Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1209
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRocha, Luciana Monteiro da-
dc.contributor.advisor1Silva, Assunção de Maria Sousa e-
dc.date.accessioned2025-01-17T13:46:59Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationROCHA, Luciana Monteiro da. Literatura e identidade em questão: representações de crianças negras em narrativas afro-brasileiras infantojuvenis. 2024. 192f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Sociedade e Cultura) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2024.por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1209-
dc.description.resumoEssa dissertação parte do propósito de unir as potencialidades da literatura afro-brasileira infantojuvenil e os estudos atrelados a uma educação decolonial e antirracista como ferramenta construtora de caminhos identitários e de saberes pertinentes a visões culturais e históricas sobre o povo negro, oportunizando o protagonismo, representatividade e auto-pertencimento das crianças e jovens negros. Direciona o entendimento de como o estudo dessas literaturas narram e conduzem os atravessamentos que permeiam as vivências dessas crianças e jovens negros diante dos desafios de afirmação de suas identidades, reconhecimento de suas origens, conforme a sua realidade e percepção individual e coletiva da sociedade. Como apoio teórico-crítico e via metodológica as ideias de autores como Karla Akotirene (2021), Patrícia Hill Collins (2021), Kabengele Munanga (2008), Eduardo de Assis Duarte (2013), Ngola Marques (2023), Mota Neto (2016) e Chimamanda Ngozi Adichie (2009) que, entre outros, possibilitaram refletir, analisar, conhecer e apresentar respostas e possibilidades para uma mudança social acerca das diversas intersecções de raça, classe e gênero, que desencadeia diversas avenidas de opressões contra crianças e jovens negras, principalmente em espaços escolares, apagando infâncias e causando graves impactos emocionais. Nesse sentido, apresentamos a trajetória da infância das crianças negras e sua relação com a literatura infantojuvenil afro-brasileira para compreender melhor a construção de sua identidade e auto-pertencimento. E Conduzimos uma reflexão acerca da importância do protagonismo negro através da leitura dos textos cujos elementos, personagens, temas, linguagens e representações imagéticas apontam marcadores de identidade desses sujeitos nas literaturas analisadas. Os textos infantojuvenis de autoria negra apresentados em categorias temáticas, contribuem com os estudos que buscam a valorização da história, cultura, ancestralidade, combate à discriminação racial e o racismo e outras formas de discriminações no contexto escolar, demarcando a leitura desses textos como ferramenta indispensável para acessar o universo de crianças e jovens. A condução qualitativa e analítica permitiu apresentar em um viés teórico-metodológico interdisciplinar, formas práticas de como os professores podem trabalhar em sala de aula, compreendendo os diversos temas que compõem essas literaturas e que contribuem diretamente para transformação dessa realidadepor
dc.description.abstractThis dissertation sets out to unite the potential of Afro-Brazilian literature for children and youth and studies linked to decolonial and anti-racist education as a tool for building identity paths and knowledge pertinent to cultural and historical views about black people, providing opportunities to stand out, to be represent and self-belonging sense in black children and youth. It directs the understanding of how the study of these literatures narrates and conduct the crossings that permeate the experiences of these black children and youth faced with the challenges of affirming their identities, recognizing their origins, according to their reality and individual and collective perception of society. As theoretical-critical support and methodological means, the ideas of authors such as Karla Akotirene (2021), Patrícia Hill Collins (2021), Kabengele Munanga (2008), Eduardo de Assis Duarte (2013), Ngola Marques (2023), Mota Neto (2016 ) and Chimamanda Ngozi Adichie (2009) among others, made it possible to reflect, analyze, understand and present answers and possibilities for social change regarding the various intersections of race, class and gender, which triggers different ways of oppression against black children and youth, especially in school spaces, erasing childhoods and causing serious emotional impacts. Based on this, we present the childhood trajectory of black children and their relationship with Afro-Brazilian children's literature to better understand the construction of their identity and self-belonging. Also, we bring a reflection on the importance of black prominence through reading the texts whose elements, characters, themes, languages and cultural imagery, point identity markers of these people in the literature analyzed. The texts for children´s and youth by black authors presented in thematic categories, contribute to studies that seek to value history, culture, ancestry, combating racial discrimination and racism and other forms of discrimination in the school context, demarcating the reading of these texts as an indispensable tool to access the universe of children and young. The qualitative and analytical approach allowed us to present, in an interdisciplinary theoretical-methodological perspective, practical ways for teachers use in the classroom, understanding the various themes that make up these literatures and which directly contribute to transforming this realityeng
dc.description.provenanceSubmitted by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-01-17T13:45:49Z No. of bitstreams: 2 DISSERTAÇÃO - LUCIANA MONTEIRO DA ROCHA - Versão Final (1) (2).pdf: 5183839 bytes, checksum: 84c946123909b65387493b74ad7f627d (MD5) luciana.pdf: 726318 bytes, checksum: da9aa215b1d76b52e6194b804bc4d363 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-01-17T13:46:59Z (GMT) No. of bitstreams: 2 DISSERTAÇÃO - LUCIANA MONTEIRO DA ROCHA - Versão Final (1) (2).pdf: 5183839 bytes, checksum: 84c946123909b65387493b74ad7f627d (MD5) luciana.pdf: 726318 bytes, checksum: da9aa215b1d76b52e6194b804bc4d363 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-01-17T13:46:59Z (GMT). No. of bitstreams: 2 DISSERTAÇÃO - LUCIANA MONTEIRO DA ROCHA - Versão Final (1) (2).pdf: 5183839 bytes, checksum: 84c946123909b65387493b74ad7f627d (MD5) luciana.pdf: 726318 bytes, checksum: da9aa215b1d76b52e6194b804bc4d363 (MD5) Previous issue date: 2024-04-30eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ciencias Humanas e Letraspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado em Sociedade e Culturapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLiteratura Afro-Brasileirapor
dc.subjectIdentidadepor
dc.subjectInfantojuvenilpor
dc.subjectCriançapor
dc.subjectEscolapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASpor
dc.titleLiteratura e identidade em questão: representações de crianças negras em narrativas afro-brasileiras infantojuvenispor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Mestrado em Sociedade e Cultura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Completa.pdf5,06 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.