Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1266
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A educação infantil em Piripiri: um estudo sobre a prática pedagógica dos professores da creche proinfância Romeritto Francisco Ximendes Escórcio de Brito
Autor: Oliveira, Ana Caroline Silva de
Primeiro orientador: Moura, Adriana Borges Ferro
Resumo: A Educação Infantil é uma etapa importante para o desenvolvimento da criança, é a partir dela que a criança inicia seu processo educativo. Assim, evidenciou-se as práticas pedagógicas desenvolvidas por professores da Creche Proinfância Romeritto Francisco Ximendes Escórcio de Brito. Nesse sentido, a pesquisa tem o seguinte objetivo geral: compreender como ocorre a Prática Pedagógica dos professores da creche ProinfânciaRomerittoFrancisco Ximendes Escórcio de Brito, e como objetivos específicos: identificar a concepção de Prática Pedagógica que os participantes da pesquisa possuem; identificar a percepção dos participantes acerca da Prática Pedagógica desenvolvida na creche Proinfância; descrever a Prática Pedagógica desenvolvida na creche Proinfância. Este estudo está baseado em autores como: Andrade (2013), Kuhlmann Jr. (2001), Almeida (2017), Piaget (1999), Franco (2015), Libâneo (2013), Winnicott(1982), Vieira (2009), Godoy (1995), dentre outros. A metodologia utilizada na pesquisa é qualitativa Minayo (2001). Como instrumento de produção de dados utilizou-se a entrevista, que tem como sujeitos 5 professoras da creche proinfância Romeritto Francisco Ximendes Escórcio de Brito, da rede municipal de ensino, da cidade de Piripiri- Pi, que atuam na escola há pelo 1 ano. Os dados coletados foram analisados seguindo a análise de conteúdo de Bardin (2016). O estudo mostra a importância das práticas pedagógicas para o desenvolvimento da aprendizagem na educação infantil. Além de ressaltar as práticas pedagógicas realizadas por professoras na Creche Proinfância Romeritto Francisco Ximendes Escórcio de Brito, que contribuem para o desenvolvimento da criança.
Abstract: Early Childhood Education is an important stage in a child's development, and it is from there that the child begins their educational process. Thus, the pedagogical practices developed by teachers at the Proinfância Romeritto Francisco Ximendes Escórcio de Brito Daycare Center were highlighted. In this sense, the research has the following general objective: to understand how the pedagogical practice of teachers at the Proinfância Romeritto Francisco Ximendes Escórcio de Brito Daycare Center occurs, and as specific objectives: to identify the conception of pedagogical practice that the research participants have; to identify the participants' perception of the pedagogical practice developed at the Proinfância Daycare Center; to describe the pedagogical practice developed at the Proinfância Daycare Center. This study is based on authors such as: Andrade (2013), Kuhlmann Jr. (2001), Almeida (2017), Piaget (1999), Franco (2015), Libâneo (2013), Winnicott (1982), Vieira (2009), Godoy (1995), among others. The methodology used in the research is qualitative Minayo (2001). The instrument used to produce the data was an interview with five teachers from the Proinfância Romeritto Francisco Ximendes Escórcio de Brito Daycare Center, from the municipal school system in the city of Piripiri-Pi, who have been working at the school for one year. The data collected were analyzed following the content analysis of Bardin (2016). The study shows the importance of pedagogical practices for the development of learning in early childhood education. It also points out the pedagogical practices carried out by teachers at the Proinfância Romeritto Francisco Ximendes Escórcio de Brito Daycare Center, which contribute to the child's development.
Palavras-chave: Educação Infantil
Prática Pedagógica
Proinfância
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ensino - Campus do Interior
Programa: Licenciatura em Pedagogia
Citação: OLIVEIRA, Ana Caroline Silva. A educação infantil em Piripiri: um estudo sobre a prática pedagógica dos professores da creche proinfância Romeritto Francisco Ximendes Escórcio de Brito. 2025. 48 f. Monografia ( Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí, Piripiri, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1266
Data de defesa: 2025
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em Pedagogia (Prof. Antônio Giovanni Alves de Sousa – PIRIPIRI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdf385,78 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.