Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1335
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A importância do componente curricular História na modalidade EJA para a reinserção social de alunos em tempos de pandemia da covid-19 (2020-2023)
Autor: Pereira, Isaac Aragão
Primeiro orientador: Melo, Antonio Maureni Vaz Verçosa de
Resumo: Este estudo analisa os impactos da pandemia da COVID-19 na Educação de Jovens e Adultos (EJA), com foco na evasão escolar, no desempenho acadêmico e na marginalização de disciplinas como História. A pandemia exacerbou as desigualdades educacionais, principalmente pela transição para o ensino remoto, que afetou os alunos devido à falta de recursos tecnológicos. Ademais, a desvalorização de História prejudicou a formação crítica dos alunos, dificultando a reflexão sobre questões sociais e políticas, sobretudo no contexto imposto que favoreceu a descrença das ciências. A pandemia revelou fragilidades da EJA, com destaque para a falta de recursos tecnológicos e a desvalorização de disciplinas medulares para a formação cidadã, como a História, sendo necessário repensar o currículo da EJA, visando a inclusão social e a formação crítica. A pesquisa foi qualitativa e bibliográfica, com análise de textos acadêmicos sobre a EJA e o impacto da pandemia, utilizando fontes digitais como Google Acadêmico, SciELO etc. e dados das principais instituições educacionais. A pesquisa mostrou que a pandemia intensificou a evasão escolar e a dificuldade no aprendizado devido à falta de tecnologia. A marginalização da História comprometeu a formação crítica dos alunos, destacando a necessidade de reformulação do currículo da EJA, com ênfase na inclusão e no ensino de História contextualizado
Abstract: This study analyzes the impacts of the COVID-19 pandemic on Youth and Adult Education (EJA), focusing on school dropout rates, academic performance, and the marginalization of subjects such as History. The pandemic deepened educational inequalities, particularly through the transition to remote learning, which disproportionately affected students lacking access to technological resources. Additionally, the undervaluation of History hindered the development of students' critical thinking, limiting their capacity to reflect on social and political issues, especially in a context that encouraged distrust in science. The pandemic exposed significant weaknesses within the EJA system, including insufficient technological infrastructure and the devaluation of foundational subjects like History, which are essential for fostering civic education. These challenges underscore the need to reevaluate the EJA curriculum to promote social inclusion and critical thinking skills. This qualitative and bibliographic research analyzed academic texts addressing EJA and the pandemic’s effects, utilizing digital platforms such as Google Scholar, SciELO, and data from prominent educational institutions. The findings indicate that the pandemic exacerbated school dropout rates and learning difficulties due to limited technological access. Furthermore, the marginalization of History compromised students' critical education, highlighting the urgency of curricular reforms in EJA with a focus on inclusion and contextualized History teaching.
Palavras-chave: Pandemia
Ensino de História
Social
EJA
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ciencias Humanas e Letras
Programa: Licenciatura em História
Citação: PEREIRA, Isaac Aragão. A importância do componente curricular História na modalidade EJA para a reinserção social de alunos em tempos de pandemia da covid-19 (2020-2023). 2025. 53 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura Plena em História) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1335
Data de defesa: 2025
Aparece nas coleções:CCHL - Licenciatura em História (Poeta Torquato Neto – TERESINA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdf763,08 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.