Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1291
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBruno, Thalita de Sousa-
dc.contributor.advisor1Moura, Marcoelis Pessoa de Carvalho-
dc.date.accessioned2025-01-27T13:02:10Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationBRUNO, Thalita de Sousa. A evasão na educação de jovens e adultos: experiências em escolas no município de Oeiras-PI. 2025. 32 f. Artigo (Licenciatura em Pedagogia ) - Universidade Estadual do Piauí, Oeiras, 2025 .por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1291-
dc.description.resumoCom o tema evasão na Educação de Jovens e Adultos, foi realizada uma pesquisa qualitativa que partiu da Questão-problema: Quais os principais fatores que contribuem para a evasão escolar na Educação de Jovens e Adultos nas escolas de Oeiras-Pi? Desta, decorreu o objetivo geral de analisar o processo de evasão de jovens e adultos nas escolas de Oeiras-Pi. E, delineou-se como objetivos específicos: identificar os fatores que contribuem para a evasão escolar na EJA em Oeiras-PI; listar as ações realizadas na escola para a permanência dos estudantes na EJA; e avaliar as políticas e práticas educacionais em vigor nas escolas de Oeiras-PI. A relevância da investigação se deve às implicações sociais e educacionais que envolvem o fenômeno. A fundamentação teórica se ampara em Jardilino (2015), Freire (1967) e Moura (2003), entre outros. E, a fundamentação metológica consiste com base nos pensamentos teóricos de Moresi (2003) , com aboragem qualitativa e descritiva. No percurso da pesquisa foram realizadas entrevistas com seis colaboradores entre professores e gestores que trabalham na modalidade de educação pesquisada. Os resultados obtidos demonstram que os estudantes busca melhorias financeiras e por isso deixam a escola em segundo plano e também as dificuldades em se manter na escola. Conclui- se que, os alunos voltam para a escola com a intenção de melhorar em seu bem estar e qualidade de vida , bem como sentem vontade de aprender; a permanência desses alunos ainda assim é difícil, pois lidam cotidianamente com fatores como trabalho , família , tempo e outros e foi implantado o sistema hibrido, que permite ao aluno assistir as suas aulas de onde ele estiver , embora não seja unânime a sua eficiência.por
dc.description.abstractWith the theme of dropout in Youth and Adult Education, a qualitative research was carried out based on the problem question: What are the main factors that contribute to school dropout in Youth and Adult Education in schools in Oeiras-Pi? This resulted in the general objective of analyzing the process of dropout of young people and adults in schools in Oeiras-Pi. And, specific objectives were outlined: identifying the factors that contribute to school dropout in EJA in Oeiras-PI; list the actions carried out at the school to ensure students remain at EJA; and evaluate the educational policies and practices in force in schools in Oeiras-PI. The relevance of the investigation is due to the social and educational implications surrounding the phenomenon. The theoretical foundation is supported by Jardilino (2015), Freire (1967) and Moura (2003), among others. And, the methodological foundation consists of the theoretical thoughts of Moresi (2003), with a qualitative and descriptive approach. During the research, interviews were carried out with six collaborators, including teachers and managers who work in the type of education researched. The results obtained demonstrate that students seek financial improvements and therefore leave school in the background and also the difficulties in staying at school. It is concluded that students return to school with the intention of improving their well-being and quality of life, as well as feeling the desire to learn; The permanence of these students is still difficult, as they deal daily with factors such as work, family, time and others and the hybrid system was implemented, which allows the student to attend their classes from wherever they are, although its efficiency is not unanimous.por
dc.description.provenanceSubmitted by Thalita Bruno (thalitabruno@aluno.uespi.br) on 2025-01-24T19:53:43Z No. of bitstreams: 2 TCC_Thalita dxxxx 24012025 (1) dxxxxxx ttt TCC TB DXX.pdf: 329351 bytes, checksum: 6153cae30196888fdd78449fbd4b0da1 (MD5) Termo_Autorização_REpositório_Thalita_Assinado (1) DXXX 11 TB.pdf: 46505 bytes, checksum: 8b1097e033cef265c0585c240d03de1d (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-01-27T13:02:10Z (GMT) No. of bitstreams: 2 TCC_Thalita dxxxx 24012025 (1) dxxxxxx ttt TCC TB DXX.pdf: 329351 bytes, checksum: 6153cae30196888fdd78449fbd4b0da1 (MD5) Termo_Autorização_REpositório_Thalita_Assinado (1) DXXX 11 TB.pdf: 46505 bytes, checksum: 8b1097e033cef265c0585c240d03de1d (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-01-27T13:02:10Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TCC_Thalita dxxxx 24012025 (1) dxxxxxx ttt TCC TB DXX.pdf: 329351 bytes, checksum: 6153cae30196888fdd78449fbd4b0da1 (MD5) Termo_Autorização_REpositório_Thalita_Assinado (1) DXXX 11 TB.pdf: 46505 bytes, checksum: 8b1097e033cef265c0585c240d03de1d (MD5) Previous issue date: 2025-01-16eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ensino - Campus do Interiorpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programLicenciatura em Pedagogiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação Básicapor
dc.subjectEducação para Jovens e Adultoseng
dc.subjectAbandonopor
dc.subjectEvasão Escolar na EJApor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA evasão na educação de jovens e adultos: experiências em escolas no município de Oeiras-PIpor
dc.typeArtigopor
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em Pedagogia (Possidônio Queiroz – OEIRAS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA COMPLETA.pdf321,63 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.