| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1368Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Oliveira, Maria Aparecida Soares | - |
| dc.contributor.advisor1 | Morais, Lorena Raquel de Alencar Sales | - |
| dc.date.accessioned | 2025-02-06T11:21:29Z | - |
| dc.date.issued | 2025 | - |
| dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Maria Aparecida Soares. Contribuição e utilização das metodologias ativas na educação infantil do município de Simplício Mendes/PI. 2025. 23 f. Artigo ( Licenciatura em Pedagogia ) - Universidade Estadual do Piauí, Oeiras, 2025. | por |
| dc.identifier.uri | http://localhost:8080/tede/handle/tede/1368 | - |
| dc.description.resumo | Este trabalho investiga sobre as Metodologias Ativas no contexto da Educação Infantil, com o objetivo de compreender como são utilizadas as Metodologias Ativas no município de Simplício Mendes e quais as contribuições advindas deste método dentro da Educação Infantil. O estudo se baseou principalmente nos teóricos Moran e Bacich (2018), Sefton e Galini (2022), Libâneo(1990) e Paiva(2016). A pesquisa foi realizada através de pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo e analisou o cotidiano escolar dos alunos e a prática pedagógica docente a partir de entrevista e observação. Os resultados obtidos demonstram a relevante contribuição dos métodos ativos quando inseridos desde o início da vida escolar do estudante, como também aborda sobre os desafios presentes dentro de sala de aula para serem inseridos propostas de atividades ativas. As considerações finais assinalam e reiteram a necessidade de haver ainda mais estudos sobre a área, visando sua contribuição efetiva na educação. | por |
| dc.description.abstract | This work investigates Active Methodologies in the context of Early Childhood Education, with the aim of understanding how active methodologies are used in the municipality of Simplício Mendes and what contributions come from this method within Early Childhood Education. The study was mainly based on theorists Moran and Bacich (2018), Sefton and Galini (2022), Libâneo (1990) and Paiva (2016).The research was carried out through bibliographical research and field research and analyzed the students' daily school life and teaching pedagogical practice based on interviews and observation. The results obtained demonstrate the relevant contribution of active methods when inserted from the beginning of the student's school life, as well as addressing the challenges present within the classroom to insert proposals for active activities. The final considerations highlight and reiterate the need for even more studies on the area, aiming for its effective contribution to education | eng |
| dc.description.provenance | Submitted by Maria Aparecida Soares de Oliveira (mariaaoliveira@aluno.uespi.br) on 2025-02-05T21:07:52Z No. of bitstreams: 2 Trabalho de conclusão de curso - M. Aparecida .pdf: 766843 bytes, checksum: a15f23fc533f1be17182bf231aff5693 (MD5) termo_publicacao_de_TCC_Aparecida__assinado.pdf: 1734177 bytes, checksum: ddcbe3fbe50e5808c1c9447204b196ca (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-02-06T11:21:29Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Trabalho de conclusão de curso - M. Aparecida .pdf: 766843 bytes, checksum: a15f23fc533f1be17182bf231aff5693 (MD5) termo_publicacao_de_TCC_Aparecida__assinado.pdf: 1734177 bytes, checksum: ddcbe3fbe50e5808c1c9447204b196ca (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-02-06T11:21:29Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Trabalho de conclusão de curso - M. Aparecida .pdf: 766843 bytes, checksum: a15f23fc533f1be17182bf231aff5693 (MD5) termo_publicacao_de_TCC_Aparecida__assinado.pdf: 1734177 bytes, checksum: ddcbe3fbe50e5808c1c9447204b196ca (MD5) Previous issue date: 2025-01-08 | eng |
| dc.format | application/pdf | * |
| dc.language | por | por |
| dc.publisher | Universidade Estadual do Piauí | por |
| dc.publisher.department | Centro de Ensino - Campus do Interior | por |
| dc.publisher.country | Brasil | por |
| dc.publisher.initials | UESPI | por |
| dc.publisher.program | Licenciatura em Pedagogia | por |
| dc.rights | Acesso Aberto | por |
| dc.subject | Educação Infantil | por |
| dc.subject | Metodologias Ativas | por |
| dc.subject | Prática Docente | por |
| dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
| dc.title | Contribuição e utilização das metodologias ativas na educação infantil do município de Simplício Mendes/PI | por |
| dc.type | Artigo | por |
| Aparece nas coleções: | CIES - Licenciatura em Pedagogia (Possidônio Queiroz – OEIRAS) | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Artigo Completo | 748,87 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
