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dc.creatorSilva, Keliane dos Santos-
dc.creatorPires, Laiane Carolina da Silva-
dc.contributor.advisor1Silva, Robson Carlos da-
dc.date.accessioned2025-02-04T11:59:07Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationSILVA, Keliane dos Santos; PIRES, Laiane Carolina da Silva. A construção da identidade negra na educação infantil: narrativas e práticas pedagógicas de professoras de um CMEI em Teresina/PI. 2025. 65 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2025.por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1339-
dc.description.resumoA educação infantil, como a primeira etapa da educação básica, desempenha um papel crucial na construção da identidade étnico-racial das crianças. Nesse viés, este trabalho aborda como as práticas pedagógicas no ambiente escolar contribuem para a construção da identidade negra, promovendo a valorização e o reconhecimento, entendendo que é na escola que as crianças começam a buscar suas primeiras referências para um reconhecimento de si dentro da sociedade. A presente pesquisa tem como problema central a seguinte pergunta: Quais os impactos na construção da identidade negra em crianças de uma escola pública do município de Teresina-PI possibilitados por práticas pedagógicas escolares voltadas para as relações étnico-raciais? Como objetivo geral: Compreender, a partir de práticas pedagógicas escolares voltadas para as relações étnico-raciais, os impactos na construção da identidade negra em crianças de uma escola pública no município de Teresina- PI e como objetivos específicos: Conhecer o entendimento dos professores sobre a lei 10639/03; Caracterizar elementos trabalhados em práticas pedagógicas com crianças que possam contribuir na construção da identidade negra e de pertença à história e cultura afrodescendente; Identificar as compreensões docentes sobre como a criança vivencia as diferenças étnico-raciais a partir das práticas pedagógicas realizadas. Este estudo fundamentou-se nas contribuições de diversos autores, entre os quais se destacam: Munanga (2005, 2010), Gomes (2002, 2003, 2005, 2013), Ribeiro (2019), Freire (2005), Ariès (1981), entre outros que contribuíram de forma valorosa para este trabalho. A metodologia consistiu na abordagem qualitativa, incluindo a realização de pesquisa de campo por meio de entrevista semiestruturada realizada com duas professoras da educação infantil em um Cmei localizado na zona norte do município de Teresina-PI, além da observação em sala de aula. A pesquisa evidencia a partir das entrevistas realizadas e das observações, que as práticas realizadas pelas professoras acerca da questão étnico-racial, em diversas situações ainda se encontram fragilizadas, se limitando a semana da consciência negra que ocorre no mês de novembro e ao cumprimento das sequências didáticas. Para minimizar este problema é importante que as universidades adequem a formação inicial dos professores, em todos os níveis. É preciso também que as secretarias de educação proporcionem cada vez mais reflexão e conhecimento sobre o assunto em suas formações continuadas.por
dc.description.abstractEarly childhood education, as the first stage of basic education, plays a crucial role in the construction of children's ethnic-racial identity. In this context, this study addresses how pedagogical practices in the school environment contribute to the construction of black identity, promoting appreciation and recognition, understanding that it is at school that children begin to seek their first references for self-recognition within society. The central problem of this research is the following question: What are the impacts on the construction of black identity in children from a public school in the city of Teresina-PI made possible by school pedagogical practices focused on ethnic-racial relations? The general objective is to understand, based on school pedagogical practices focused on ethnic-racial relations, the impacts on the construction of black identity in children from a public school in the city of Teresina-PI and the specific objectives are: To learn about teachers' understanding of law 10639/03; To characterize elements worked on in pedagogical practices with children that can contribute to the construction of black identity and belonging to Afro-descendant history and culture; To identify teachers' understandings of how children experience ethnic-racial differences based on the pedagogical practices carried out. This study was based on the contributions of several authors, among which the following stand out: Munanga (2005, 2010), Gomes (2002, 2003, 2005, 2013), Ribeiro (2019), Freire (2005), Ariès (1981), among others who contributed in a valuable way to this work. The methodology consisted of a qualitative approach, including field research through semi-structured interviews conducted with two early childhood education teachers at a Cmei located in the north of the city of Teresina-PI, in addition to classroom observation. The research shows, based on the interviews conducted and the observations, that the practices carried out by teachers regarding the ethnic-racial issue, in several situations, are still fragile, limited to the Black Awareness Week that occurs in November and to the fulfillment of the teaching sequences. To minimize this problem, it is important that universities adapt the initial training of teachers, at all levels. It is also necessary that the education departments provide more and more reflection and knowledge on the subject in their continuing education.eng
dc.description.provenanceSubmitted by keliane Silva (kelianesilva@aluno.uespi.br) on 2025-02-04T01:19:14Z No. of bitstreams: 2 Monografia completa (2).pdf: 549387 bytes, checksum: caaeb415c61840da72373847c99c2dca (MD5) Termo de autorização para publicação.pdf: 120916 bytes, checksum: f7c39b129ad621c2b06977d8aeb762d7 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-02-04T11:59:07Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Monografia completa (2).pdf: 549387 bytes, checksum: caaeb415c61840da72373847c99c2dca (MD5) Termo de autorização para publicação.pdf: 120916 bytes, checksum: f7c39b129ad621c2b06977d8aeb762d7 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-02-04T11:59:07Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Monografia completa (2).pdf: 549387 bytes, checksum: caaeb415c61840da72373847c99c2dca (MD5) Termo de autorização para publicação.pdf: 120916 bytes, checksum: f7c39b129ad621c2b06977d8aeb762d7 (MD5) Previous issue date: 2025-01-08eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ciencias da Educacao Comunicacao e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programLicenciatura em Pedagogiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação Infantilpor
dc.subjectIdentidade Negrapor
dc.subjectPráticas Pedagógicaspor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA construção da identidade negra na educação infantil: narrativas e práticas pedagógicas de professoras de um CMEI em Teresina/PIpor
dc.typeMonografiapor
Aparece nas coleções:CCECA - Licenciatura em Pedagogia (Poeta Torquato Neto – TERESINA)

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