| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1273| Tipo do documento: | Artigo |
| Título: | Desafios da atuação docente na perspectiva inclusiva na escola Dr. Urbano Maria Eulálio |
| Autor: | Sousa, Kássia Marilene de |
| Primeiro orientador: | Silva, Joselma Gomes dos Santos |
| Resumo: | O presente trabalho discorre sobre o tema “Desafios da atuação docente na perspectiva inclusiva na escola Dr. Urbano Maria Eulálio”, tendo como objetivo geral identificar os desafios enfrentados pelo docente no ensino a crianças com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e como objetivos específicos discutir sobre a implementação de formação continuada oferecida aos professores; analisar as estratégias utilizadas pelos docentes para facilitar o aprendizado das crianças autistas e discorrer sobre a formação e capacitação dos docentes para lidar com o aprendizado de forma inclusiva, este trabalho justifica-se ainda pelo interesse de analisar os desafios enfrentados pelos professores nas salas de aula com alunos autistas, como também enfatizar a importância da formação continuada dos docentes que atuam na educação inclusiva. Para a construção teórica dialogou-se com os autores Fiorini (2016), Gauthier (2007), Mattos (2014), Schon (1995), dentre outros. O presente estudo trata-se de uma pesquisa de campo do tipo qualitativa ao relatar uma realidade que não pode ser quantificada, em relação aos procedimentos técnicos ela será classificada como estudo de caso e bibliográfico. Para observação e análise dos resultados serão apresentadas e discutidas as informações obtidas a partir dos questionários de três perguntas cujo tema está inserido dentro de cada indagação, buscando sempre gerar nos docentes o questionamento interno e expressão de suas opiniões claras de acordo com a realidade que enfrentam, estes resultados serão apresentados em formato de tabelas onde em seguida será realizada a discussão das respostas com base na literatura vigente. Por fim, este trabalho contribuiu para o entendimento da complexidade da inclusão escolar, destacando que, para que ela se concretize de forma efetiva, é necessário um esforço coletivo e uma visão integrada de todos os envolvidos no processo educacional. |
| Abstract: | This paper discusses the theme “Challenges of teaching from an inclusive perspective at Dr. Urbano Maria Eulálio School”, with the general objective of identifying the challenges faced by teachers in teaching children with Autism Spectrum Disorder and the specific objectives of discussing the implementation of continuing education offered to teachers; analyzing the strategies used by teachers to facilitate the learning of autistic children; and discussing the training and qualification of teachers to deal with learning in an inclusive way. This work is also justified by the interest in analyzing the challenges faced by teachers in classrooms with autistic students, as well as emphasizing the importance of continuing education for teachers who work in inclusive education. For the theoretical construction, the authors Fiorini (2016), Gauthier (2007), Mattos (2014), Schon (1995), among others, were consulted. This study is a qualitative field research that reports a reality that cannot be quantified. Regarding the technical procedures, it will be classified as a case study and bibliographical. For observation and analysis of the results, the information obtained from the three-question questionnaires whose theme is included within each inquiry will be presented and discussed, always seeking to generate internal questioning in the teachers and expression of their clear opinions according to the reality they face. These results will be presented in the form of tables where the answers will then be discussed based on the current literature. Finally, this work contributed to the understanding of the complexity of school inclusion, highlighting that, for it to be effectively realized, a collective effort and an integrated vision of all those involved in the educational process are necessary. |
| Palavras-chave: | Desafios Educação Inclusiva TEA |
| Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
| Sigla da instituição: | UESPI |
| Departamento: | Centro de Ensino - Campus do Interior |
| Programa: | Licenciatura em Pedagogia |
| Citação: | SOUSA, Kássia. Desafios da atuação docente na perspectiva inclusiva na escola Dr. Urbano Maria Eulálio. 2024. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí, Picos-PI, 2024. |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/1273 |
| Data de defesa: | 2024 |
| Aparece nas coleções: | CIES - Licenciatura em Pedagogia (Professor Barros Araújo – PICOS) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Monografia Completa.pdf | 688,27 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
