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dc.creatorFreitas, Anna Lethicia Araujo-
dc.contributor.advisor1Nascimento, Francimaria Machado do-
dc.contributor.referee1Nascimento, Francimaria Machado do-
dc.contributor.referee2Cunha, Renata Cristina da-
dc.contributor.referee3Silva, Ruan Nunes-
dc.date.accessioned2025-01-20T19:02:10Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationFREITAS, Anna Lethicia Araujo. "Brightness is just who you are": a relação entre o racismo e o processo de construção da identidade negra na obra infantil Sulwe (2019). 2025. 47 f. Monografia( Licenciatura em Letras Inglês) - Universidade Estadual do Piauí, Parnaíba, 2025.por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1246-
dc.description.resumoA identidade negra como construção social está diretamente ligada ao racismo. Nesse processo de construção, a história da população negra, de uma visão positiva e não branca, é o ponto de partida. Muito embora a identidade ou identidades seja uma metamorfose, é imprescindível iniciar o processo de valorização das subjetividades enquanto pessoa negra desde a infância. Assim sendo, faz-se necessário investigar a relação do racismo e o processo de construção da identidade negra em Sulwe (2019) – obra literária infantil escrita pela mexicana-queniana Lupita Nyong’o. No livro, A protagonista Sulwe, do leste africano, possui a pele escura como a “meia noite” e vivencia episódios de racismo em sua infância que a fazem desejar o embranquecimento. Com base nessa breve descrição, esta pesquisa almeja responder a seguinte pergunta: qual a relação entre o racismo sofrido pela protagonista Sulwe e o processo de construção da identidade negra na obra infantil Sulwe (2019)? Para responder essa pergunta, o seguinte objetivo geral foi definido: investigar a relação entre o racismo sofrido pela protagonista Sulwe e o processo de construção negra na obra infantil Sulwe (2019). A fim de alcançá-lo, os seguintes objetivos específicos foram delimitados: (i) discutir os pressupostos teóricos do Black Studies, com ênfase nos conceitos de racismo e identidade negra; (ii) apontar os tipos de racismo sofrido pela personagem Sulwe e suas consequências; e (iii) analisar como as vivências do racismo e suas consequências se tornaram estímulo para o início do processo de construção da identidade da protagonista Sulwe enquanto criança negra. Em relação ao percurso metodológico, realizar-se-á uma investigação com abordagem qualitativa, na modalidade bibliográfica, de cunho exploratório e interpretativista, embasada Tyson (2006), Karenga (2010), Hall (2006), Munanga (2012), Grada Kilomba (2021), Almeida (2019), entre outras/os. Em suma, ao analisarmos os excertos e figuras selecionados, identificamos que a protagonista Sulwe experiencia quatro tipos de racismo, que resulta em um conflito de aceitação e a fazem buscar o embranquecimento na tentativa de não ser mais rejeitada. Sulwe, por meio do conhecimento da história do seu povo, conseguiu se identificar, reconhecendo as diferenças, e por fim entender e aceitar a sua cor da pele.por
dc.description.abstractBlack identity as a social construction is directly linked to racism. In this construction process, the history of the black population, from a positive, non-white perspective, is the starting point. Although identity or identities are a metamorphosis, it is essential to start the process of valuing subjectivities as a black person from childhood. Therefore, it is necessary to investigate the relation between racism and the process of constructing black identity in Sulwe (2019) - a children's literary work written by Mexican-Kenyan Lupita Nyong'o. In the book, the protagonist Sulwe, from East Africa, has skin as dark as “midnight” and experiences episodes of racism in her childhood that make her want to be whitened. Based on this brief description, this research aims to answer the following question: what is the relation between the racism suffered by the protagonist Sulwe and the process of constructing a black identity in the children's book Sulwe (2019)? In order to answer this question, the following general objective was defined: to investigate the relation between the racism suffered by the protagonist Sulwe and the process of constructing black identity in the children's book Sulwe (2019). In order to achieve this general objective, the following specific objectives were set: (i) to discuss the theoretical assumptions of Black Studies, with an emphasis on the concepts of racism and black identity; (ii) to point out the types of racism suffered by the character Sulwe and its consequences; and (iii) to analyze how the experiences of racism and its consequences became for the beginning of the process of constructing of Sulwe’s identity as a black child. In terms of methodology, the research will take a qualitative, bibliographical, exploratory and interpretative approach, based on Tyson (2006), Karenga (2010), Hall (2006), Munanga (2012), Grada Kilomba (2021), Almeida (2019), among others. In short, by analyzing the selected excerpts and figures, we can identify that the protagonist Sulwe experiences four types of racism, which result in a conflict of acceptance and make her seek whitening in an attempt to no longer be rejected. Through the history of her people, Sulwe was able to identify herself, recognizing the differences, and finally understanding and accepting her skin color.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Anna Lethicia Araujo Freitas (annafreitas@aluno.uespi.br) on 2025-01-20T18:54:48Z No. of bitstreams: 2 MONOGRAFIA COMPLETA.pdf: 1325820 bytes, checksum: dedd96b414d2dd1448a0e6a45edf572a (MD5) Termo de autorização de publicação.pdf: 202576 bytes, checksum: 9b7728af9b4abf82d92379b5ad081a8c (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-01-20T19:02:10Z (GMT) No. of bitstreams: 2 MONOGRAFIA COMPLETA.pdf: 1325820 bytes, checksum: dedd96b414d2dd1448a0e6a45edf572a (MD5) Termo de autorização de publicação.pdf: 202576 bytes, checksum: 9b7728af9b4abf82d92379b5ad081a8c (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-01-20T19:02:10Z (GMT). No. of bitstreams: 2 MONOGRAFIA COMPLETA.pdf: 1325820 bytes, checksum: dedd96b414d2dd1448a0e6a45edf572a (MD5) Termo de autorização de publicação.pdf: 202576 bytes, checksum: 9b7728af9b4abf82d92379b5ad081a8c (MD5) Previous issue date: 2025-01-09eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ciencias Humanas e Letraspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programLicenciatura em Letras Inglêspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectBlack Studiespor
dc.subjectRacismopor
dc.subjectIdentidade Negrapor
dc.subjectSulwepor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.title"Brightness is just who you are": a relação entre o racismo e o processo de construção da identidade negra na obra infantil Sulwe (20190por
dc.typeMonografiapor
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em Letras Inglês (Professor Alexandre Alves – PARNAÍBA)

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