Possidônio Queiroz – OEIRAS : [36] Visualizar estatísticas
Novos documentos depositados
Protagonistas de quê? protagonismo juvenil à luz da BNCC do Ensino Médio (2018)
O objetivo central deste artigo é analisar como o protagonismo juvenil e as juventudes são representados na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), publicada em 2018 pelo Ministério da Educação, com foco na introdução do documento e na etapa do ensino médio. A BNCC, enquanto documento institucional orientador da educação brasileira, foi apresentada pelo governo como um marco para garantir a equidade e a qualidade na formação de crianças e jovens. Elaborada a partir de debates realizados e...
"Da esperança-à-desesperança-a-uma-nova-esperança, etc": transição, redemocratização incompleta e presentismo nas crônicas políticas de Décio Pignatari (1983-1988)
Nosso artigo oferece uma interpretação histórica aprofundada das crônicas políticas de Décio Pignatari, publicadas entre 1983 e 1987 e posteriormente reunidas no livro pobdre Brasil! (1988). Neste estudo, examinamos essas crônicas como uma tentativa de diagnóstico da abertura política e do complexo processo de redemocratização no Brasil após o fim da ditadura militar (1964-1985). Através de uma leitura detalhada desses textos, buscamos compreender os temas centrais que dominaram o debate polí...
Análise do conteúdo discursivo do periódico "Brasil de Fato" sobre a prisão do Lula (2018-2021, BR)
Esse artigo analisa conteúdos discursivos do periódico “Brasil de Fato”, sobre a prisão do Luiz Inácio Lula da Silva. O editorial do jornal publica sobre essa figura política diante da eminente prisão até sua soltura em 2019, bem como a absolvição dada pelo Supremo Tribunal Federal que anulou as condenações e tornando-se elegível em 2021.
História e memória: um estudo sobre a urbanização e modernização na cidade de Oeiras no jornal O Cometa (1971–1975)
Este trabalho propoe uma analise sobre a memoria que foi elaborada nas publicaçoes do jornal O Cometa, que falavam sobre os signos do moderno na cidade de Oeiras. Com enfase nos estudos sobre a urbanizaçao na cidade, buscando-se criticar os discursos do periodico que sera utilizado como fonte de pesquisa. Tendo como objetivo problematizar as abordagens do jornal pesquisado sobre a urbanizaçao e modernizaçao na primeira capital do Piauina decada de 1970. Portanto, este trabalho tem a finalidad...
O protagonismo de mulheres africanas nas minas setecentistas: a perseguição religiosa a Ângela Maria Gomes e a documentação de 1759 a 1772
Este artigo analisa o protagonismo e as estratégias de resistência de mulheres negras da Costa da Mina no Brasil colonial, com foco na capitania de Minas Gerais no século XVIII. A partir de duas fontes primárias, uma denúncia inquisitorial contra Ângela Maria Gomes (1759) e sua nomeação como rainha da Irmandade do Rosário dos Pretos (1772), investiga-se como as religiões africanas operaram como espaços de reexistência diante do controle moral e espiritual exercido pela Igreja e pelo Santo Ofí...
A percepção dos praticantes das religiões afro-brasileiras sobre o silenciamento dos terreiros na cidade de Oeiras-PI (2023–2025)
O presente artigo tem como objetivo analisar, no período de 2023 a 2025 referente ao período no qual ambos os terreiros se encontram estruturados e em funcionamento e diante disso analisar as percepções dos frequentadores de terreiro de Umbanda e Candomblé acerca do silenciamento que os sofrem na cidade de Oeiras, Piauí. É consenso que as religiões afro-brasileiras são silenciadas, e isto ocorre por conta das heranças coloniais. O presente estudo busca compreender como os praticante...
