Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1286
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima, José Vital de-
dc.contributor.advisor1Luz, Thaizi Helena Barbosa e Silva-
dc.date.accessioned2025-01-24T12:55:57Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationLIMA, José Vital de. A importância da utilização da leitura e escrita na Educação de Jovens e Adultos em escolas de Picos, Piauí. 2025. 61 p. Monografia (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí, Picos, 2024.por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1286-
dc.description.resumoEste trabalho analisa a relevância da leitura e da escrita como instrumentos fundamentais para o desenvolvimento social e econômico na Educação de Jovens e Adultos (EJA) em Picos, Piauí. Partindo de teorias como a Andragogia de Malcolm Knowles, que valoriza a autonomia e as experiências de vida dos alunos, e da Teoria Sociocultural de Lev Vygotsky, que destaca o papel do contexto social na aprendizagem, o estudo aborda os desafios e as possibilidades dessa modalidade de ensino. Os objetivos incluem identificar as dificuldades enfrentadas pelos alunos da EJA no aprendizado da leitura e escrita, avaliar as práticas pedagógicas existentes e propor estratégias inovadoras adaptadas ao contexto local. A pesquisa se fundamenta na legislação educacional brasileira, como a LDB e programas como o Proeja e o Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo, que buscam promover a inclusão educacional e combater o analfabetismo. Os resultados destacam que a alfabetização na EJA enfrenta desafios estruturais, como a carência de recursos didáticos adequados e a necessidade de formação contínua para os educadores. Estratégias pedagógicas personalizadas e metodologias ativas mostram-se promissoras, mas demandam maior suporte institucional e políticas públicas consistentes. O estudo propõe que abordagens centradas nas especificidades dos alunos da EJA podem elevar o nível de alfabetização e engajamento, contribuindo para a inclusão social e o desenvolvimento regional. Conclui-se que o fortalecimento da EJA em Picos exige um esforço conjunto entre educadores, instituições e políticas públicas, com foco na leitura e na escrita como alicerces para a transformação social. Este trabalho preenche uma lacuna acadêmica ao explorar as peculiaridades locais da EJA e oferece diretrizes valiosas para educadores e pesquisadores interessados em promover a educação inclusiva no Brasil.por
dc.description.abstractThis study analyzes the importance of reading and writing as fundamental tools for social and economic development in Youth and Adult Education (EJA) in Picos, Piauí. Drawing on theories such as Malcolm Knowles' Andragogy, which values students' autonomy and life experiences, and Lev Vygotsky's Sociocultural Theory, which emphasizes the role of the social context in learning, the research addresses the challenges and opportunities of this educational modality. The objectives include identifying the difficulties faced by EJA students in learning to read and write, assessing existing pedagogical practices, and proposing innovative strategies adapted to the local context. The study is grounded in Brazilian educational legislation, such as the LDB and programs like Proeja and the National Pact for Overcoming Illiteracy, which aim to promote educational inclusion and combat illiteracy. The findings highlight that literacy in EJA faces structural challenges, including a lack of adequate teaching resources and the need for continuous educator training. Personalized pedagogical strategies and active methodologies are promising but require greater institutional support and consistent public policies. The study proposes that approaches centered on the specific needs of EJA students can improve literacy levels and engagement, contributing to social inclusion and regional development. It concludes that strengthening EJA in Picos requires a collaborative effort among educators, institutions, and public policies, focusing on reading and writing as foundations for social transformation. This work fills an academic gap by exploring the local peculiarities of EJA and provides valuable guidelines for educators and researchers interested in promoting inclusive education in Brazil.eng
dc.description.provenanceSubmitted by JOSE LIMA (josevlima@aluno.uespi.br) on 2025-01-23T23:34:24Z No. of bitstreams: 2 MONOGRAFIA COMPLETA.pdf: 1305332 bytes, checksum: a42f1d72e395a2d664455ffa1609a421 (MD5) TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO.pdf: 84309 bytes, checksum: b18fe5c07ee5be9015f4c96a4c09c5c7 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-01-24T12:55:57Z (GMT) No. of bitstreams: 2 MONOGRAFIA COMPLETA.pdf: 1305332 bytes, checksum: a42f1d72e395a2d664455ffa1609a421 (MD5) TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO.pdf: 84309 bytes, checksum: b18fe5c07ee5be9015f4c96a4c09c5c7 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-01-24T12:55:57Z (GMT). No. of bitstreams: 2 MONOGRAFIA COMPLETA.pdf: 1305332 bytes, checksum: a42f1d72e395a2d664455ffa1609a421 (MD5) TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO.pdf: 84309 bytes, checksum: b18fe5c07ee5be9015f4c96a4c09c5c7 (MD5) Previous issue date: 2024-12-18eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ensino - Campus do Interiorpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programLicenciatura em Pedagogiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação de Jovens e Adultos (EJA)por
dc.subjectLeitura e Escritapor
dc.subjectAlfabetização de Adultospor
dc.subjectInclusão Educacionalpor
dc.subjectEstratégias Pedagógicaspor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA importância da utilização da leitura e escrita na Educação de Jovens e Adultos em escolas de Picos, Piauípor
dc.typeMonografiapor
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em Pedagogia (Professor Barros Araújo – PICOS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdf1,27 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.