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Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Clio (re)contada: literatura e ensino de história da ditadura civil-militar brasileira, a partir da obra um menino chamado Vlado
Autor: Freitas, Maria Marianne da Silva
Primeiro orientador: Fontineles Filho, Pedro Pio
Primeiro membro da banca: Marinho, Joseanne Zingleara Soares
Segundo membro da banca: Nery, Ana Karoline de Freitas
Resumo: A Ditadura Civil-Militar brasileira (1964-1985) foi um dos capítulos mais sombrios da história do país, marcado pela repressão severa, censura e violações dos direitos fundamentais. Ao longo de mais de duas décadas, o país foi marcado por torturas, desaparecimentos forçados e a supressão de liberdades individuais. Esse período histórico exige uma reflexão crítica para que seus efeitos não sejam esquecidos. Dessa forma, o presente trabalho de conclusão de curso tem como tema O Ensino de História da Ditadura Civil-Militar brasileira, a partir da obra Um Menino Chamado Vlado, de Márcia Camargos, com o recorte temporal de 1964 a 1978, anos de início da Ditadura Civil-Militar brasileira e ano no qual a Justiça Federal declarou a União responsável pela morte de Vladimir Herzog, respectivamente, embora seja válido afirmar que foram feitos recuos e avanços temporais para compreender os processos históricos. Objetivando, primordialmente, analisar a importância do ensino da Ditadura Civil-Militar brasileira, destacando como a literatura pode promover um entendimento histórico mais complexo e estimular a consciência crítica dos alunos. A obra foi investigada por sua contribuição à educação escolar, incentivando o debate sobre o regime e suas repercussões no Brasil atual. Para o desenvolvimento da pesquisa, utilizamos a análise literária, com ênfase na abordagem crítica e interpretativa dos textos. A análise seguiu uma perspectiva que levou em conta as dimensões histórica, política e social presentes na obra, observando como a autora utilizou elementos literários para contar a história de Vladimir Herzog e os impactos da Ditadura Civil-Militar brasileira. Como fontes documentais foram utilizados o livro Um Menino Chamado Vlado, entrevistas da plataforma YouTube, jornais da época, relatórios da Comissão da Verdade e a legislação educacional. Além disso, utilizamos uma bibliografia auxiliar, podendo destacar os escritos acerca dos usos da literatura, recorremos a autores como Bordieu (2010), Pesavento (2004), Veyne (1988), Febvre (1989) e Certeau (2014); já no que tange à memória, recorremos aos ensinamentos de autores como Ricoeur (2007), Le Goff (1994) e Halbwachs (1990); já no que concerne ao ensino de História, recomemos aos apontamentos de Bittencourt (2010), Morgado (2001) e Vieira (2022); em relação à representação, recorremos ao Martins Filho (2002); por fim, acerca da historiografia brasileira da Ditadura Civil-Militar brasileira, buscamos apontamentos de Delgado (2007), Gaspari (2014), Habert (1992) e Napolitano (2015). Para finalizar, a análise da obra Um Menino Chamado Vlado demonstra a relevância da literatura no ensino da Ditadura Civil-Militar, proporcionando uma reflexão crítica sobre o passado e suas repercussões. A obra contribui para a construção de um conhecimento histórico mais plural e instiga o debate sobre os direitos humanos e a memória coletiva. Assim, ela se revela uma ferramenta importante no processo educativo.
Abstract: The Brazilian Civil-Military Dictatorship (1964-1985) was one of the darkest chapters in the country's history, marked by severe repression, censorship and violations of fundamental rights. For more than two decades, the country was marked by torture, forced disappearances and the suppression of individual freedoms. This historical period requires critical reflection so that its effects are not forgotten. In this way, the theme of this final year course is Teaching the History of the Brazilian Civil-Military Dictatorship, based on the work Um Menino Chamado Vlado, by Márcia Camargos, with the time frame from 1964 to 1978, the years in which the Brazilian Civil-Military Dictatorship began and the year in which the Federal Court declared the Federal Government responsible for the death of Vladimir Herzog, respectively, although it is valid to say that we have gone backwards and forwards in time in order to understand the historical processes. The main objective was to analyse the importance of teaching about the Brazilian Civil-Military Dictatorship, highlighting how literature can promote a more complex historical understanding and stimulate students' critical awareness. The work was investigated for its contribution to school education, encouraging debate about the regime and its repercussions in present-day Brazil. To carry out the research, we used literary analysis, with an emphasis on a critical and interpretive approach to the texts. The analysis followed a perspective that took into account the historical, political and social dimensions present in the work, observing how the author used literary elements to tell the story of Vladimir Herzog and the impacts of the Brazilian Civil-Military Dictatorship. Documentary sources included the book Um Menino Chamado Vlado interviews from the YouTube platform, newspapers from the time, reports from the Truth Commission and educational legislation. In addition, we used an auxiliary bibliography, including writings on the uses of literature, such as Bordieu (2010), Pesavento (2004), Veyne (1988), Febvre (1989) and Certeau (2014); with regard to memory, we used the teachings of authors such as Ricoeur (2007), Le Goff (1994) and Halbwachs (1990); with regard to the teaching of history, we recommend Bittencourt (2010), Morgado (2001) and Vieira (2022); with regard to representation, we turn to Martins Filho (2002); finally, with regard to the Brazilian historiography of the Brazilian Civil-Military Dictatorship, we look to Delgado (2007), Gaspari (2014), Habert (1992) and Napolitano (2015). Finally, the analysis of Um Menino Chamado Vlado demonstrates the relevance of literature in teaching about the Civil-Military Dictatorship, providing a critical reflection on the past and its repercussions. The book contributes to the construction of a more plural historical knowledge and instigates debate on human rights and collective memory. It thus proves to be an important tool in the educational process.
Palavras-chave: História
Literatura
Ensino
Memória
Ditadura Civil-Militar
Área(s) do CNPq: HISTORIA DO BRASIL::HISTORIA DO BRASIL REPUBLICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ensino Campus Clovis Moura
Programa: Licenciatura em História
Citação: FREITAS, Maria Marianne da Silva. Clio (re)contada: literatura e ensino de história da ditadura civil-militar brasileira, a partir da obra um menino chamado Vlado. 2025. 100 f. TCC (Licenciatura em História) - Universidade Estadual do Piauí, Campus Clóvis Moura, Teresina-PI, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1325
Data de defesa: 2025
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em História (Clóvis Moura – TERESINA)

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