Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://localhost:8080/tede/handle/tede/1351
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O pedagogo em espaços não escolares: pedagogia hospitalar e suas contribuições |
Autor: | Barbosa, Amanda Dias |
Primeiro orientador: | Sales, Lorena Raquel de Alencar |
Primeiro membro da banca: | Paixão, Mara de Souza |
Segundo membro da banca: | Moura, Ana Luiza Floriano de |
Resumo: | A formação pedagógica proporciona ao profissional pedagogo diferentes possibilidades de atuação, podendo estar vinculada ao ambiente formal escolar, ou não, pois de fato a pedagogia está para além de práticas no contexto da escola, como também estar presente em outras realidades em que necessita de intervenções pedagógicas que contribuam para o desenvolvimento humano. Deste modo, falamos sobre a atuação do pedagogo no ambiente hospitalar, pois entende-se sobre a existência de crianças e adolescentes, ainda em idade escolar, onde são distanciadas da realidade formal de ensino devido situações indesejadas que podem agravar sua saúde, levando então a internação hospitalar. Com base na garantia do direito à educação defendida para todos os indivíduos através da Constituição Federal de 1988, entende-se a necessidade de pensar sobre diferentes realidades que podem interferir na arguição desse direito, dentre estas, destacamos situações de adoecimento ou outras eventuais intercorrências que podem afetar a saúde destes indivíduos. Autores como Deus, Praça, Lima, Matos e Mugiatti defendem a necessidade de que o trabalho pedagógico aconteça nas diferentes realidades, inclusive a hospitalar, pois é uma ferramenta para transformar e potencializar o desenvolvimento cognitivo dos indivíduos, estando eles na escola ou não. Dessa maneira, o presente trabalho se refere à atuação pedagógica em espaços não-escolares, com destaque para a pedagogia hospitalar. Com o desígnio de compreender a relação entre educação e saúde na construção e implementação de uma pedagogia hospitalar a partir de uma pesquisa bibliográfica, além de mapear experiências educacionais que relacionem educação e saúde em espaços hospitalares, conhecer concepções e práticas pedagógicas do pedagogo em classes hospitalares e analisar as contribuições da pedagogia hospitalar na formação humana e escolar de pessoas hospitalizadas. |
Abstract: | Pedagogical training provides the professional pedagogue with different possibilities of action, which may or may not be linked to the formal school environment, as in fact pedagogy goes beyond practices in the school context, but also be present in other realities in which it requires interventions. pedagogical practices that contribute to human development.In this way, we talk about the role of the pedagogue in the hospital environment, as we understand the existence of children and adolescents, still at school age, where they are distanced from the formal reality of teaching due to unwanted situations that can worsen their health, leading to hospital admission. Based on the guarantee of the right to education defended for all individuals through the Federal Constitution of 1988, it is understood the need to think about different realities that can interfere in the argument of this right, among these, we highlight situations of illness or other possible complications that can affect the health of these individuals.Authors such as Deus, Praça, Lima, Matos and Mugiatti defend the need for pedagogical work to take place in different realities, including hospitals, as it is a tool to transform and enhance the cognitive development of individuals, whether they are at school or not. In this way, the present work refers to pedagogical activities in non-school spaces, with emphasis on hospital pedagogy. With the aim of understanding the relationship between education and health in the construction and implementation of a hospital pedagogy based on bibliographical research, in addition to mapping educational experiences that relate education and health in hospital spaces, understanding the pedagogical concepts and practices of the pedagogue in hospital classes and analyze the contributions of hospital pedagogy to the human and educational training of hospitalized people. |
Palavras-chave: | Educação Pedagogo Hospitalar Classes Hospitalares |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
Sigla da instituição: | UESPI |
Departamento: | Centro de Ensino - Campus do Interior |
Programa: | Licenciatura em Pedagogia |
Citação: | BARBOSA, Amanda Dias. O pedagogo em espaços não escolares: pedagogia hospitalar e suas contribuições. 2025. 32 f. Monografia (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí, Oeiras, 2025. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1351 |
Data de defesa: | 2025 |
Aparece nas coleções: | CIES - Licenciatura em Pedagogia (Possidônio Queiroz – OEIRAS) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Monografia Completa.pdf | 689,38 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.