As ações afirmativas e o ciberquilombismo: o Instagram como ferramenta de um ativismo virtual (2022-2023)
Este trabalho analisa como internautas negros brasileiros utilizam o Instagram como espaço de ativismo virtual para discutir e defender a continuidade e a reformulação da Lei de Cotas (Lei nº 12.711/2012), especialmente durante sua revisão em 2022 e 2023. Também busca refletir sobre os posicionamentos favoráveis e contrários às cotas, com base nos comentários presentes nos perfis da professora Bárbara Carine e do professor José Mário Soares Júnior, que promovem debates de interesse ...
Por uma história intelectual de mulheres negras: o feminismo afro-latino-americano na obra de Lélia Gonzalez (1980-1990)
Esta pesquisa situa-se no campo da história intelectual e se insere entre os estudos que analisam a produção intelectual de mulheres negras. O objetivo central é fazer uma análise da definição conceitual do feminismo afro-latino-americano, partindo da trajetória e obra de Lélia Gonzalez. Procuramos investigar como a intelectual e ativista articulou as reflexões com base nas discussões de gênero, raça e classe em produções textuais que datam de 1980-1990. O recorte temporal se justifica por um...
Conhecimentos “vulgares” sobre a flora do Piauí: uma análise a partir da expedição científica de Vicente Jorge Dias Cabral (1799-1803)
O presente artigo, apresentado como Trabalho de Conclusão do Curso de Licenciatura em História da Universidade Estadual do Piauí/Campus de Oeiras, visou analisar as recorrências aos saberes “vulgares” sobre as plantas na documentação produzida na expedição científica de Vicente Jorge Dias Cabral, entre o Maranhão e Piauí, no período de 1799 a 1803. A viagem teve como objetivo principal inventariar os vegetais, animais e minerais, sobretudo da capitania de São José do Piauí, a qual ele percorr...
Igreja Diocesana e as populações indígenas nos sertões do Piauí (1740-1775)
Essa pesquisa tem como objetivo analisar a atuação da Igreja Diocesana durante o processo de colonização promovido pela Coroa portuguesa junto às populações indígenas no Piauí do século XVIII, mas precisamente entre as décadas de 1740 à 1775. Buscaremos, portanto, entender a participação da Igreja nesse processo de colonização, sobretudo no âmbito do poder espiritual. É sabido que as primeiras ações realizadas pela Igreja Católica junto aos indígenas se deram através dos Jesuítas....
Concepções de universidade para Amazônia: discursos sobre o desenvolvimento regional nas universidades federais do Pará (2007-2024)
O presente trabalho consiste em analisar discursos sobre o desenvolvimento regional apresentados pelas Universidades Federais do estado do Pará. As universidades estudadas são: Universidade Federal do Pará (UFPA) e as desmembradas dessa; Universidade Rural da Amazônia (UFRA); Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA); Universidade do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA). A temática analisada tem como uma das principais finalidades historicizar os discursos de desenvolvimento da Ama...
Gênero e raça: um estado sobre a presença feminina na capoeira da cidade de Oeiras-PI (2014-2023)
Essa pesquisa tem como objetivo compreender a presença e a trajetória das mulheres na capoeira a partir das narrativas de Gênero e Raça em Oeiras, Piauí no recorte temporal de (2014-2023). Buscamos apresentar concepções que são criadas sobre a presença das mulheres nos grupos de capoeiras a partir dos estereótipos que são inseridos na sociedade. Através das narrativas das entrevistas que foram realizadas com mulheres capoeiristas, desenvolvemos uma pesquisa sobre Gênero e Raça, onde dialogamo...
Olhares sobre os sindicatos brasileiros na contemporaneidade: estudo sobre comentários nas postagens da página do Facebook do MBL (2013-2018)
Nosso artigo aborda o papel das redes sociais no campo político brasileiro na segunda década do século XXI através do estudo da atuação do Movimento Brasil Livre. Nos detemos na análise dos comentários deixados por usuários na página do Facebook do MBL sobre fim do imposto compulsório sindical em 2017. Analisamos o modo como os seguidores representam esse episódio. Assim, pudemos explorar as controvérsias sobre direita e esquerda na contemporaneidade brasileira. Partimos do debate sobre ...
