Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1275
Tipo do documento: Monografia
Título: Apagamento do “r” em posição de coda final nas produções escritas de alunos do 7° ano do ensino fundamental: um estudo à luz da sociolinguística educacional
Autor: Teles, Thaynnara da Costa
Primeiro orientador: Carvalho, Lucirene da Silva
Resumo: Este estudo investiga, sob a perspectiva da Sociolinguística Educacional, a transposição de traços fonológicos característicos da fala para a escrita, focando na supressão do fonema “r" na posição de coda final, nas produções escritas de alunos do 7º ano do Ensino Fundamental no gênero carta pessoal. A pesquisa é fundamentada em teóricos como Stella Maris Bortoni-Ricardo (2005), Marcos Bagno (2007) e Magda Soares (2009), que destacam a relação entre fala, escrita e diversidade linguística. A metodologia adotada é de natureza qualiquantitativa e combina pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Os dados foram encontrados em duas escolas municipais de Timon (MA), envolvendo 30 produções escritas por alunos com idades entre 12 e 15 anos. Os resultados apontam que o apagamento do /r/ é mais frequente em verbos no infinitivo, confirmando sua relação com a estrutura fonológica do português brasileiro e com fatores socioculturais. A pesquisa destaca a importância de práticas pedagógicas inclusivas que valorizam a diversidade linguística, promovendo a integração entre oralidade e escrita no processo de ensino-aprendizagem.
Abstract: This study investigates, from the perspective of Educational Sociolinguistics, the transposition of phonological features characteristic of speech to writing, focusing on the suppression of the phoneme “r" in the final coda position, in the written productions of students in the 7th year of Elementary School in the genre personal letter. The research is based on theorists such as Stella Maris Bortoni-Ricardo (2005), Marcos Bagno (2007) and Magda Soares (2009), who highlight the relationship between speech, writing and linguistic diversity. The methodology adopted is qualitative in nature and combines bibliographic, documentary and field research. The data were found in two municipal schools in Timon (MA), involving 30 productions written by students aged between 12 and 15 years old. The results indicate that the deletion of /r/ is more frequent in infinitive verbs, confirming its relationship with the phonological structure of Brazilian Portuguese and sociocultural factors. The research highlights the importance of inclusive pedagogical practices that value linguistic diversity, promoting the integration between orality and writing in the teaching-learning process.
Palavras-chave: Apagamento do “r”
Coda Final
Sociolinguística Educacional
Traços Graduais
Oralidade e Escrita
Variação
Ensino de Língua Materna
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
LINGUISTICA::SOCIOLINGUISTICA E DIALETOLOGIA
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ciencias Humanas e Letras
Programa: Licenciatura em Letras Português
Citação: TELES, Thaynnara da Costa. Apagamento do “r” em posição de coda final nas produções escritas de alunos do 7° ano do ensino fundamental: um estudo à luz da sociolinguística educacional. 2025. 58 f. Tcc ( Licenciatura Plena em Letras-Português) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1275
Data de defesa: 2025
Aparece nas coleções:CCHL - Licenciatura em Letras Português (Poeta Torquato Neto – TERESINA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdf1,47 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.