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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Arianne Santana dos-
dc.contributor.advisor1Lima, Maria Carmem Bezerra-
dc.date.accessioned2025-01-23T14:26:58Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationSANTOS, Arianne Santana dos. Conselhos de alimentação escolar e o controle social na gestão do PNAE: uma análise dos PMEs do TD Vale do Rio Guaribas. 2024. 52 p. Trabalho de Conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí, Picos, 2024.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/1267-
dc.description.resumoA alimentação escolar é formada pelo conjunto de refeições ofertadas pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e se constitui uma prática alimentar da maior relevância nas escolas públicas brasileiras, da educação básica. No entanto, a materialização dessa política educacional vem acompanhada da necessidade de os municípios constituírem seu Conselho de Alimentação Escolar (CAE), responsável direto pelo monitoramento, controle e acompanhamento das ações relativas à merenda escolar. Logo, o CAE exerce o papel de controle social dessa importante política pública educacional. Nesse sentido, essa pesquisa teve como objetivo geral analisar o tratamento dado pelos municípios do TD Vale Rio Guaribas nos seus Planos Municipais de Educação (PME) ao controle social do PNAE, através do Conselho de Alimentação Escolar. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica para um maior aprofundamento no tema. Desse modo a pesquisa conta com autores relevantes para o debate como: Araújo (2017), Libanêo (2018), Carvalho (2021), Raimann (2023), Silva (2024), dentre outros. Para o levantamento dos dados, foi realizada uma pesquisa documental tendo por base os Planos Municipais de Educação (PME) dos 23 municípios do citado TD, tendo como recorte a análise da Meta 19 do Plano Nacional de Educação (PNE) na interface com a mesma Meta nos PMEs dos 23 municípios do TD Vale do Rio Guaribas, que, em alguns casos, não segue a mesma numeração do PNE. Os achados da pesquisa mostram que os municípios deram prazos para implementação da sua meta e estratégias que vai de 1(um) a 4 (quatro) anos, com predominância do prazo de 2 (dois) anos que é o PNE orienta. Constatou-se também, que a maioria dos municípios se utiliza da linguagem para não se comprometer de forma direta, optando por verbos e tempos que não os implicam de imediato, jogando com as palavras o que pode levar a confundir à sociedade. Os achados da pesquisa mostram também que as atribuições dos conselheiros dos CAEs, bem como as condições concretas para desempenharem seus papeis, em alguns municípios não ficou suficientemente claro e em outros, nem sequer isso fora mencionado. Por fim, e estudo mostra o longo caminho que temos a percorrer para a garantia do princípio da gestão democrática, onde o controle social tem papel importante.por
dc.description.abstractSchool feeding is formed by the set of meals offered by the National School Feeding Program (PNAE) and is a food practice of the greatest relevance in Brazilian public schools, of basic education. However, the materialization of this educational policy is accompanied by the need for municipalities to constitute their School Feeding Council (CAE), directly responsible for monitoring, controlling and monitoring actions related to school meals. Therefore, the CAE plays the role of social control of this important public educational policy. In this sense, this research had as general objective to analyze the treatment given by the municipalities of the TD Vale Rio Guaribas in their Municipal Education Plans (PME) to the social control of the PNAE, through the School Feeding Council. To this end, a bibliographic research was carried out for a greater depth on the subject. Thus, the research has authors relevant to the debate, such as: Araújo (2017), Libanêo (2018), Carvalho (2021), Raimann (2023), Silva (2024), among others. For the data collection, a documentary research was carried out based on the Municipal Education Plans (PME) of the 23 municipalities of the aforementioned TD, having as a cut the analysis of Goal 19 of the National Education Plan (PNE) in the interface with the same Goal in the PMEs of the 23 municipalities of the TD Vale do Rio Guaribas, which, in some cases, does not follow the same numbering as the PNE. The findings of the survey show that the municipalities gave deadlines for the implementation of their goal and strategies ranging from 1 (one) to 4 (four) years, with a predominance of the period of 2 (two) years that is the PNE guides. It was also found that most municipalities use language so as not to commit themselves directly, opting for verbs and tenses that do not immediately imply them, playing with words which can lead to confusion in society. The findings of the research also show that the attributions of the CAEs' counselors, as well as the concrete conditions for them to perform their roles, in some municipalities it was not sufficiently clear and in others, this was not even mentioned. Finally, the study shows the long way we have to go to guarantee the principle of democratic management, where social control plays an important role.por
dc.description.provenanceSubmitted by Arianne Santana Dos Santos (ariannesantos@aluno.uespi.br) on 2025-01-22T18:59:27Z No. of bitstreams: 2 MONOGRAFIA ARIANNE.pdf: 744995 bytes, checksum: 43d89d6b1cb884d697f5b57d7300ce2b (MD5) Ariane termo. 1.pdf: 29391 bytes, checksum: 1b05c9e5e9def3bf6f811a828611eb46 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-01-23T14:26:58Z (GMT) No. of bitstreams: 2 MONOGRAFIA ARIANNE.pdf: 744995 bytes, checksum: 43d89d6b1cb884d697f5b57d7300ce2b (MD5) Ariane termo. 1.pdf: 29391 bytes, checksum: 1b05c9e5e9def3bf6f811a828611eb46 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-01-23T14:26:58Z (GMT). No. of bitstreams: 2 MONOGRAFIA ARIANNE.pdf: 744995 bytes, checksum: 43d89d6b1cb884d697f5b57d7300ce2b (MD5) Ariane termo. 1.pdf: 29391 bytes, checksum: 1b05c9e5e9def3bf6f811a828611eb46 (MD5) Previous issue date: 2024-12-10eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ciencias Humanas e Letraspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programLicenciatura em Pedagogiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectControle Socialpor
dc.subjectPolíticas Públicaspor
dc.subjectAlimentação Escolarpor
dc.subjectPlano Municipal de Educaçãopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleConselhos de alimentação escolar e o controle social na gestão do PNAE: uma análise dos PMEs do TD Vale do Rio Guaribaspor
dc.typeMonografiapor
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em Pedagogia (Professor Barros Araújo – PICOS)

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