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https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1212| Tipo do documento: | Dissertação |
| Título: | A produção do conhecimento sobre a política de educação do campo: uma análise de teses e dissertações (2010-2020) |
| Autor: | Costa, Maria Clara de Sousa |
| Primeiro orientador: | Medeiros, Lucineide Barros |
| Resumo: | A pesquisa para os povos do campo, além da produção sistemática e rigorosa do conhecimento da realidade, deve propiciar a qualificação da intervenção dos militantes, nos diferentes espaços de atuação, e contribuir para o avanço da superação dos desafios a serem enfrentados. Diante disso, a pesquisa desenvolvida no presente trabalho teve como objetivo geral analisar aspectos epistemológicos presentes em teses e dissertações sobre a política de Educação do Campo no Brasil (defendidas entre os anos de 2010 e 2020), situando-a a partir dos seus marcos de origem, contribuindo para o processo de sistematização do conhecimento em Educação do Campo. O conceito de epistemologia assumido está situado em contexto interdisciplinar, compreendendo a produção do conhecimento a partir das relações existentes entre a ciência e a sociedade, entre a ciência e as instituições científicas, e entre as diversas ciências. Adotaram-se os seguintes objetivos específicos: sistematizar as teses e dissertações sobre a política de Educação do Campo no Brasil defendidas entre 2010 e 2020; apreender os aspectos epistemológicos implicados nos trabalhos investigados; identificar a relação dos trabalhos analisados quanto à constituição originária da Educação do Campo. Para isso, foram analisados trabalhos de mestrado e doutorado defendidos entre 2010 e 2020, disponibilizados na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD). A pesquisa se caracteriza como sendo do tipo exploratória, bibliográfica e documental, assumindo uma abordagem qualitativa. Sobre as bases metodológicas que subsidiam o presente trabalho, elas são orientadas pela abordagem dialética para pesquisa, e reportam-se aos estudos de Estado do Conhecimento. A construção analítica tem como referência o esquema paradigmático proposto por Silvio Sanchéz Gamboa, que em síntese é uma proposta analítica da produção do conhecimento que não se limita ao estudo da forma ou dos níveis técnicos e metodológicos, mas abrange outros níveis, como o teórico, o qual, entre outras dimensões, contempla as pretensões críticas e o tipo de mudança proposta nas pesquisas analisadas. O esquema abrange ainda os pressupostos ontológicos e gnosiológicos que abordam a concepção de humano, educação, sociedade e realidade. Com isso, o presente trabalho pretende contribuir para a compreensão das características e dos contornos que a produção do conhecimento sobre a política de Educação do Campo vem assumindo nas últimas décadas no Brasil, tendo em vista a persistência dos processos de exclusão vivenciados pelos povos do campo e a necessidade de construção de um conhecimento alinhado com a busca pela superação dessa realidade. Identificou-se na produção analisada que as concepções originárias da EdoC são marcantes, especialmente ao destacar a Educação do Campo como uma abordagem crítica; os Movimentos Sociais como Protagonistas da Educação do Campo; a afirmação da tradição pedagógica emancipatória da educação e das escolas do campo; a construção de política pública articulada à luta de classes e à Pedagogia do Movimento. Contudo, há também fragilidades, principalmente no manejo do materialismo histórico-dialético, método utilizado na maior parte dos trabalhos |
| Abstract: | Research for people of the countryside, in addition to the systematic and rigorous production of knowledge of reality, should help to qualify the intervention of activists in the different spaces of action and contribute to progress in overcoming the challenges they face. In view of this, the general objective of the research involved in this work was to analyse the epistemological aspects involved in theses and dissertations on the policy of Field Education in Brazil (defended between 2010 and 2020), situating it from the point of view of its origins, contributing to the process of systematizing knowledge in Field Education. The concept of Epistemology used is situated in an interdisciplinary context, understanding the production of knowledge based on the relationships between science and society, between science and scientific institutions, and between the various sciences. The following specific objectives were adopted: to systematize the theses and dissertations on the Field Education policy in Brazil defended between 2010 and 2020; to apprehend the epistemological aspects involved in the works investigated; to identify the relationship between the works analysed and the original constitution of Field Education. To this end, we analyzed works developed at master's and doctoral level, defended between 2010 and 2020 and made available in the Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD). The research is characterized as exploratory, bibliographical and documentary, with a qualitative approach. With regard to the methodological bases that underpin this work, it is guided by the Dialectic approach to research, and refers to State of Knowledge studies. The analytical construction is based on the Paradigmatic Scheme proposed by Sanchéz Gamboa, which in short is an analytical proposal for the production of knowledge that is not limited to the study of form or technical and methodological levels, but encompasses other levels such as the theoretical one which, among other dimensions, considers the critical claims and type of change proposed in the research analyzed. The scheme also covers the Ontological and Gnosiological assumptions that deal with the concept of the human, education, society and reality. This paper aims to contribute to an understanding of the characteristics and contours that the production of knowledge on field education policy has taken on in recent decades in Brazil, given the persistence of the processes of exclusion experienced by people of the countryside and the need to build knowledge in line with the quest to overcome this reality. It was identified in the production analyzed that the conceptions originating from the EdoC are striking, especially in highlighting Field Education as critical; Social Movements as Protagonists of Field Education; the affirmation of the emancipatory pedagogical tradition of field education and schools; the construction of public policy linked to the class struggle and the Pedagogy of the Movement. However, there are also weaknesses, especially in the handling of dialectical historical materialism, the method used in most of the works |
| Palavras-chave: | Educação do Campo Política Educacional Produção do Conhecimento |
| Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
| Sigla da instituição: | UESPI |
| Departamento: | Centro de Ciencias Humanas e Letras |
| Programa: | Programa de Mestrado em Sociedade e Cultura |
| Citação: | COSTA, Maria Clara de Sousa. A produção do conhecimento sobre a política de educação do campo: uma análise de teses e dissertações (2010-2020). 2024. 194f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Sociedade e Cultura) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2024. |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1212 |
| Data de defesa: | 2024 |
| Aparece nas coleções: | Programa de Mestrado em Sociedade e Cultura Programa de Mestrado em Sociedade e Cultura |
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