Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1319
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFernandes, Cristiana Vasconcelos-
dc.contributor.advisor1Silva, Maria Regina Pereira-
dc.date.accessioned2025-01-31T18:09:53Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationFERNANDES, Cristiana Vasconcelos. A dissonância da Biblioteca Pública Estadual Desembargador Cromwell de Carvalho em Teresina/PI na promoção dos princípios do Manifesto IFLA/UNESCO. 2025. 54f. Monografia (Bacharelado em Biblioteconomia) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2025.por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1319-
dc.description.resumoAs bibliotecas públicas, de acordo com o Manifesto da IFLA/UNESCO, são instituições essenciais para a promoção da inclusão, da equidade e do acesso universal à informação. O manifesto estabelece diretrizes fundamentais que reforçam o papel dessas bibliotecas como agentes de desenvolvimento cultural e social, defendendo princípios como a liberdade de acesso à informação, a neutralidade política e ideológica, e a garantia de serviços acessíveis e inclusivos para todas as pessoas, independentemente de raça, classe social, gênero ou orientação política. Este estudo tem como objetivo avaliar o grau de aderência da Biblioteca Pública Estadual Desembargador Cromwell de Carvalho às diretrizes do manifesto da IFLA/UNESCO de 2022, analisando as dissonâncias entre a prática da biblioteca e os princípios estabelecidos no referido manifesto. A pesquisa investiga se a biblioteca cumpre os princípios de garantir o acesso equitativo à informação, independentemente de classe social, raça ou orientação política, conforme preconizado pelo manifesto da IFLA/UNESCO. Os objetivos específicos incluem: investigar as diretrizes e princípios do manifesto da IFLA/UNESCO sobre bibliotecas públicas; identificar os desafios enfrentados pela Biblioteca Pública Estadual Desembargador Cromwell de Carvalho na implementação do manifesto, buscando entender as possíveis dissonâncias entre teoria e prática; e aferir como a biblioteca aplica as diretrizes do manifesto da IFLA/UNESCO em seus serviços e práticas cotidianas, com foco nas possíveis limitações ou obstáculos ao acesso dos usuários. A metodologia adotada é qualitativa e descritiva, com coleta de dados por meio de um questionário, aplicado a dois funcionários da instituição. Os resultados indicam que, apesar de a Biblioteca Pública Estadual Desembargador Cromwell de Carvalho oferecer serviços alinhados à sua missão, ela enfrenta desafios que geram dissonância em relação ao manifesto. Portanto, o trabalho propõe sugestões para aprimorar os serviços da biblioteca, com o intuito de colaborar com outras bibliotecas públicas que enfrentam desafios semelhantes, contribuindo para o fortalecimento dessas instituições como agentes de inclusão social, promoção da leitura e democratização da informação em suas comunidades.por
dc.description.abstractPublic libraries, according to the IFLA/UNESCO Manifesto, are essential institutions for promoting inclusion, equity and universal access to information. The manifesto establishes fundamental guidelines that reinforce the role of these libraries as agents of cultural and social development, defending principles such as freedom of access to information, political and ideological neutrality, and the guarantee of accessible and inclusive services for all people, regardless of background. race, social class, gender or political orientation. This study aims to assess the degree of adherence of the Justice Cromwell de Carvalho State Public Library to the guidelines of the 2022 IFLA/UNESCO manifesto, analyzing the dissonances between the library's practice and the principles established in said manifesto. The research investigates whether the library complies with the principles of ensuring equitable access to information, regardless of social class, race or political orientation, as advocated by the IFLA/UNESCO manifesto. The specific objectives include: investigating the guidelines and principles of the IFLA/UNESCO manifesto on public libraries; identifying the challenges faced by the Justice Cromwell de Carvalho State Public Library in implementing the manifesto, seeking to understand the possible dissonances between theory and practice; and assessing how the library applies the guidelines of the IFLA/UNESCO manifesto in its services and daily practices, focusing on possible limitations or obstacles to user access. The methodology adopted is qualitative and descriptive, with data collection through a questionnaire applied to two employees of the institution. The results indicate that, although the Justice Cromwell de Carvalho State Public Library offers services aligned with its mission, it faces challenges that generate dissonance in relation to the manifesto. Therefore, the work proposes suggestions to improve the library's services, with the aim of collaborating with other public libraries that face similar challenges, contributing to the strengthening of these institutions as agents of social inclusion, promotion of reading and democratization of information in their communities.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Cristiana Fernandes (cristianafernandes@aluno.uespi.br) on 2025-01-30T18:01:21Z No. of bitstreams: 2 MONOGRAFIA COMPLETA.pdf: 1325976 bytes, checksum: 39f11a77fb14d03036a6bc0c98813f19 (MD5) TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO.pdf: 90711 bytes, checksum: 65bd71f90468848b7b83f151d051e47e (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br), reason: PREZADOS (A), INFORMAMOS QUE SUA SUBMISSÃO FOI REJEITADA PARA CORREÇÕES. A FICHA CATALOGRÁFICA DEVE SER ASSINADA POR UM BIBLIOTECÁRIO (A) COM CRB, CONFORME AS DIRETRIZES ESTABELECIDAS NA RESOLUÇÃO CFB Nº 184, DE 29 DE SETEMBRO DE 2017 . DISPONÍVEL NO LINK: HTTP://REPOSITORIO.CFB.ORG.BR/HANDLE/123456789/1298 SOLICITE SUA FICHA CATALOGRÁFICA, CONFORME TUTORIAL: HTTPS://UESPI.BR/WP- CONTENT/UPLOADS/2024/09/TUTORIAL_SOLICITACAO_DE_FICHA_CATALOGRAFICA.PDF AO RECEBER A FICHA CATALOGRÁFICA, ANEXE APÓS A FOLHA DE ROSTO E REENVIE A SUBMISSÃO. on 2025-01-31T13:02:37Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Cristiana Fernandes (cristianafernandes@aluno.uespi.br) on 2025-01-31T18:08:52Z No. of bitstreams: 2 TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO.pdf: 90711 bytes, checksum: 65bd71f90468848b7b83f151d051e47e (MD5) MONOGRAFIA COMPLETA.pdf: 1168041 bytes, checksum: b4664ea669c0e7f626725528a254806b (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-01-31T18:09:53Z (GMT) No. of bitstreams: 2 TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO.pdf: 90711 bytes, checksum: 65bd71f90468848b7b83f151d051e47e (MD5) MONOGRAFIA COMPLETA.pdf: 1168041 bytes, checksum: b4664ea669c0e7f626725528a254806b (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-01-31T18:09:53Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO.pdf: 90711 bytes, checksum: 65bd71f90468848b7b83f151d051e47e (MD5) MONOGRAFIA COMPLETA.pdf: 1168041 bytes, checksum: b4664ea669c0e7f626725528a254806b (MD5) Previous issue date: 2025-01-13eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ciencias Sociais Aplicadaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programBacharelado em Biblioteconomiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectManifesto da IFLA/UNESCOpor
dc.subjectBibliotecas Públicaspor
dc.subjectBiblioteca Pública Estadual Desembargador Cromwell de Carvalhopor
dc.subject.cnpqCIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIApor
dc.titleA dissonância da Biblioteca Pública Estadual Desembargador Cromwell de Carvalho em Teresina/PI na promoção dos princípios do Manifesto IFLA/UNESCOpor
dc.typeMonografiapor
Aparece nas coleções:CCSA - Bacharelado em Biblioteconomia (Poeta Torquato Neto – TERESINA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA COMPLETA.pdf1,14 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.