| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1236| Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Título: | Saúde mental de crianças dos anos iniciais do ensino fundamental: implicações na prática pedagógica no contexto de Oeiras-PI |
| Autor: | Vale, Ana Raquel Moura do ![]() |
| Primeiro orientador: | Soares, Marina Gleika Felipe |
| Segundo orientador: | Soares, Marina Gleika Felipe |
| Primeiro membro da banca: | Soares, Marina Gleika Felipe |
| Segundo membro da banca: | Moura, Ana Luiza Floriano de |
| Terceiro membro da banca: | Alcantara, Michele Morgana Gomes Fonsêca |
| Resumo: | A saúde mental está associada ao estado de bem-estar pleno do sujeito, é saber lidar com as emoções em meio às circunstâncias cotidianas que o meio social em que se convive oferece. Assim, por ser considerado um ambiente de construção do conhecimento, a escola se configura como um importante meio na adoção de práticas e hábitos saudáveis que estimulem a promoção da saúde, para que crianças e adolescentes, que se encontram em fase de crescimento, venham a ter um desenvolvimento físico e mental apropriado a cada fase de sua vida. Desta forma, o trabalho tem como objetivo geral analisar as implicações das questões de saúde mental de crianças nos anos iniciais do ensino fundamental na prática pedagógica no contexto de Oeiras/PI. A pesquisa parte de uma abordagem qualitativa, articuladas de revisões bibliográficas, tendo como referências principais Brasil (1988), Freire (2015), Naujorks (2002), Estanislau (2014). Foi aplicado um questionário aplicado a seis docentes dos anos iniciais do ensino fundamental para investigação acerca de suas concepções sobre a saúde mental no contexto escolar. Os resultados levantados revelaram a importância do diálogo sobre a temática na escola, além de um conhecimento maior por parte dos profissionais da educação na perspectiva das reflexões sobre saúde mental, como uma das bases da prevenção aos problemas mentais na atualidade. |
| Abstract: | Mental health is associated with the subject's state of complete well-being, it is knowing how to deal with emotions in the midst of everyday circumstances that the social environment in which one lives offers.Thus, as it is considered an environment for the construction of knowledge, the school is an important means of adopting healthy practices and habits that encourage health promotion, so that children and adolescents, who are in the growth phase, come to have physical and mental development appropriate to each stage of their life.In this way, the general objective of the work is to analyze the implications of mental health issues of children in the early years of elementary school in pedagogical practice in the context of Oeiras/PI.The research starts from a qualitative approach, articulated from bibliographic reviews, with Brazil (1988), Freire (2015), Naujorks (2002), Estanislau (2014) as main references.A questionnaire was applied to six teachers from the initial years of elementary school to investigate their conceptions about mental health in the school context.The results obtained revealed the importance of dialogue on the topic at school, in addition to greater knowledge on the part of education professionals from the perspective of reflections on mental health, as one of the bases for preventing mental problems today. |
| Palavras-chave: | Saúde Mental Crianças Educação Básica Prática Pedagógica |
| Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
| Sigla da instituição: | UESPI |
| Departamento: | Centro de Ensino - Campus do Interior |
| Programa: | Licenciatura em Pedagogia |
| Citação: | VALE, Ana Raquel Moura do. Saúde mental de crianças dos anos iniciais do ensino fundamental: implicações na prática pedagógica de Oeiras-PI. 2024. 63 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Estadual do Piauí, Oeiras-PI, 2024. |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/1236 |
| Data de defesa: | 2024 |
| Aparece nas coleções: | CIES - Licenciatura em Pedagogia (Possidônio Queiroz – OEIRAS) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Monografia Completa.pdf | 755,66 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

