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Tipo do documento: Monografia
Título: Marketing digital como ferramenta de divulgação em bibliotecas universitárias: um estudo comparativo na cidade de Teresina - Piauí
Título(s) alternativo(s): Digital marketing as a dissemination tool in university libraries: a comparative study in the city of Teresina - Piauí
Autor: Silva, Paulo Afonso Vieira da
Primeiro orientador: Barros, Arysa Cabral
Primeiro membro da banca: Castelo Branco, Aluisío
Segundo membro da banca: de Sousa, Francilvana Maria Siqueira
Resumo: Discorre sobre o crescimento acelerado das tecnologias de comunicação, torna-se necessário que as bibliotecas universitárias compreendam e explorem as múltiplas possibilidades tecnológicas para aprimorar suas estratégias de marketing. Apresenta como questão de pesquisa, de que forma a aplicação do marketing digital pode ser utilizada como ferramenta eficaz na divulgação de produtos e serviços oferecidos pelas bibliotecas universitárias? Propõe analisar as estratégias de marketing digital aplicadas especificamente a bibliotecas universitárias, tendo como objetivo geral compreender como o marketing digital pode ser utilizado como uma ferramenta estratégica para divulgar produtos e serviços oferecidos por essas instituições. Adotou uma abordagem bibliográfica e descritiva, selecionada pela capacidade de explorar o conhecimento já consolidado sobre o tema, utilizou-se um questionário misto como instrumento de coleta de dados, aplicado em bibliotecas de duas instituições de ensino superior na cidade de Teresina, Piauí: o Centro Universitário Uninovafapi e o Centro Universitário Santo Agostinho. Inferiu o uso de tecnologias digitais, como redes sociais, email marketing e plataformas de compartilhamento de conteúdo, pode ampliar significativamente o alcance das bibliotecas, potencializando a comunicação com o público-alvo e aprimorando a eficácia das ações promocionais. Dessa forma, esta pesquisa busca contribuir para a inovação nas práticas de marketing das bibliotecas universitárias, alinhando-se às demandas da sociedade contemporânea. Palavras-chave: marketing digital; biblioteca universitária; produtos e serviços informacionais.
Abstract: Discusses the accelerated growth of communication technologies, it is necessary foruniversity libraries to understand and explore the multiple technological possibilities to improve their marketing strategies. It presents as a research question, how can the application of digital marketing be used as an effective tool in the dissemination of products and services offered by university libraries? It proposes to analyze the digital marketing strategies applied specifically to university libraries, with the general objective of understanding how digital marketing can be used as a strategic tool to publicize products and services offered by these institutions. It adopted a bibliographic and descriptive approach, selected for its ability to explorethealreadyconsolidatedknowledgeon thesubject, amixed questionnairewas used as an instrument for data collection, applied in libraries of two higher education institutions inthe city of Teresina, Piauí: the Uninovafapi University Center and the Santo Agostinho University Center. Inferred the use of digital technologies, such as social networks, e-mail marketing and content sharing platforms, can significantly expand the reach of libraries, enhancing communication with the target audience and improving the effectiveness of promotional actions. Thus, this research seeks to contribute to innovation in the marketing practices of university libraries, aligning with the demands of contemporary society. Keywords: digital marketing; university library; informational products and services.
Palavras-chave: Marketing Digital
Biblioteca Universitária
Produtos e Serviços Informacionais
Tecnologias de Comunicação
Ambiente Digital
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ciencias Sociais Aplicadas
Programa: Bacharelado em Biblioteconomia
Citação: SILVA, Paulo Afonso Vieira da. Marketing digital como ferramenta de divulgação em bibliotecas universitárias: um estudo comparativo na cidade de Teresina - Piauí. 2025. 57f. Monografia ( Bacharelado em Biblioteconomia) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, Piauí , 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1322
Data de defesa: 2025
Aparece nas coleções:CCSA - Bacharelado em Biblioteconomia (Poeta Torquato Neto – TERESINA)

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