Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1285
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBatista, Taine da Rocha-
dc.contributor.advisor1Morais, Lorena Raquel de Alencar Sales-
dc.date.accessioned2025-01-24T12:41:42Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationBATISTA, Taine da Rocha. Transtorno opositor desafiador e a educação inclusiva: desafios e práticas inclusivas ao aluno com TOD na escola regular. 2024. 23 f. Artigo (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí, Oeiras-PI, 2024.por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1285-
dc.description.resumoO objetivo deste estudo é analisar o Transtorno Opositor Desafiador (TOD) no cenário da educação inclusiva, procurando compreender os obstáculos que os professores encontram ao lidar com estudantes com TOD em salas de aula convencionais, assim como conhecer estratégias de inclusão que favoreçam tanto esses estudantes quanto seus colegas. O TOD é definido por atitudes desafiadoras, como resistência a figuras de autoridade, que muitas vezes impactam a dinâmica escolar. Assim, conduziu-se um estudo bibliográfico e qualitativo, examinando materiais publicados entre os anos de 2011 e 2023. Estudos de autores como Teixeira, Mantoan e outros, abordam o efeito do TOD e a relevância de uma estratégia inclusiva multidisciplinar, que envolva escola, família e especialistas, foram identificados. A análise dos resultados implicou uma revisão de vários estudos que proporcionam visões sobre o gerenciamento comportamental e práticas inclusivas para estudantes com TOD. Os autores analisados enfatizam a relevância de uma abordagem integrada, que engloba a um suporte emocional para estudantes e docentes. Contudo, os obstáculos práticos para a aplicação dessas estratégias em escolas com recursos escassos são um obstáculo destacado em várias pesquisas. Foram sugeridas políticas públicas mais sólidas e materiais didáticos focados na inclusão para aprimorar a resposta educacional às demandas dos estudantes com TOD. Em suas conclusões, a pesquisa conclui que, para uma inclusão genuína, é imprescindível abandonar práticas convencionais que classificam ou isolam estudantes com necessidades particulares. Práticas inclusivas fundamentadas na empatia e adaptabilidade são fundamentais não só para o progresso acadêmico do estudante com TOD, mas também para consolidar uma cultura de aceitação e respeito entre todos os alunos. O estudo destaca que uma inclusão efetiva requer ações interdisciplinares que envolvam família, escola e profissionais de saúde, além do suporte constante de políticas de educação inclusiva. Portanto, o estudo reforça que o desafio de incluir estudantes com TOD transcende o contexto escolar, demandando suporte integrado e políticas públicas que garantam o acesso a uma educação de alto padrão e livre de preconceitos. É fundamental investir na formação de docentes e em materiais didáticos inclusivos para estabelecer um ambiente receptivo onde estudantes com TOD possam prosperar, fomentando, assim, uma sociedade mais equitativa e inclusiva para todos.por
dc.description.abstractThe objective of this study is to analyze Oppositional Defiant Disorder (ODD) in the context of inclusive education, seeking to understand the challenges teachers face when dealing with students with ODD in mainstream classrooms, as well as to explore inclusion strategies that benefit both these students and their peers. ODD is characterized by challenging behaviors, such as resistance to authority figures, which often impact school dynamics. Thus, a bibliographic and qualitative study was conducted, examining materials published between 2011 and 2023. Studies by authors such as Teixeira, Mantoan, and others that address the effects of ODD and the importance of a multidisciplinary inclusive strategy involving schools, families, and specialists were identified. The analysis of the results entailed a review of various studies offering insights into behavioral management and inclusive practices for students with ODD. The authors analyzed emphasize the importance of an integrated approach, encompassing emotional support for both students and teachers. However, practical challenges in implementing these strategies in resource-scarce schools are a recurring issue highlighted in several studies. Stronger public policies and educational materials focused on inclusion were suggested to improve the educational response to the needs of students with ODD. In its conclusions, the research asserts that genuine inclusion requires abandoning conventional practices that classify or isolate students with specific needs. Inclusive practices grounded in empathy and adaptability are essential not only for the academic progress of students with ODD but also for fostering a culture of acceptance and respect among all students. The study emphasizes that effective inclusion demands interdisciplinary actions involving families, schools, and healthcare professionals, alongside constant support from inclusive education policies. Therefore, the study reinforces that the challenge of including students with ODD transcends the school environment, requiring integrated support and public policies that ensure access to high-quality, prejudice-free education. It is crucial to invest in teacher training and inclusive educational materials to create a welcoming environment where students with ODD can thrive, thus fostering a more equitable and inclusive society for all.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Taine Da Rocha Batista (tainebatista@aluno.uespi.br) on 2025-01-23T20:50:37Z No. of bitstreams: 2 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TAINE DA ROCHA BATISTA.pdf: 275546 bytes, checksum: 28ce24c02f61910d76c8727f46ba58ec (MD5) Termo de autorização.pdf: 488574 bytes, checksum: d00275c6a5ed2284d8f9ee02d65bdf0a (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-01-24T12:41:42Z (GMT) No. of bitstreams: 2 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TAINE DA ROCHA BATISTA.pdf: 275546 bytes, checksum: 28ce24c02f61910d76c8727f46ba58ec (MD5) Termo de autorização.pdf: 488574 bytes, checksum: d00275c6a5ed2284d8f9ee02d65bdf0a (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-01-24T12:41:42Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TAINE DA ROCHA BATISTA.pdf: 275546 bytes, checksum: 28ce24c02f61910d76c8727f46ba58ec (MD5) Termo de autorização.pdf: 488574 bytes, checksum: d00275c6a5ed2284d8f9ee02d65bdf0a (MD5) Previous issue date: 2024-12-05eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ensino - Campus do Interiorpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programLicenciatura em Pedagogiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTranstorno Opositor Desafiadorpor
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectPráticas e Desafiospor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleTranstorno opositor desafiador e a educação inclusiva: desafios e práticas inclusivas ao aluno com TOD na escola regular.por
dc.typeArtigopor
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em Pedagogia (Possidônio Queiroz – OEIRAS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.