| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1248| Tipo do documento: | Artigo |
| Título: | Reflexões filosóficas: rumo a uma educação transformadora através de propostas de intervenção |
| Autor: | Cavalcante, Sarah de Jesus |
| Primeiro orientador: | Borges, Ricardo de Moura |
| Resumo: | Intervenções na educação, sob uma perspectiva filosófica, encarnam uma busca incessante por compreender e aprimorar os processos educacionais em sua essência, visando não apenas a transmissão de conhecimento, mas a formação integral do ser humano. Assim, o problema de pesquisa é: Como a integração da filosofia na educação contemporânea pode influenciar o desenvolvimento de habilidades críticas, éticas e reflexivas nos estudantes, promovendo uma formação mais completa e cidadã? Diante disso, esta pesquisa se justifica pela necessidade de compreender como a filosofia pode contribuir para uma educação mais completa e significativa, capacitando os estudantes não apenas com conhecimentos técnicos, mas também com habilidades críticas, éticas e reflexivas necessárias para sua atuação como cidadãos responsáveis e conscientes em uma sociedade em constante transformação. O objetivo geral é investigar o papel da filosofia na educação contemporânea, analisando suas propostas de intervenção e os impactos dessas intervenções no desenvolvimento de habilidades críticas, éticas e reflexivas nos estudantes. Para que o estudo fosse, de fato efetivado, se utilizou o tipo de pesquisa nas modalidades: bibliográfica, exploratória e descritiva com abordagem qualitativa. Os resultados e discussão mostram que o cenário educacional do século XXI demanda uma reavaliação das práticas pedagógicas e curriculares para alinhar-se às novas exigências sociais e econômicas. As considerações finais são que a análise do papel da filosofia na educação contemporânea revela sua importância crítica na formação de habilidades essenciais como o pensamento crítico, a ética e a reflexão |
| Abstract: | Interventions in education, from a philosophical perspective, embody an incessant search to understand and improve educational processes in their essence, aiming not only at the transmission of knowledge, but also at the integral formation of the human being. Thus, the research problem is: How can the integration of philosophy in contemporary education influence the development of critical, ethical and reflective skills in students, promoting a more complete and civic education? In view of this, this research is justified by the need to understand how philosophy can contribute to a more complete and meaningful education, empowering students not only with technical knowledge, but also with critical, ethical and reflective skills necessary for their performance as responsible and conscious citizens in a society in constant transformation. The general objective is to investigate the role of philosophy in contemporary education, analyzing its intervention proposals and the impacts of these interventions on the development of critical, ethical and reflective skills in students. In order for the study to be effectively carried out, the following research types were used: bibliographic, exploratory and descriptive with a qualitative approach. The results and discussion show that the educational scenario of the 21st century demands a reassessment of pedagogical and curricular practices to align with new social and economic demands. The final considerations are that the analysis of the role of philosophy in contemporary education reveals its critical importance in the formation of essential skills such as critical thinking, ethics and reflection. |
| Palavras-chave: | Pensamento Crítico Critical Thinking. Ethical Development. Educational Transformation Desenvolvimento Ético Transformação Educacional |
| Área(s) do CNPq: | FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::FILOSOFIA DA EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
| Sigla da instituição: | UESPI |
| Departamento: | Centro de Ensino - Campus do Interior |
| Programa: | Licenciatura em Pedagogia |
| Citação: | Cavalcante, Sarah de Jesus. Reflexões filosóficas: rumo a uma educação transformadora através de propostas de intervenção.. 2024. 31 f. Artigo TCC (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí, Picos, 2024.. |
| Tipo de acesso: | Acesso Embargado |
| URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1248 |
| Data de defesa: | 2024 |
| Aparece nas coleções: | CIES - Licenciatura em Pedagogia (Professor Barros Araújo – PICOS) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato |
|---|
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
