| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1359| Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Título: | Os desafios no uso de fontes de informação eletrônica e o desenvolvimento da competência informacional pelos estudantes de biblioteconomia da Universidade Estadual do Piauí |
| Autor: | Silva, Kryslaynne da |
| Primeiro orientador: | Teixeira, Débora Araújo Machado |
| Primeiro membro da banca: | Silva, Francisco Renato Sampaio da |
| Segundo membro da banca: | Sousa, Francilvana Maria Siqueira |
| Resumo: | O presente estudo tem como foco principal abordar os desafios enfrentados pelos estudantes de Biblioteconomia da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) no uso de fontes de informação eletrônica e no desenvolvimento da competência informacional. O objetivo geral é identificar os desafios e analisar como a competência informacional influência o uso dessas fontes. Para tanto, definiram-se os seguintes objetivos específicos: conceituar fontes de informação eletrônica e competência informacional, identificar os principais obstáculos enfrentados pelos discentes e apresentar o nível de competência informacional demonstrado pelos participantes. Abordar o tema justifica-se pela crescente dependência de fontes eletrônicas no meio acadêmico e pela importância de formar profissionais capazes de navegar de forma crítica e estratégica em um ambiente digital cada vez mais dinâmico. O presente estudo consiste em uma pesquisa de caráter quantitativo e descritivo, com resultados tratados de maneira estatística e interpretativa, a partir da coleta de dados por meio de questionários estruturados aplicados aos estudantes do 6º e 8º períodos do curso. Com o levantamento e análise das informações, foi possível concluir que, embora os discentes apresentem boa familiaridade com ferramentas como o Google Acadêmico, enfrentam dificuldades relacionadas a estratégias de busca avançadas e avaliação crítica de fontes. Além disso, o uso de bases especializadas, como SciELO e Portal de Periódicos CAPES, é mais frequente entre os estudantes em períodos avançados, evidenciando a influência do amadurecimento acadêmico. Os resultados destacam a necessidade de ações formativas que promovam o fortalecimento da competência informacional desde os primeiros períodos do curso. |
| Abstract: | The main focus of this study is to address the challenges faced by Library Science students at the State University of Piauí (UESPI) in the use of electronic information sources and in the development of information literacy. The general objective is to identify these challenges and analyze how information literacy influences the use of these sources. To this end, the following specific objectives were defined: to conceptualize electronic information sources and information literacy, to identify the main obstacles faced by students, and to present the level of information literacy demonstrated by participants. Addressing this topic is justified by the growing dependence on electronic sources in the academic environment and the importance of training professionals capable of navigating critically and strategically in an increasingly dynamic digital environment. The present study consists of a quantitative and descriptive research, with results treated in a statistical and interpretative manner, based on data collection through structured questionnaires applied to students in the 6th and 8th periods of the course. By collecting and analyzing the information, it was possible to conclude that, although students are familiar with tools such as Google Scholar, they face difficulties related to advanced search strategies and critical evaluation of sources. In addition, the use of specialized databases, such as SciELO and the CAPES Periodicals Portal, is more frequent among students in advanced periods, evidencing the influence of academic maturity. The results highlight the need for training actions that promote the strengthening of information competence from the first periods of the course. |
| Palavras-chave: | Competência Informacional Fontes de Informação Eletrônica Biblioteconomia Desafios Acadêmicos |
| Área(s) do CNPq: | BIBLIOTECONOMIA::TECNICAS DE RECUPERACAO DE INFORMACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
| Sigla da instituição: | UESPI |
| Departamento: | Centro de Ciencias Sociais Aplicadas |
| Programa: | Bacharelado em Biblioteconomia |
| Citação: | Silva, Kryslaynne da. Os desafios no uso de fontes de informação eletrônica e o desenvolvimento da competência informacional pelos estudantes de biblioteconomia da Universidade Estadual do Piauí. 2025. 64f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2025. |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1359 |
| Data de defesa: | 2025 |
| Aparece nas coleções: | CCSA - Bacharelado em Biblioteconomia (Poeta Torquato Neto – TERESINA) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| MONOGRAFIA COMPLETA.pdf | 1,06 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
