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https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1299| Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Título: | Bibliotecário (a) nas redes sociais: promoção da profissão no Instagram |
| Autor: | Gomes, Sara Nabelle Macêdo |
| Primeiro orientador: | Castelo Branco, Aluiso |
| Primeiro membro da banca: | Silva, Conceição de Maria Bezerra da |
| Segundo membro da banca: | Silva, Francisco Renato Sampaio da |
| Resumo: | Considera-se que as redes sociais funcionam como meio facilitador tanto para uma conversa informal quanto para a divulgação de um serviço e que a profissão bibliotecária está permeada por inverdades e equívocos em relação à sua prática como o não uso de tecnologia, por exemplo. Assim, a presente pesquisa busca investigar cinco profissionais da área da Biblioteconomia que atuem dentro da rede social Instagram optando por perfis configurados para ser de acesso público e de caráter comercial, educacional e/ou de entretenimento a fim de descobrir como essa rede social foi utilizada para propagar a profissão durante a pandemia da Covid-19 (2021-2022), além de desmitificar estereótipos estabelecendo comparativos quanto a imagem difundida atualmente em detrimento de visões mais arcaicas. Para tanto, realizou-se uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa trazendo autores como Raimar Richers (1994), Martha Gabriel (2010) e Del Blanco (2010) como suporte teórico da análise fazendo uso do método indutivo para discussão dos resultados. Dessa forma, obteve-se que os perfis contam com apresentação pessoal, conteúdos diversos que englobam livros, leitura ou leitores, uso de identidade visual, logotipos e nome fantasia, foco na orientação e formação de profissionais da área ou divulgação de livros como forma de incentivo a leitura, uso da ferramenta reels para participação de trends, e venda de produtos e/ou serviços. A partir disso, foi possível concluir que a plataforma Instagram tem sido utilizada criativamente em prol da indicação de livros, divulgação de serviços e publicações pessoais. Viu-se que o uso de óculos foi o único estereótipo que permaneceu por estar visível nos registros fotográficos e demais publicações. Além disso, houve amplo uso da tecnologia e suas ferramentas devido à fluidez informacional e contexto pandêmico com a presença de um profissional flexível e dinâmico. |
| Abstract: | It is considered that social networks function as a facilitating means for both an informal conversation and the dissemination of a service and that the library profession is permeated by untruths and misconceptions regarding its practice, such as the non-use of technology, for example. Therefore, this research seeks to investigate five professionals in the field of Librarianship who work within the social network Instagram, opting for profiles configured to be publicly accessible and of a commercial, educational and/or entertainment nature in order to discover how this social network was used to propagate the profession during the Covid-19 pandemic (2021-2022), in addition to demystifying stereotypes by establishing comparisons regarding the image currently disseminated to the detriment of more archaic views. To this end, descriptive research was carried out with a qualitative approach, bringing authors such as Raimar Richers (1994), Martha Gabriel (2010) and Del Blanco (2010) as theoretical support for the analysis, using the inductive method to discuss the results. In this way, it was found that the profiles include personal presentation, diverse content that includes books, reading or readers, use of visual identity, logos and trade name, focus on guidance and training of professionals in the area or dissemination of books as a form of encouraging reading, using the reels tool to participate in trends, and selling products and/or services. From this, it was possible to conclude that the Instagram platform has been used creatively to recommend books, promote services and personal publications. It was seen that the use of glasses was the only stereotype that remained as it was visible in photographic records and other publications. Furthermore, there was extensive use of technology and its tools due to the information fluidity and pandemic context with the presence of a flexible and dynamic professional. |
| Palavras-chave: | Bibliotecário Marketing Profissional Marketing Pessoal Redes Sociais Contexto Pandêmico |
| Área(s) do CNPq: | CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
| Sigla da instituição: | UESPI |
| Departamento: | Centro de Ciencias Sociais Aplicadas |
| Programa: | Bacharelado em Biblioteconomia |
| Citação: | GOMES, Sara Nabelle Macêdo. Bibliotecário(a) nas redes sociais: promoção da profissão no Instagram. 2025. 63 f. Monografia (Bacharelado em Biblioteconomia) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2025. |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1299 |
| Data de defesa: | 2025 |
| Aparece nas coleções: | CCSA - Bacharelado em Biblioteconomia (Poeta Torquato Neto – TERESINA) |
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