| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1374| Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Título: | Formação docente na perspectiva da inclusão: introdução ao debate |
| Autor: | Silva, Maria Helena Monteiro da |
| Primeiro orientador: | Gabriel, Djanes Lemos Ferreira |
| Primeiro membro da banca: | Santos, Elieth Vitória dos |
| Segundo membro da banca: | Moura, Ana Luiza Floriano de |
| Resumo: | A pesquisa que se segue apresenta reflexões acerca da Formação de Professores na Perspectiva da Inclusão. Nessa perspectiva os apontamentos apresentados realçam a importância da investigação e estudo da temática para a propagação da concepção acerca da educação inclusiva. Dessa maneira apresentamos como objetivo geral compreender os limites e possibilidades para a construção de uma formação docente inclusiva, nessa concepção contemplamos também os objetivos específicos: 1- Descrever o contexto histórico e as políticas públicas que fundamentam a formação inicial e continuada dos professores na perspectiva inclusiva; 2- Analisar como as estratégias metodológicas e curriculares contribuem para práticas pedagógicas inclusivas, destacando as demandas e desafios encontrados pelos professores; 3- Propor reflexões sobre a reformulação de curriculum de formação inicial e continuada para atender as necessidades de uma educação inclusiva efetiva. Para o embasamento teórico da pesquisa utilizamos autores como, Mantoan (2015), Leite (2016), Oliveira (2023), Bruno (2007), Nóvoa (2022), entre outros. Nessa concepção utilizamos como estratégias metodológicas os enfoques da pesquisa qualitativa, bem como considerações acerca da investigação bibliográfica em livros, artigos, revistas e sites, segundo Gil (2002) Assim, considerando os resultados da pesquisa apresentada, podemos referendar que o processo de formação docente na perspectiva da inclusão possibilita aos educadores domínio sobre o desenvolvimento da prática docente, e possibilita aprendizagens significativas acerca da compreensão da importância da inclusão no meio educacional, considerando a pluralidade da formação docente e a importância da identidade profissional para exercício da profissão. |
| Abstract: | The following research presents reflections on Teacher Training from the Perspective of Inclusion. From this perspective, the notes presented highlight the importance of research and study of the theme for the propagation of the concept of inclusive education. Thus, we present as a general objective to understand the limits and possibilities for the construction of inclusive teacher training. In this conception, we also contemplate the specific objectives: 1- Describe the historical context and public policies that support the initial and continuing training of teachers from an inclusive perspective; 2- Analyze how methodological and curricular strategies contribute to inclusive pedagogical practices, highlighting the demands and challenges encountered by teachers; 3- Propose reflections on the reformulation of the initial and continuing training curriculum to meet the needs of effective inclusive education. For the theoretical basis of the research, we used authors such as Mantoan (2015), Leite (2016), Oliveira (2023), Bruno (2007), Nóvoa (2022), among others. In this conception, we use qualitative research approaches as methodological strategies, as well as considerations about bibliographic research in books, articles, magazines and websites, according to Gil (2002). Thus, considering the results of the research presented, we can confirm that the teacher training process from the perspective of inclusion allows educators to master the development of teaching practice, and enables significant learning about understanding the importance of inclusion in the educational environment, considering the plurality of teacher training and the importance of professional identity for the exercise of the profession. |
| Palavras-chave: | Formação Inicial Formação Continuada Inclusão Identidade Profissional |
| Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
| Sigla da instituição: | UESPI |
| Departamento: | Centro de Ensino - Campus do Interior |
| Programa: | Licenciatura em Pedagogia |
| Citação: | SILVA, Maria Helena Monteiro da. Formação docente na perspectiva da inclusão: introdução ao debate. 2024. 42 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí, Oeiras, 2025. |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1374 |
| Data de defesa: | 2025 |
| Aparece nas coleções: | CIES - Licenciatura em Pedagogia (Possidônio Queiroz – OEIRAS) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Monografia Completa.pdf | Documento principal | 540,7 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
