| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1326Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Lima, Kamila do Nascimento | - |
| dc.creator.Lattes | https://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=43B27E0DB24B167E0C01851BE92F2ADF# | por |
| dc.contributor.advisor1 | Morais, Lorena Raquel de Alencar Sales de | - |
| dc.date.accessioned | 2025-02-03T12:19:55Z | - |
| dc.date.issued | 2025 | - |
| dc.identifier.citation | LIMA, Kamila do Nascimento. Formação docente continuada na perspectiva inclusiva. 2024. 25 f. Artigo (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí, Oeiras-PI, 2024. | por |
| dc.identifier.uri | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1326 | - |
| dc.description.resumo | O crescente número de matrículas de educandos com NEE (Necessidades Educacionais Especiais) na educação básica nas salas de aula regulares, assim como a insegurança causada na atuação docente com relação ás práticas inclusivas diante da formação insuficiente nessa área durante a formação inicial (graduação de licenciaturas), apontam para a necessidade de propostas de formação continuada para professores visando um ensino mais inclusivo, democrático e não discriminatório. Nesse sentido, surgiu-se o questionamento sobre quais são os limites e possibilidades que as propostas de formação em educação inclusiva carregam e quais são as possíveis perspectivas formativas positivas para esse aperfeiçoamento profissional docente. Dessa forma, objetivou-se de forma geral compreender a formação continuada na perspectiva da educação inclusiva tratando como objetivos específicos identificar alguns dos limites e possibilidades da formação continuada para a educação inclusiva e destacar uma perspectiva de formação docente continuada no contexto da educação inclusiva a partir de análises bibliográficas sobre a temática com a contribuição de autores como Lima (2021); Tomam e Ferreira (2020); Homem e Almeida (2017); Costa (2020) entre outros. Os quais possibilitaram a compreensão sobre alguns dos desafios, possibilidades e propostas de formação continuada para a inclusão. A partir dessas análises foi possível identificar que a formação continuada para a educação inclusiva apesar de permeada por algumas limitações, propicia um ensino mais inclusivo ao contribuir com conhecimentos teóricos mais aprofundados sobre a temática e também ao aprendizado dos docentes de forma prática, contribuindo com o aprendizado de metodologias e estratégias pedagógicas mais inclusivas apontando os encontros dialógicos entre professores e a gestão escolar essenciais para essa formação. | por |
| dc.description.abstract | The growing number of enrollments of students with SEN (Special Educational Needs) in basic education in regular classrooms, as well as the insecurity caused in teaching regarding inclusive practices due to insufficient training in this area during initial training (undergraduate degrees), point to the need for proposals for continuing education for teachers aiming at a more inclusive, democratic and non-discriminatory teaching. In this sense, the question was asked what are the limits and possibilities that the proposals for continuing education in inclusive education carry and what are the possible positive perspectives of training for this professional improvement of teachers. Thus, the objective was to understand in general terms continuing education from the perspective of inclusive education, treating as specific objectives to identify some of the limits and possibilities of continuing education in the context of inclusive education and to highlight a perspective of continuing education for teachers for inclusive education based on bibliographical analyses on the subject with the contribution of authors such as Lima (2021); Tomam and Ferreira (2020); Homem and Almeida (2017); Costa (2020) among others. These studies made it possible to understand some challenges, possibilities and proposals for continuing education for inclusion. Based on these analyses, it was possible to identify that continuing education for inclusive education, despite being permeated by some limitations, provides more inclusive teaching by contributing with a more in-depth theoretical knowledge on the subject and also for teachers' learning in a practical way, contributing to the learning of more inclusive methodologies and pedagogical strategies, pointing out the dialogical encounters between teachers and school management that are essential for this training. | eng |
| dc.description.provenance | Submitted by Kamila Lima (kamilanascimentopedagoga@gmail.com) on 2025-02-01T23:57:26Z No. of bitstreams: 2 TCC - KAMILA DO NASCIMENTO LIMA.pdf: 652837 bytes, checksum: 4e839509cb7079e5eca68962c3749bad (MD5) Termo de Autorização .pdf: 260995 bytes, checksum: 9c378cda30e1d7a2e6bcae8ca9d6b534 (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-02-03T12:19:55Z (GMT) No. of bitstreams: 2 TCC - KAMILA DO NASCIMENTO LIMA.pdf: 652837 bytes, checksum: 4e839509cb7079e5eca68962c3749bad (MD5) Termo de Autorização .pdf: 260995 bytes, checksum: 9c378cda30e1d7a2e6bcae8ca9d6b534 (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-02-03T12:19:55Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TCC - KAMILA DO NASCIMENTO LIMA.pdf: 652837 bytes, checksum: 4e839509cb7079e5eca68962c3749bad (MD5) Termo de Autorização .pdf: 260995 bytes, checksum: 9c378cda30e1d7a2e6bcae8ca9d6b534 (MD5) Previous issue date: 2025-01-08 | eng |
| dc.format | application/pdf | * |
| dc.language | por | por |
| dc.publisher | Universidade Estadual do Piauí | por |
| dc.publisher.department | Centro de Ensino - Campus do Interior | por |
| dc.publisher.country | Brasil | por |
| dc.publisher.initials | UESPI | por |
| dc.publisher.program | Licenciatura em Pedagogia | por |
| dc.rights | Acesso Aberto | por |
| dc.subject | Formação Continuada | por |
| dc.subject | Docente | por |
| dc.subject | Educação Inclusiva | por |
| dc.subject.cnpq | EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO | por |
| dc.title | Formação docente continuada na perspectiva inclusiva | por |
| dc.title.alternative | Continued teacher training from an inclusive perspective | por |
| dc.type | Artigo | por |
| Aparece nas coleções: | CIES - Licenciatura em Pedagogia (Possidônio Queiroz – OEIRAS) | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Artigo Completo.pdf | 637,54 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
