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https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1275| Tipo do documento: | Monografia |
| Título: | Apagamento do “r” em posição de coda final nas produções escritas de alunos do 7° ano do ensino fundamental: um estudo à luz da sociolinguística educacional |
| Autor: | Teles, Thaynnara da Costa |
| Primeiro orientador: | Carvalho, Lucirene da Silva |
| Resumo: | Este estudo investiga, sob a perspectiva da Sociolinguística Educacional, a transposição de traços fonológicos característicos da fala para a escrita, focando na supressão do fonema “r" na posição de coda final, nas produções escritas de alunos do 7º ano do Ensino Fundamental no gênero carta pessoal. A pesquisa é fundamentada em teóricos como Stella Maris Bortoni-Ricardo (2005), Marcos Bagno (2007) e Magda Soares (2009), que destacam a relação entre fala, escrita e diversidade linguística. A metodologia adotada é de natureza qualiquantitativa e combina pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Os dados foram encontrados em duas escolas municipais de Timon (MA), envolvendo 30 produções escritas por alunos com idades entre 12 e 15 anos. Os resultados apontam que o apagamento do /r/ é mais frequente em verbos no infinitivo, confirmando sua relação com a estrutura fonológica do português brasileiro e com fatores socioculturais. A pesquisa destaca a importância de práticas pedagógicas inclusivas que valorizam a diversidade linguística, promovendo a integração entre oralidade e escrita no processo de ensino-aprendizagem. |
| Abstract: | This study investigates, from the perspective of Educational Sociolinguistics, the transposition of phonological features characteristic of speech to writing, focusing on the suppression of the phoneme “r" in the final coda position, in the written productions of students in the 7th year of Elementary School in the genre personal letter. The research is based on theorists such as Stella Maris Bortoni-Ricardo (2005), Marcos Bagno (2007) and Magda Soares (2009), who highlight the relationship between speech, writing and linguistic diversity. The methodology adopted is qualitative in nature and combines bibliographic, documentary and field research. The data were found in two municipal schools in Timon (MA), involving 30 productions written by students aged between 12 and 15 years old. The results indicate that the deletion of /r/ is more frequent in infinitive verbs, confirming its relationship with the phonological structure of Brazilian Portuguese and sociocultural factors. The research highlights the importance of inclusive pedagogical practices that value linguistic diversity, promoting the integration between orality and writing in the teaching-learning process. |
| Palavras-chave: | Apagamento do “r” Coda Final Sociolinguística Educacional Traços Graduais Oralidade e Escrita Variação Ensino de Língua Materna |
| Área(s) do CNPq: | LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA LINGUISTICA::SOCIOLINGUISTICA E DIALETOLOGIA CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
| Sigla da instituição: | UESPI |
| Departamento: | Centro de Ciencias Humanas e Letras |
| Programa: | Licenciatura em Letras Português |
| Citação: | TELES, Thaynnara da Costa. Apagamento do “r” em posição de coda final nas produções escritas de alunos do 7° ano do ensino fundamental: um estudo à luz da sociolinguística educacional. 2025. 58 f. Tcc ( Licenciatura Plena em Letras-Português) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2025. |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/1275 |
| Data de defesa: | 2025 |
| Aparece nas coleções: | CCHL - Licenciatura em Letras Português (Poeta Torquato Neto – TERESINA) |
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| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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