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http://localhost:8080/tede/handle/tede/1373
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Afetividade na educação infantil: a relação de afeto entre educador e aluno |
Autor: | Pereira, Adriana |
Primeiro orientador: | Morais, Lorena Raquel de Alencar Sales de |
Resumo: | O presente trabalho aborda a afetividade na educação infantil com o intuito de estabelecer diálogos e reflexões acerca da temática. A educação infantil é a base do desenvolvimento integral da criança e na prática, um ambiente escolar pautado pela afetividade contribui para a construção de relações de confiança influenciando positivamente a aprendizagem. O estudo apresenta como objetivo geral analisar as percepções dos professores acerca das contribuições da afetividade no âmbito escolar de uma escola municipal de Oeiras- PI. Como objetivos específicos, a pesquisa busca identificar as concepções dos professores da educação infantil sobre afetividade; Compreender de que forma a afetividade contribui para o fortalecimento de relações mais significativas no contexto escolar; Analisar a influência da afetividade no desenvolvimento cognitivo dos alunos em sala de aula. O referencial teórico, dialoga com autores renomados como Vygotsky (1998), Wallon (1992), Paulo Freire (1986), entre outros estudiosos relevantes. A pesquisa também aborda a relação entre a afetividade e os desafios enfrentados pelos educadores na rotina escolar sendo necessário buscar práticas que podem enriquecer a experiência de ensino e aprendizagem. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa. O estudo foi realizado em uma escola Municipal de Oeiras -PI , cidade referência em educação pública de qualidade, e utilizou como instrumento de coleta de dados um questionário aplicado a três professoras da instituição, em Outubro de 2024. A partir dos dados coletados, foi possível identificar que as educandas reconhecem a importância da afetividade na sala de aula, sendo essa relação de afeto desenvolvida através de ações compartilhadas entre educadores e alunos. A análise também buscou dialogar com a literatura da área, para que ficasse evidente a contribuição da afetividade para o desenvolvimento integral da criança. |
Abstract: | The present study addresses affectivity in early childhood education with the aim of establishing dialogues and reflections on the topic. Early childhood education is the foundation of a child's holistic development, and in practice, a school environment guided by affectivity contributes to building trustful relationships, positively influencing learning. The general objective of the study is to analyze teachers' perceptions regarding the contributions of affectivity within the school environment of a municipal school in Oeiras, PI. The research also seeks to understand how affectivity contributes to strengthening more meaningful relationships in the school context and to analyze its influence on students' cognitive development in the classroom. The theoretical framework engages with renowned authors such as Vygotsky (1998), Wallon (1992), Paulo Freire (1986), among other relevant scholars. The research also addresses the relationship between affectivity and the challenges faced by educators in their daily school routines, highlighting the need to explore practices that can enrich the teaching and learning experience. Methodologically, this is a qualitative study. The research was conducted in a municipal school in Oeiras, PI, a city recognized as a reference in quality public education. Data collection was carried out through a questionnaire applied to three teachers from the institution in October 2024. Based on the data collected, it was possible to identify that the teachers acknowledge the importance of affectivity in the classroom, with this affective relationship being developed through shared actions between educators and students. The analysis also sought to engage with the literature in the field to highlight the contribution of affectivity to the holistic development of the child. |
Palavras-chave: | Afetividade Educação Infantil |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
Sigla da instituição: | UESPI |
Departamento: | Centro de Ensino - Campus do Interior |
Programa: | Licenciatura em Pedagogia |
Citação: | PEREIRA, Adriana. Afetividade na educação infantil: a relação de afeto entre educador e aluno. 2024. 21f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí, Oeiras, 2025. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1373 |
Data de defesa: | 2025 |
Aparece nas coleções: | CIES - Licenciatura em Pedagogia (Possidônio Queiroz – OEIRAS) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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