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https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1293Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Oliveira, Adrielle Araujo de | - |
| dc.contributor.advisor1 | Brandim, Sérgio Romualdo Lima | - |
| dc.date.accessioned | 2025-01-27T15:10:09Z | - |
| dc.date.issued | 2025 | - |
| dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Adrielle. Livre poderoso e autêntico: o significado dos cabelos crespos naturais na luta, autoestima e afirmação da identidade negra. 2025. 53f. Monografia (Licenciatura em História) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2025. | por |
| dc.identifier.uri | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1293 | - |
| dc.description.resumo | O objetivo do trabalho é analisar como a mídia e a escola contribuem para reforçar ou desconstruir estereótipos raciais, avaliando suas consequências para a autoestima e o pertencimento étnico-racial. O trabalho aborda as representações midiáticas e escolares sobre cabelos crespos e cacheados, com ênfase nos impactos do racismo estrutural na construção da identidade de pessoas negras, destacando-se autores como Nilma Lino Gomes, Bell Hooks e Stuart Hall, que discutem a construção da identidade negra em contextos permeados por desigualdades raciais e culturais. O contexto histórico e social evidencia como a mídia e o ambiente escolar perpetuam a supremacia branca e a marginalização do corpo negro. Na mídia, produtos audiovisuais frequentemente retratam negros em papéis subalternos, invisibilizando sua diversidade. Nas escolas, a normatização de padrões estéticos eurocêntricos, como a "política do bom cabelo", afeta a autoestima de crianças negras, além de reforçar estigmas negativos. Mesmo com a implementação da Lei 10.639/2003, que prevê o ensino de história e cultura afro-brasileira, práticas pedagógicas discriminatórias persistem. Desse modo, foi possível notar que tanto a mídia quanto a escola têm potencial para atuar como agentes de transformação social, todavia com a necessidade de uma educação antirracista e de políticas públicas que promovam a valorização da cultura negra e o enfrentamento do racismo estrutural. A formação continuada de professores é apontada como um caminho essencial para desconstruir preconceitos e criar um ambiente inclusivo, capaz de fomentar o respeito à diversidade e a construção de identidades positivas. | por |
| dc.description.abstract | The aim of this paper is to analyze how the media and schools contribute to reinforcing or deconstructing racial stereotypes, assessing their consequences for self-esteem and ethnic-racial belonging. The paper addresses media and school representations of curly and kinky hair, with an emphasis on the impacts of structural racism on the construction of the identity of black people, highlighting authors such as Nilma Lino Gomes, Bell Hooks and Stuart Hall, who discuss the construction of black identity in contexts permeated by racial and cultural inequalities. The historical and social context highlights how the media and the school environment perpetuate white supremacy and the marginalization of the black body. In the media, audiovisual products often portray black people in subordinate roles, making their diversity invisible. In schools, the standardization of Eurocentric aesthetic standards, such as the "good hair policy", affects the self-esteem of black children, in addition to reinforcing negative stigmas. Even with the implementation of Law 10.639/2003, which provides for the teaching of Afro-Brazilian history and culture, discriminatory pedagogical practices persist. Thus, it was possible to note that both the media and schools have the potential to act as agents of social transformation, but with the need for anti-racist education and public policies that promote the appreciation of black culture and the confrontation of structural racism. Continuing teacher training is highlighted as an essential path to deconstructing prejudices and creating an inclusive environment, capable of fostering respect for diversity and the construction of positive identities. | por |
| dc.description.provenance | Submitted by Adrielle Araujo de Oliveira (adrielleoliveira@aluno.uespi.br) on 2025-01-27T15:01:47Z No. of bitstreams: 2 Monografia Completa.pdf: 596396 bytes, checksum: 60877e02d24412e3b11ab8ec1094345e (MD5) Termo de autorização para publicação.pdf: 293362 bytes, checksum: 038fa2b190248478e554a4f0bd4c30f0 (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-01-27T15:10:09Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Monografia Completa.pdf: 596396 bytes, checksum: 60877e02d24412e3b11ab8ec1094345e (MD5) Termo de autorização para publicação.pdf: 293362 bytes, checksum: 038fa2b190248478e554a4f0bd4c30f0 (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-01-27T15:10:09Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Monografia Completa.pdf: 596396 bytes, checksum: 60877e02d24412e3b11ab8ec1094345e (MD5) Termo de autorização para publicação.pdf: 293362 bytes, checksum: 038fa2b190248478e554a4f0bd4c30f0 (MD5) Previous issue date: 2025-01-06 | eng |
| dc.format | application/pdf | * |
| dc.language | por | por |
| dc.publisher | Universidade Estadual do Piauí | por |
| dc.publisher.department | Centro de Ciencias Humanas e Letras | por |
| dc.publisher.country | Brasil | por |
| dc.publisher.initials | UESPI | por |
| dc.publisher.program | Licenciatura em História | por |
| dc.rights | Acesso Aberto | por |
| dc.subject | História | por |
| dc.subject | cabelos Crespos e Cacheados | por |
| dc.subject | Racismo | por |
| dc.subject | Mídia | por |
| dc.subject | Escola | por |
| dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | por |
| dc.title | Livre poderoso e autêntico: o significado dos cabelos crespos naturais na luta, autoestima e afirmação da identidade negra | por |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | por |
| Aparece nas coleções: | CCHL - Licenciatura em História (Poeta Torquato Neto – TERESINA) | |
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| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Monografia Completa.pdf | 582,42 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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