| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1274| Tipo do documento: | Artigo |
| Título: | A inclusão de crianças com necessidades especiais na educação infantil: desafios e possibilidades |
| Autor: | Graça, Helen Nathaniele Bezerra da |
| Primeiro orientador: | Gabriel, Djanes Lemos Ferreira |
| Primeiro membro da banca: | Brandão, Elizandra Dias |
| Segundo membro da banca: | Santos, Elieth Vitória dos |
| Resumo: | O presente estudo abordará sobre a inclusão de crianças com necessidades especiais na educação infantil: desafios e possibilidades, na cidade de Colônia do Piauí. Partimos da problemática de analisar os desafios e as possibilidades encontradas no âmbito da inclusão escolar da educação infantil em colônia do Piauí, para entender como os espaços escolares podem se tornar ambientes livres de acolhimento e formação verdadeiramente inclusivos. Tendo como objetivo geral investigar como ocorre a inclusão escolar de crianças com necessidades especiais na educação infantil em Colônia do Piauí. Temos como objetivos específicos: 1) descrever o processo histórico da inclusão escolar no Brasil; 2) conhecer a importância da inclusão de crianças com necessidades especiais no ambiente escolar e, por fim, 3) identificar os desafios e as possibilidades para implementação da inclusão escolar, na perspectiva de professores da escola da educação infantil de Colônia do Piauí. Para atingir tais objetivos teremos como base teórica os estudiosos: Freire, 2005; Figueira, 2016; Mantoan, 2003; Orrú, 2017; Ramos, 2023 e os demais elencados no decorrer do trabalho. a inclusão é um fator de suma importância em todo o ambiente educacional, em destaque na educação infantil, que busca promover aprendizado e desenvolvimento não somente nas crianças com necessidades especiais, mas também para todos os alunos, na medida em que promove uma educação a favor dos diferentes modos de ser e aprender, rompendo com a rompendo com a lógica de exclusão e preconceito, onde espera-se ser efetivada de forma mais natural, tanto pelo meio social das crianças, que se encontram em processo de socialização, onde estigmas e preconceitos ainda não estão consolidados entre elas, quanto pelo lado do desenvolvimento onde as possibilidades de construção, adaptação e reconstrução são diversas, mesmo com todos os desafios existentes. Ademais, esta temática é uma questão fundamental para a construção de uma sociedade igualitária e não excludente. |
| Abstract: | This work will address the inclusion of children with special needs in early childhood education: challenges and possibilities found within the scope of school inclusion in early childhood education in Colônia do Piauí. Based on the problem of wanting to analyze the challenges and possibilities found within the scope of school inclusion in early childhood education in the Colônia do Piaui, to understand how these schools can become free spaces for truly inclusive reception and training. With the general objective of investigating how the school inclusion of children with special needs occurs in early childhood education in the colony of Piauí. The specific ones are: describing the historical process of school inclusion in Brazil; understand the importance of including children with special needs in the school environment and finally identify the challenges and possibilities for implementing school inclusion, from the perspective of teachers at early childhood education schools in the colony of Piauí. To achieve these objectives, we will have the following scholars as a theoretical basis: Freire, 2005; Figueira, 2016; Mantoan, 2003; Orrú, 2017; Ramos, 2023 and others listed in the course of the work. The inclusion is a factor of utmost importance throughout the educational environment, especially in early childhood education, where it seeks to promote learning and development not only for children with special needs, but also for all students, to the extent that promotes education in favor of different ways of being and learning, breaking with the reality of exclusion and prejudice, where it is expected to be carried out in a more natural way, both by the social environment of children, who are in the process of socialization, where stigmas and prejudices are not yet consolidated among same, as well as on the development side where the possibilities for construction, adaptation and reconstruction are diverse, even with all the existing challenges. Furthermore, it is a fundamental issue for the construction of an egalitarian and non-exclusive society. |
| Palavras-chave: | Inclusão Educação Infantil Possibilidades Desafios |
| Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
| Sigla da instituição: | UESPI |
| Departamento: | Centro de Ensino - Campus do Interior |
| Programa: | Licenciatura em Pedagogia |
| Citação: | GRAÇA, Helen Nathaniele Bezerra da. A inclusão de crianças com necessidades especiais na educação infantil: desafios e possibilidades. 2024. 25 f. Artigo (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí, Oeiras-PI, 2024. |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1274 |
| Data de defesa: | 2024 |
| Aparece nas coleções: | CIES - Licenciatura em Pedagogia (Possidônio Queiroz – OEIRAS) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Artigo Completo.pdf | documento principal | 205,52 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
