Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1328
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Alessandra Monteiro-
dc.contributor.advisor1Lopes, Adriana Alves de Lima-
dc.contributor.referee1Chaves, Thiago Monteiro-
dc.contributor.referee2Faustino, Lucas Rocha-
dc.date.accessioned2025-02-03T13:02:50Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationSANTOS, Alessandra Monteiro. Filosofia no ensino médio: uma análise a partir da metodologia do ensino de filosofia de Sílvio Gallo. 2024. 22 f. Monografia (Licenciatura em Filosofia) - Universidade Estadual do Piauí, Parnaíba-PI, 2024.por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1328-
dc.description.resumoEste artigo tem como objetivo analisar as propostas de ensino de filosofia da obra Metodologia do ensino de Filosofia: uma didática para o ensino médio do autor Silvio Gallo na qual se destacam alguns exemplos didáticos e passos para o professor construir uma aula de filosofia através da criação de conceitos que podem ser utilizados como uma ferramenta pedagógica para engajar os alunos no filosofar, promovendo um entendimento mais profundo e ativo dos temas filosóficos. Estabelecemos uma pesquisa bibliográfica que divide o estudo nos seguintes tópicos: filosofar a partir da criação de conceitos, os quatro passos didáticos para a construção de uma aula de filosofia, exemplos didáticos de “método regressivo” e ensino emancipador. O artigo foi idealizado com o intuito de contribuir para o aprimoramento das práticas de ensino adotadas pelos professores de filosofia no ensino médio, através da análise das metodologias propostas por Silvio Gallo, enriquecendo as discussões sobre o ensino desse componente curricular.por
dc.description.abstractThis article aims to analyze the proposals for teaching philosophy in the work Methodology of teaching Philosophy: a didactics for secondary education by the author Silvio Gallo, in which he highlights some didactic examples and steps for the teacher to build a philosophy class through the creation of concepts that can be used as a pedagogical tool to engage students in philosophizing, promoting a deeper and more active understanding of philosophical themes. We established a bibliographical research that divides the study into the following topics: philosophizing based on the creation of concepts, the four didactic steps for building a philosophy class, didactic examples of the “regressive method” and emancipatory teaching. The article was designed with the aim of contributing to the improvement of teaching practices adopted by philosophy teachers in high school, through the analysis of the methodologies proposed by Silvio Gallo, enriching discussions about teaching this curricular component.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Alessandra Monteiro Santos (alessandrasantos@aluno.uespi.br) on 2025-01-31T20:57:13Z No. of bitstreams: 2 TCC Alessandra Monteiro Santos.pdf: 1161282 bytes, checksum: a3bc2b5089b07313c0404b4037288ffb (MD5) TERMO_ALESSANDRA_assinado.pdf: 99970 bytes, checksum: 543e450f8c9c547974081728f2981c4e (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-02-03T13:02:50Z (GMT) No. of bitstreams: 2 TCC Alessandra Monteiro Santos.pdf: 1161282 bytes, checksum: a3bc2b5089b07313c0404b4037288ffb (MD5) TERMO_ALESSANDRA_assinado.pdf: 99970 bytes, checksum: 543e450f8c9c547974081728f2981c4e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-02-03T13:02:50Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TCC Alessandra Monteiro Santos.pdf: 1161282 bytes, checksum: a3bc2b5089b07313c0404b4037288ffb (MD5) TERMO_ALESSANDRA_assinado.pdf: 99970 bytes, checksum: 543e450f8c9c547974081728f2981c4e (MD5) Previous issue date: 2024-06-07eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ensino - Campus do Interiorpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programLicenciatura em Filosofiapor
dc.rightsAcesso Embargadopor
dc.subjectFilosofiapor
dc.subjectPropostas Metodológicaspor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectConceitopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIApor
dc.titleFilosofia no ensino médio: uma análise a partir da metodologia do ensino de filosofia de Sílvio Gallopor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopor
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em Filosofia (Professor Alexandre Alves – PARNAÍBA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.