defesa: 2024
Aparece nas coleções:Programa de Mestrado em Sociedade e Cultura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Completa.pdf3,16 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.