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https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1268| Tipo do documento: | Artigo |
| Título: | Alfabetizar as crianças na educação infantil: o que pensam as famílias e os professores? |
| Título(s) alternativo(s): | Literacy for children in early childhood education: what do families and teachers think? |
| Autor: | Silva, Eduarda Barbosa de Sousa e |
| Primeiro orientador: | Soares, Marina Gleika Felipe |
| Resumo: | O trabalho aborda o pensamento das famílias e dos professores acerca do processo de alfabetização das crianças na educação infantil, possuindo o intuito de estabelecer diálogos e reflexões acerca desta temática. Como objetivo geral, o estudo visa analisar o que pensam as famílias e os professores acerca do processo de alfabetização das crianças na Educação Infantil. Como objetivos específicos têm-se: conhecer a prática pedagógica na Educação Infantil considerando o contexto alfabetizador; refletir acerca do processo de alfabetização na educação infantil, considerando os direitos de aprendizagem e refletir acerca da obrigatoriedade no que concerne ao processo de alfabetização na Educação Infantil. Sendo assim, parte-se de reflexões formuladas no referencial teórico, levando em consideração os estudos de autores como Nogueira, Ferreira e Espíndola (2023), Brandão (2022), Albuquerque e Leite (2022), entre outros, bem como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Como encaminhamentos metodológicos, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa e, em relação aos procedimentos, firmou-se o estudo na pesquisa de campo, possuindo como base uma revisão bibliográfica. Em seguida, realizou-se a análise de dados, baseado na análise de conteúdo de Bardin (2011), coletados através dos questionários aplicados às famílias das crianças e aos professores vinculados à Educação Infantil. A partir desses dados coletados, a análise foi realizada buscando um diálogo com os autores relacionados à temática pesquisada, e segundo as respostas da maioria dos respondentes, a alfabetização na Educação Infantil não é obrigatória, embora esse processo possa ser iniciado durante essa etapa da educação básica. |
| Abstract: | This study approaches the thoughts of families and teachers about the literacy process of children in early childhood education, with the aim of establishing dialogues and reflections on this topic. As a general objective, the study aims to analyze what families and teachers think about the literacy process of children in early childhood education. The specific objectives are: understanding the pedagogical practice in early childhood education considering the literacy context; reflecting on the literacy process in early childhood education, considering the rights to learning; and to reflect on the obligation regarding the literacy process in early childhood education. Therefore, it starts from reflections formulated in the theoretical framework, taking into account the studies of authors such as Nogueira, Ferreira and Espíndola (2023), Brandão (2022), Albuquerque and Leite (2022), among others, as well as the National Common Curricular Base (BNCC). As methodological approaches, a qualitative research was developed and, in relation to the procedures, the study was based on field research, based on a bibliographic review. Next, data analysis was carried out, based on Bardin's content analysis (2011), collected through questionnaires applied to the children's families and teachers linked to early childhood education. Based on these collected data, the analysis was carried out seeking a dialogue with the authors related to the researched theme, and according to the answers of the majority of the respondents, literacy in early childhood education is not mandatory, although this process can be initiated during this stage of basic education. |
| Palavras-chave: | Alfabetização Educação Infantil Familias e Professores |
| Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
| Sigla da instituição: | UESPI |
| Departamento: | Centro de Ensino - Campus do Interior |
| Programa: | Licenciatura em Pedagogia |
| Citação: | SILVA, Eduarda. Alfabetizar as crianças na educação infantil: o que pensam as famílias e os professores?. 2024. 38 f. Artigo (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí, Oeiras-PI, 2024 . |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1268 |
| Data de defesa: | 2024 |
| Aparece nas coleções: | CIES - Licenciatura em Pedagogia (Possidônio Queiroz – OEIRAS) |
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| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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