| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1238| Tipo do documento: | Artigo |
| Título: | Processo de aprendizagem escolar em crianças autistas com seletividade alimentar |
| Autor: | Borges, Tayrine de Lima ![]() |
| Primeiro orientador: | Silva, Fabrícia Gomes da |
| Primeiro membro da banca: | Evêncio, Kátia Maria de Moura |
| Segundo membro da banca: | Silva, Joselma Gomes dos Santos |
| Resumo: | O objetivo do presente estudo foi analisar como a seletividade alimentar pode afetar no processo de aprendizagem de crianças autistas na faixa etária de seis e sete anos de idade. A metodologia é baseada na abordagem qualitativa, exploratória, com tipo de pesquisa bibliográfica e de campo. Fundamentou-se em autores como Lemes et al. (2023), Barbosa et al. (2022), Pereira, Ferreira Figueiredo (2022) e Chiquera (2020). Utilizou-se como instrumento de coleta de dados um questionário semiestruturado, análise documental e observação não participante. Tendo como participantes: uma criança com seis anos de idade, intitulado na pesquisa por Jerusalém e uma com sete anos de idade, chamada na pesquisa por Belém, e duas professoras: Maria e Marta. Os resultados da pesquisa revelam pelas duas professoras que a alimentação interfere na concentração e no aprendizado das crianças. Embora, os resultados esclareçam que apesar das professoras mostrarem que alimentação interfere na concentração e aprendizagem das crianças, elas não realizam um planejamento em que pese a associação da alimentação explicitamente ao processo de aprendizagem. Ainda, a escola não desenvolve em sua prática pedagógica uma metodologia que contemple atividades voltadas para Educação Alimentar e Nutricional para as crianças autistas com seletividade alimentar. Considera-se então, que a seletividade alimentar é um dos elementos que pode interferir no processo de aprendizagem de alunos com autismo e dentro do estudo realizado fica evidente a necessidade de mais discussões sobre o tema em tela, pois o desenvolvimento de novas pesquisas e disseminação de seus resultados, se torna fundamental para melhorar o conhecimento de profissionais da educação e da saúde. |
| Abstract: | The objective of this study was to analyze how food selectivity can affect the learning process of autistic children aged six and seven years old. The methodology is based on a qualitative, exploratory approach, with bibliographic and field research. It was based on authors such as Lemes et al. (2023), Barbosa et al. (2022), Pereira, Ferreira, Figueiredo (2022) and Chiquera (2020). A semi-structured questionnaire, documentary analysis and non-participant observation were used as data collection instruments. The participants were: a six-year-old child, referred to in the research as Jerusalem and a seven-year-old child, referred to in the research as Bethlehem, and two teachers: Maria and Marta. The results of the research reveal through the two teachers that food interferes with children's concentration and learning. The results show that, although teachers show that food interferes with children's concentration and learning, they do not carry out planning that explicitly associates food with the learning process. Furthermore, the school does not develop in its pedagogical practice a methodology that includes activities focused on Food and Nutrition Education for autistic children with food selectivity. It is therefore considered that food selectivity is one of the elements that can interfere with the learning process of students with autism and, within the study carried out, it is evident that there is a need for further discussions on the topic at hand, since the development of new research and dissemination of its results becomes essential to improve the knowledge of education and health professionals. |
| Palavras-chave: | Autismo Seletividade Alimentar Aprendizagem |
| Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
| Sigla da instituição: | UESPI |
| Departamento: | Centro de Ensino - Campus do Interior |
| Programa: | Licenciatura em Pedagogia |
| Citação: | BORGES, Tayrine de Lima. Processo de aprendizagem escolar em crianças autistas com seletividade alimentar. 2024. 41 f. Artigo científico (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí, Picos-PI, 2024. |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1238 |
| Data de defesa: | 2024 |
| Aparece nas coleções: | CIES - Licenciatura em Pedagogia (Professor Barros Araújo – PICOS) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Artigo Completo.pdf | 1,3 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

