Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1248
Tipo do documento: Artigo
Título: Reflexões filosóficas: rumo a uma educação transformadora através de propostas de intervenção
Autor: Cavalcante, Sarah de Jesus
Primeiro orientador: Borges, Ricardo de Moura
Resumo: Intervenções na educação, sob uma perspectiva filosófica, encarnam uma busca incessante por compreender e aprimorar os processos educacionais em sua essência, visando não apenas a transmissão de conhecimento, mas a formação integral do ser humano. Assim, o problema de pesquisa é: Como a integração da filosofia na educação contemporânea pode influenciar o desenvolvimento de habilidades críticas, éticas e reflexivas nos estudantes, promovendo uma formação mais completa e cidadã? Diante disso, esta pesquisa se justifica pela necessidade de compreender como a filosofia pode contribuir para uma educação mais completa e significativa, capacitando os estudantes não apenas com conhecimentos técnicos, mas também com habilidades críticas, éticas e reflexivas necessárias para sua atuação como cidadãos responsáveis e conscientes em uma sociedade em constante transformação. O objetivo geral é investigar o papel da filosofia na educação contemporânea, analisando suas propostas de intervenção e os impactos dessas intervenções no desenvolvimento de habilidades críticas, éticas e reflexivas nos estudantes. Para que o estudo fosse, de fato efetivado, se utilizou o tipo de pesquisa nas modalidades: bibliográfica, exploratória e descritiva com abordagem qualitativa. Os resultados e discussão mostram que o cenário educacional do século XXI demanda uma reavaliação das práticas pedagógicas e curriculares para alinhar-se às novas exigências sociais e econômicas. As considerações finais são que a análise do papel da filosofia na educação contemporânea revela sua importância crítica na formação de habilidades essenciais como o pensamento crítico, a ética e a reflexão
Abstract: Interventions in education, from a philosophical perspective, embody an incessant search to understand and improve educational processes in their essence, aiming not only at the transmission of knowledge, but also at the integral formation of the human being. Thus, the research problem is: How can the integration of philosophy in contemporary education influence the development of critical, ethical and reflective skills in students, promoting a more complete and civic education? In view of this, this research is justified by the need to understand how philosophy can contribute to a more complete and meaningful education, empowering students not only with technical knowledge, but also with critical, ethical and reflective skills necessary for their performance as responsible and conscious citizens in a society in constant transformation. The general objective is to investigate the role of philosophy in contemporary education, analyzing its intervention proposals and the impacts of these interventions on the development of critical, ethical and reflective skills in students. In order for the study to be effectively carried out, the following research types were used: bibliographic, exploratory and descriptive with a qualitative approach. The results and discussion show that the educational scenario of the 21st century demands a reassessment of pedagogical and curricular practices to align with new social and economic demands. The final considerations are that the analysis of the role of philosophy in contemporary education reveals its critical importance in the formation of essential skills such as critical thinking, ethics and reflection.
Palavras-chave: Pensamento Crítico
Critical Thinking. Ethical Development. Educational Transformation
Desenvolvimento Ético
Transformação Educacional
Área(s) do CNPq: FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::FILOSOFIA DA EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ensino - Campus do Interior
Programa: Licenciatura em Pedagogia
Citação: Cavalcante, Sarah de Jesus. Reflexões filosóficas: rumo a uma educação transformadora através de propostas de intervenção.. 2024. 31 f. Artigo TCC (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí, Picos, 2024..
Tipo de acesso: Acesso Embargado
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1248
Data de defesa: 2024
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em Pedagogia (Professor Barros Araújo – PICOS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.