Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1381
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Maria Joaquina Leite da-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/4459152669323249por
dc.contributor.advisor1Oliveira, Tatiana Gonçalves de-
dc.date.accessioned2025-02-07T12:12:22Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationSILVA, Maria Joaquina Leite da. Ensino de história e de cultura africana e afro-brasileira: desafios para implementação das leis antirracistas nas escolas de Floriano PI. 2024. 28 f. Artigo (Licenciatura Plena em História) - Universidade Estadual do Piauí, Floriano, 2024.por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1381-
dc.description.resumoEsta pesquisa é sobre o tema ensino de História e de cultura africana e afro-brasileira, onde procuramos entender se o que está estabelecido nas leis 10.639/03 e 11.645/08, bem como nas orientações das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais (2004) está sendo efetivado nas escolas da cidade de Floriano-PI e quais tem sido os desafios para a prática de uma educação antirracista nessas escolas. Para responder esta pergunta, a pes- quisa analisou as narrativas de três professores de História de uma escola municipal, estadual e particular da cidade de Floriano. As entrevistas foram estruturadas a partir da metodologia da História Oral. A análise qualitativa dos dados teve; com objetivo identificar através dos relatos como esses docentes conhecem e implementam as leis antirracistas em sala de aula. Ao apontar os desafios desses professores na aplicação de uma educação antirracista, o artigo evidencia também que o ensino educacional no Brasil ao longo da História tem sido um ensino eurocen- trado e racista. Para nos ajudar a pensar essa discussão usamos o conceito de racismo estrutural dialogamos com autores como Eduardo Bonilla-Silva (2023) Kanbegele Munanga (2005), Lélia Gonzales (1988) e Circe Bittencourtt (2014), evidenciando também que a criação das leis edu- cacionais antirracistas foi resultado das lutas socias dos movimentos negros e indígenas em prol de um ensino que os colocassem como protagonistas de suas Histórias para além da violência colonial sofrida.por
dc.description.abstractThis research is on the subject of teaching History and African and Afro-Brazilian culture, where we seek to understand if what is established in laws 10.639/03 and 11.645/08, as well as in the guidelines of the National Curriculum Guidelines for the Education of Ethnic-Racial Relations (2004) is being implemented in the schools of Floriano-PI and what has been the challenges for the practice of an anti-racist education in these schools. To answer this question, the research analyzed the narratives of three history teachers from a Munici-pal, state and pri- vate school in the city of Floriano. The interviews were structured from the methodology of Oral History. The qualitative analysis of the data had; with the objective to identify through reports how these teachers know and implement anti-racist laws in the classroom. By pointing out the challenges of these teachers in applying an anti-racist education, the article also shows that educational teaching in Brazil throughout history has been a eurocentric and racist. To help us think this discussion we use the concept of structural racism dialogue with authors such as Eduardo Bonilla-Silva (2023) Kanbegele Munanga (2005), Lélia Gonzales (1988) and Circe Bittencourtt (2014), also showing that the creation of anti-racist educational laws was a result of social struggles of black and indigenous movements in favor of a teaching that put them as protagonists of their Stories beyond the colonial violence sufferedeng
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Joaquina (mjoaquinaleitedas@aluno.uespi.br) on 2025-02-06T20:52:18Z No. of bitstreams: 2 Versão final TCC Maju 1.pdf: 988723 bytes, checksum: b652e1b6382fff4044b23db901b953fd (MD5) Termo-de-Autorizacao-repositorio-maju 1.pdf: 478779 bytes, checksum: 7d488a0ff2b30ee88844410395fbbe3b (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-02-07T12:12:22Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Versão final TCC Maju 1.pdf: 988723 bytes, checksum: b652e1b6382fff4044b23db901b953fd (MD5) Termo-de-Autorizacao-repositorio-maju 1.pdf: 478779 bytes, checksum: 7d488a0ff2b30ee88844410395fbbe3b (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-02-07T12:12:22Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Versão final TCC Maju 1.pdf: 988723 bytes, checksum: b652e1b6382fff4044b23db901b953fd (MD5) Termo-de-Autorizacao-repositorio-maju 1.pdf: 478779 bytes, checksum: 7d488a0ff2b30ee88844410395fbbe3b (MD5) Previous issue date: 2024-12-07eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ensino - Campus do Interiorpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programLicenciatura em Históriapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectRelações Étnico Raciaispor
dc.subjectEnsino Antirracistapor
dc.subjectEnsino de Históriapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor
dc.titleEnsino de história e de cultura africana e afro-brasileira: desafios para implementação das leis antirracistas nas escolas de Floriano-PIpor
dc.title.alternativeTeaching history and african and afro-brazilian culture: challenges for implementing anti-racist laws in schools in Floriano-PIeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopor
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em História (Josefina Demes – FLORIANO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo Completo.pdf965,55 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.