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http://localhost:8080/tede/handle/tede/1218
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Fé e profecia no cruzamento da fogueira de xangô: fogo, magia e justiça em custaneira/tronco |
Autor: | Moura, Virna Rodrigues Leal |
Primeiro orientador: | Figueirêdo, Luciano Silva |
Resumo: | O presente estudo tem por escopo discorrer acerca da etnicidade quilombola e das (inter)relações desenvolvidas no contexto do território da Comunidade Quilombola Custameira/Tronco, situada no município de Paquetá – PI, buscando-se compreender a influência da ancestralidade quilombola sobre as práticas religiosas desenvolvidas na Comunidade, bem como o efeito desses aspectos sobre a atratividade que as Casas de Terreiro da Comunidade têm sobre pessoas externas a ela, perfilhando, ainda, diálogos acerca da identidade nacional brasileira sob prisma da religiosidade umbandista, a qual buscou-se apresentar como importante face do patrimônio cultural construído no Brasil a partir do século XIX, inobstante seja atualmente relegada à condição de inferioridade, mormente por ostentar em seus fundamentos práticas relacionadas às etnias afro-indígenas que, de maneira inconteste, contribuíram substancialmente no processo de construção identitária da sociedade brasileira e foi desenvolvido com base em pesquisa bibliográfica e documental em livros, dissertações de mestrado, teses de doutorado e artigos publicados em revistas com temáticas afins. Além disso, foi realizada pesquisa de campo por intermédio de abordagem etnográfica com emprego de diário de campo, gravador e entrevistas semi-estruturadas e não estruturadas, objetivando perfilhar os traços de etnicidade presentes na comunidade e as formas como ela se apresenta interna e externamente ao território. Assim, para a consolidação do estudo ora pretendido, lançamos mão de premissas metodológicas que possibilitaram compreender as dinâmicas das relações socioculturais e religiosas em Custaneira/Tronco. Inicialmente foi realizado levantamento bibliográfico em livros, revistas e repositórios que tangenciassem as temáticas da: etnicidade; comunidades tradicionais; quilombos e comunidades quilombolas; quilombagem/quilombismo; identidade; cosmologias e cosmovisão quilombola; religião e religiosidade afro-brasileira; fé; alma e justiça, visando construir diálogos em torno das categorias elencadas para, assim, associá-las ao cotidiano de Custaneira/Tronco. A partir dessa premissa estão sendo realizados apontamentos acerca dos aspectos étnico-culturais da Comunidade, relacionando-os com as ideias de etnicidade presentes em Barth (1997) e Cunha (2009) visando situar, dentro desses conceitos, a comunidade com a qual trabalhamos. Em vista disso, lançamos mão da realização de abordagem etnográfica por meio da observação participante, assim, nos valemos de anotações feitas em diário de campo, com a realização de entrevistas não-estruturadas resguardadas pela utilização de gravador e, ainda, trazemos o método da fotoetnografia para dar conta de demonstrar alguns aspectos culturais e geográficos da Comunidade, mormente no momento de realização da pesquisa, para além do dito e não-dito. Concluiu-se que, se por um lado, a força da identidade cultural de Custaneira/Tronco atrai milhares de pessoas para a Comunidade, é a forma de condução trabalhada por Pai Naldo que as fazem atrair para o terreiro e, em muitas das vezes, optar por lá permanecer, seja como consulentes ou como filhos de Santo. Aqui, valoriza-se o saber ancestral e forma anti-conflituosa de resolver as demandas e celeumas que eventualmente surgem dentro das Casas de Terreiro chefiadas por Naldinho ou, ainda, aquelas vivenciadas fora do contexto do terreiro. Inferimos, por fim, que é no acolhimento que Custaneira/Tronco se fortalece cada vez mais enquanto Comunidade e, com isso, passa a receber os olhares de pessoas das mais diversas realidades para as práticas religiosas e culturais que ali são desenvolvidas |
Abstract: | The scope of this study is to discuss Quilombola ethnicity and the (inter)relations developed in the context of the territory of the Custameira/Tronco Quilombola Community, located in the municipality of Paquetá - PI, seeking to understand the influence of Quilombola ancestry on the religious practices developed in the Community, as well as the effect of these aspects on the attractiveness of the Community's Terreiro Houses to people outside it, and also to discuss Brazilian national identity from the perspective of Umbanda religiosity, which we sought to present as an important part of the cultural heritage built up in Brazil since the 19th century, despite the fact that it is currently relegated to the status of inferiority, mainly because its foundations include practices related to Afro-indigenous ethnic groups that have undeniably contributed substantially to the process of building the identity of Brazilian society. The study was based on bibliographical and documentary research in books, master's dissertations, doctoral theses and articles published in journals with related themes. In addition, field research was carried out using an ethnographic approach, using a field diary, tape recorder and semi-structured and unstructured interviews, with the aim of profiling the traits of ethnicity present in the community and the ways in which it presents itself internally and externally to the territory. In order to consolidate this study, we used methodological premises to understand the dynamics of sociocultural and religious relations in Custaneira/Tronco. Initially, a bibliographical survey was carried out in books, magazines and repositories that touched on the themes of: ethnicity; traditional communities; quilombos andquilombola communities; quilombagem/quilombismo; identity; cosmologies and quilombola cosmovision; religion and Afro-Brazilian religiosity; faith; soul and justice, with the aim of building dialogues around the categories listed in order to associate them with the daily life of Custaneira/Tronco. Based on this premise, notes are being made about the ethnic-cultural aspects of the community, relating them to the ideas of ethnicity found in Barth (1997) and Cunha (2009) in order to situate the community we are working with within these concepts. In view of this, we used an ethnographic approach through participant observation, taking notes in a field diary, carrying out unstructured interviews protected by the use of a tape recorder and also using the method of photoethnography to demonstrate some of the cultural and geographical aspects of the community, especially at the time of the research, in addition to the said and unsaid. It was concluded that, while the strength of Custaneira/Tronco's cultural identity attracts thousands of people to the community, it is the way in which Pai Naldo conducts himself that draws them to the terreiro and, more often than not, they choose to stay there, either as consultants or as children of Santo. Here, ancestral knowledge is valued, as is the anti-conflict way of resolving the demands and disputes that eventually arise within the terreiro houses headed by Naldinho, or even those experienced outside the terreiro context. Finally, we infer that it is through welcoming that Custaneira/Tronco is increasingly strengthened as a community and, with this, begins to receive the gaze of people from the most diverse realities for the religious and cultural practices that are developed there |
Palavras-chave: | Comunidades Quilombolas Umbanda Candomblé Intolerância Religiosa |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
Sigla da instituição: | UESPI |
Departamento: | Centro de Ciencias Humanas e Letras |
Programa: | Programa de Mestrado em Sociedade e Cultura |
Citação: | MOURA, Virna Rodrigues Leal. Fé e profecia no cruzamento da fogueira de xangô: fogo, magia e justiça em custaneira/tronco. 2023. 130f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Sociedade e Cultura) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1218 |
Data de defesa: | 2023 |
Appears in Collections: | Programa de Mestrado em Sociedade e Cultura |
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