Leitura e escrita na educação infantil: narratividade sobre o processo de ensino-aprendizagem
A pesquisa objetivou analisar o processo de ensino-aprendizagem na educação infantil, considerando as perspectivas da leitura e da escrita. Como objetivos específicos têm-se: Refletir sobre as práticas de leitura e escrita na educação infantil; Caracterizar as prática pedagógica na perspectiva das habilidades de leitura e escrita; e Conhecer as narrativas de professores acerca das práticas e dificuldades dentro desse contextos sociais na educação infantil. Nesse sentido, para que fosse possí...
História da capoeira em Oeiras-PI: estudo sobre a identidade afro-brasileira no grupo Raízes do Brasil (1980-2024)
Este artigo, fundamentado na história oral, busca compreender principalmente a problemática da identidade afro-brasileira no contexto do Grupo de Capoeira Raízes do Brasil, em Oeiras-PI. O objetivo é analisar a percepção da ligação entre a identidade afro-brasileira e os capoeiristas, com base nas referências teóricas de Stuart Hall (1992) contribuindo assim para construção desta pesquisa. A capoeira, como expressão cultural afro-brasileira, se posiciona como uma forma de resistência ao...
O protagonismo da mulher no executivo municipal na cidade de Colônia do Piauí (1993-2022)
O trabalho tem como objetivo analisar, por meio de entrevistas, as experiências vividas por mulheres que estiveram à frente do executivo municipal de Colônia do Piauí no período de 1993-2022. Pois a cidade de Colônia do Piauí em 30 anos de emancipação política completados em 2022, contou com 20 anos de mandatos femininos.
A experiência universitária de alunos quilombolas no Brasil: um estudo de caso no curso de História da universidade Estadual do Piauí/Oeiras (2011-2023)
O estudo analisar as trajetórias e experiências de estudantes quilombolas egressos (as) do curso de História da universidade estadual do Piauí, campus Possidônio Queiroz, em Oeiras-PI (2011-2023).o estudo tem como objetivo geral analisar as experiências e dificuldades vividas pelos estudantes quilombolas do curso de História. A partir disso as , os objetivos espécifícos se centram em: a) explorar as percepções dos alunos quilombolas sobre a relevância de suas identidades culturais no conte...
Experiências de inclusão escolar de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) por meio da política de Atendimento Educacional Especializado (AEE) em uma escola pública de Oeiras-PI
Este estudo investiga as experiências de inclusão escolar de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em uma escola pública de Oeiras-PI, com foco no Atendimento Educacional Especializado (AEE) e na integração com as salas de aula regulares. A inclusão de alunos com TEA é assegurada por legislações como a Lei Brasileira de Inclusão e a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com TEA. O objetivo da pesquisa foi analisar as estratégias pedagógicas e a colaboração entre pro...
A atuação do coordenador pedagógico dos anos iniciais do ensino fundamental nas escolas públicas: uma revisão integrativa
O presente artigo é resultado de uma pesquisa qualitativa de caráter descritivo e integrativo, que partiu de uma análise sobre o olhar do coordenador pedagógico nos anos iniciais do ensino fundamental. O estudo desenvolveu-se a partir do problema de pesquisa: Como o coordenador pedagógico desenvolve suas práticas em escolas públicas dos anos iniciais do ensino fundamental? Os objetivos da pesquisa foram reconhecer as principais ações do coordenador pedagógico em escolas de anos in...
Caminhos inclusivos: a prática docente para potencializar o ensino-aprendizagem em crianças autistas na educação infantil em escola municipal de Oeiras-PI
Este artigo analisa a prática docente para corroborar no processo de ensino-aprendizagem de crianças autistas na educação infantil em escolas municipais e tem como objetivo geral investigar a prática docente no processo de ensino-aprendizagem de crianças autistas na educação infantil em escola de Oeiras-PI. O estudo foi fundamentado por autores como Montoan(2003), Brito (2017), Magalhães ( 2002), Ramos (2022) dentre outros estudiosos que ajudaram a compreender melhor a temática, bem como a di...
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