Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1271
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFerreira, Cleovan de Sousa-
dc.contributor.advisor1Lima, Maria Carmem Bezerra-
dc.date.accessioned2025-01-23T15:00:07Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationFERREIRA, Cleovan de Sousa. O lugar da formação docente em nível superior nos planos municipais de educação do TD vale do rio guaribas. 2024. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí, Picos, 2024.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/1271-
dc.description.resumoNo panorama educacional brasileiro a pauta das políticas de formação inicial de professores da educação básica tem se intensificado, reafirmando a luta dos docentes por salário condigno, pelo reconhecimento e valorização da classe. É importante destacar que os municípios têm um papel relevante no fortalecimento das políticas públicas educacionais, através da elaboração e efetivação dos seus Planos Municipais de Educação (PMEs). Diante disso, esta pesquisa tem como objetivo geral analisar qual o lugar ocupado pela formação docente inicial, em nível superior, nos PMEs dos municípios do TD Vale do Rio Guaribas a partir do exposto em suas metas e estratégias. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa e em relação à técnica, este estudo é de cunho documental tendo como fonte primária os PMEs dos 23 municípios que compõem o TD Vale do Rio Guaribas. O aporte teórico foi fundamentado em autores como Santos (2022), Pereira e Ramalho (2021), Scaff, Oliveira e Aranda (2018), Oliveira e Foerste (2023), Esquinsani (2018), Derossi e Ferreira (2021), entre outros. Os resultados da pesquisa mostram que em muitos PMEs a formação docente não é tratada com a atenção que deveria, refletindo o descuido de muitos gestores frente à educação local. Os achados desse estudo revelam que formação voltada para a educação quilombola, do campo, indígena é quase invisível nos PMEs e que a formação voltada para a educação especial já é sinalizada em muitos dos PMEs. Constatou-se ainda que que muitos municípios admitem a existência de docentes apenas com formação em nível médio magistério, na medida em que se propõem a buscar os meios de elevar a formação desses professores para o ensino superior. Por fim, verificou-se que embora não fique clara quais concepções de formação permeiam as poucas iniciativas de formação presentes nos PMEs, há uma tendência para a vertente da racionalidade técnica.por
dc.description.abstractIn the Brazilian educational panorama, the agenda of initial training policies for basic education teachers has intensified, reaffirming the struggle of teachers for a decent salary, for recognition and appreciation of the class. It is important to highlight that municipalities have an important role in strengthening public educational policies, through the preparation and implementation of their Municipal Education Plans (PMEs). In view of this, this research has the general objective of analyzing the place occupied by initial teacher training, at a higher level, in SMEs in the municipalities of TD Vale do Rio Guaribas based on what was exposed in their goals and strategies. This is a research with a qualitative approach and in relation to technique, this study is of a documentary nature, having as its primary source the SMEs of the 23 municipalities that make up the TD Vale do Rio Guaribas. The theoretical contribution was based on authors such as Santos (2022), Pereira and Ramalho (2021), Scaff, Oliveira and Aranda (2018), Oliveira and Foerste (2023), Esquinsani (2018), Derossi and Ferreira (2021), among others. The research results show that in many SMEs, teacher training is not treated with the attention it should, reflecting the carelessness of many managers regarding local education. The findings of this study reveal that training aimed at quilombola, rural and indigenous education is almost invisible in SMEs and that training aimed at special education is already signaled in many of the SMEs. It was also found that many municipalities admit the existence of teachers with only secondary teaching training, as they propose to seek ways to increase the training of these teachers for higher education. Finally, it was found that although it is not clear which training concepts permeate the few training initiatives present in SMEs, there is a tendency towards technical rationality.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Cleovan Ferreira (cleovanferreira@aluno.uespi.br) on 2025-01-21T22:59:40Z No. of bitstreams: 2 MONOGRAFIA COMPLETA.pdf: 552179 bytes, checksum: 6de45cc6bd2433e3f2c78ac3cd6128fa (MD5) TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO.pdf: 46452 bytes, checksum: 4b9f73564769ecfd18a43ee91d46ae8e (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-01-23T15:00:07Z (GMT) No. of bitstreams: 2 MONOGRAFIA COMPLETA.pdf: 552179 bytes, checksum: 6de45cc6bd2433e3f2c78ac3cd6128fa (MD5) TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO.pdf: 46452 bytes, checksum: 4b9f73564769ecfd18a43ee91d46ae8e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-01-23T15:00:07Z (GMT). No. of bitstreams: 2 MONOGRAFIA COMPLETA.pdf: 552179 bytes, checksum: 6de45cc6bd2433e3f2c78ac3cd6128fa (MD5) TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO.pdf: 46452 bytes, checksum: 4b9f73564769ecfd18a43ee91d46ae8e (MD5) Previous issue date: 2024-12-10eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ciencias Humanas e Letraspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programLicenciatura em Pedagogiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFormação Docentepor
dc.subjectPlanos Municipais de Educaçãopor
dc.subjectNível Superiorpor
dc.subjectPlanejamento Educacionalpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleO lugar da formação docente em nível superior nos planos municipais de educação do TD vale do rio guaribaspor
dc.typeMonografiapor
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em Pedagogia (Professor Barros Araújo – PICOS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdf539,24 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.