Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1340
Tipo do documento: Monografia
Título: Mídias tecnológicas e ensino de história na pandemia: estudo de caso na escola CETI Venância Lages Veloso em Cabeceiras do Piauí
Autor: Santos, Lennice Silva
Primeiro orientador: Pedrazzani, Viviane Marini
Resumo: Este trabalho analisa o impacto das mídias tecnológicas no ensino de História durante a pandemia de Covid-19, tendo como foco a Escola CETI Venância Lages Veloso, em Cabeceiras do Piauí, que é um município do estado do Piauí, localizado a 92 km da capital Teresina, é uma cidade relativamente pequena, com aproximadamente dez mil habitantes. Por meio de uma abordagem qualitativa, fundamentada em revisão bibliográfica e entrevistas com um professor de história e dois alunos que estudaram durante a pandemia na instituição, a pesquisa busca compreender como as mídias sociais, especialmente o WhatsApp, foram utilizadas no ensino remoto emergencial. A análise destaca as dificuldades enfrentadas por professores e estudantes, como a falta de preparo para o uso de tecnologias e a desigualdade no acesso a recursos digitais, além de apontar os desafios na promoção de uma consciência histórica em um ambiente virtual. O estudo também aborda as implicações pedagógicas e sociais desse modelo de ensino, propondo estratégias para integrar as tecnologias de maneira mais eficaz ao ensino de História, mesmo em contextos pós-pandemia.
Abstract: This study examines the impact of technological media on the teaching of History during the Covid-19 pandemic, focusing on CETI Venância Lages Veloso School in Cabeceiras do Piauí, a municipality in the state of Piauí, located 92 km from the capital, Teresina. Cabeceiras do Piauí is a relatively small city with approximately ten thousand inhabitants. Using a qualitative approach based on a literature review and interviews with a History teacher and two students who studied at the institution during the pandemic, the research seeks to understand how social media, particularly WhatsApp, was employed in emergency remote teaching. The analysis highlights the challenges faced by teachers and students, such as the lack of preparedness for using technology and unequal access to digital resources. It also addresses the difficulties in fostering historical awareness in a virtual environment. Furthermore, the study explores the pedagogical and social implications of this teaching model, proposing strategies to more effectively integrate technologies into History education, even in post-pandemic contexts.
Palavras-chave: História
Ensino de História
Covid-19
Mediação Tecnológica
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ciencias Humanas e Letras
Programa: Licenciatura em História
Citação: SANTOS, Lennice Silva. Mídias tecnológicas e ensino de história na pandemia: estudo de caso na escola CETI Venância Lages Veloso em Cabeceiras do Piauí. 2025. 70 f. Monografia ( Licenciatura em História ) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1340
Data de defesa: 2025
Aparece nas coleções:CCHL - Licenciatura em História (Poeta Torquato Neto – TERESINA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia completa .pdf1,18 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.