| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1306| Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Título: | O profissional bibliotecário no combate à desinformação no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, IFPI |
| Autor: | Silva, Wendson Douglas de Sousa |
| Primeiro orientador: | Silva, Francisco Renato Sampaio da |
| Resumo: | A presente pesquisa foi desenvolvida no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI) Central, e aborda a atuação do bibliotecário no contexto contemporâneo, com foco na mediação da informação e no combate à desinformação. Considerando a relevância da mediação da informação no contexto atual, reconhece a importância do bibliotecário como facilitador do acesso e uso da informação, destacando seu papel essencial na sociedade, especialmente diante das transformações tecnológicas e sociais que têm modificado a forma como a informação é consumida e disseminada, destacando a função do bibliotecário não apenas como gestor de acervos, mas como um profissional que orienta o usuário na seleção, avaliação e uso crítico das informações. A mediação da informação, nesse contexto, envolve uma abordagem que transcende o simples fornecimento de dados, sendo um processo de interações sociais e culturais que visa garantir a autonomia e a formação crítica dos indivíduos, particularmente em um cenário marcado pela desinformação. A desinformação é abordada como um fenômeno complexo e crescente, que vai além das chamadas "fake news", afetando a formação de opiniões e a coesão social. Exemplos, como os ataques golpistas de 8 de janeiro de 2023 no Brasil, são mencionados como evidências do impacto da desinformação na polarização política. A atuação do bibliotecário, nesse contexto, é apresentada como fundamental para combater e minimizar esse problema, oferecendo ao interagente as ferramentas necessárias para avaliar fontes e discernir informações de qualidade. A pesquisa também salienta a importância da educação e da colaboração entre bibliotecários e educadores para promover a alfabetização informacional e a cidadania crítica. Nesse cenário, a atuação do bibliotecário não se limita à gestão de informações, mas envolve um compromisso com a formação de cidadãos mais críticos e informados, capazes de lidar com as informações de forma ética e responsável. |
| Abstract: | The present research was developed at the Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Piauí (IFPI) Central, and addresses the role of the librarian in the contemporary context, focusing on information mediation and combating misinformation. Considering the relevance of information mediation in the current context, it recognizes the librarian's importance as a facilitator of access to and use of information, highlighting their essential role in society, especially in light of technological and social transformations that have changed how information is consumed and disseminated. The role of the librarian is emphasized not only as a manager of collections but also as a professional who guides the user in selecting, evaluating, and critically using information. In this context, information mediation involves an approach that goes beyond simply providing data; it is a process of social and cultural interactions aimed at ensuring individuals' autonomy and critical formation, particularly in a scenario marked by misinformation. Misinformation is addressed as a complex and growing phenomenon that goes beyond so-called "fake news," affecting opinion formation and social cohesion. Examples, such as the January 8, 2023, coup attempts in Brazil, are cited as evidence of misinformation's impact on political polarization. The librarian's role in this context is presented as essential for combating and minimizing this problem by providing the user with the tools necessary to evaluate sources and discern quality information. The research also emphasizes the importance of education and collaboration between librarians and educators to promote information literacy and critical citizenship. In this scenario, the librarian's role extends beyond information management, involving a commitment to the formation of more critical and informed citizens, capable of dealing with information in an ethical and responsible manner. |
| Palavras-chave: | Bibliotecário Desinformação Combate à Desinformação Competência em Informação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia |
| Área(s) do CNPq: | CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
| Sigla da instituição: | UESPI |
| Departamento: | Centro de Ciencias Sociais Aplicadas |
| Programa: | Bacharelado em Biblioteconomia |
| Citação: | SILVA, Wendson Douglas de Sousa. O profissional bibliotecário no combate à desinformação no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, IFPI. 2025. 47 f. Monografia (Bacharelado em Biblioteconomia) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2025. |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1306 |
| Data de defesa: | 2025 |
| Aparece nas coleções: | CCSA - Bacharelado em Biblioteconomia (Poeta Torquato Neto – TERESINA) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Monografia Completa.pdf | 563,5 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
