| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1381Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Silva, Maria Joaquina Leite da | - |
| dc.creator.Lattes | https://lattes.cnpq.br/4459152669323249 | por |
| dc.contributor.advisor1 | Oliveira, Tatiana Gonçalves de | - |
| dc.date.accessioned | 2025-02-07T12:12:22Z | - |
| dc.date.issued | 2024 | - |
| dc.identifier.citation | SILVA, Maria Joaquina Leite da. Ensino de história e de cultura africana e afro-brasileira: desafios para implementação das leis antirracistas nas escolas de Floriano PI. 2024. 28 f. Artigo (Licenciatura Plena em História) - Universidade Estadual do Piauí, Floriano, 2024. | por |
| dc.identifier.uri | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1381 | - |
| dc.description.resumo | Esta pesquisa é sobre o tema ensino de História e de cultura africana e afro-brasileira, onde procuramos entender se o que está estabelecido nas leis 10.639/03 e 11.645/08, bem como nas orientações das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais (2004) está sendo efetivado nas escolas da cidade de Floriano-PI e quais tem sido os desafios para a prática de uma educação antirracista nessas escolas. Para responder esta pergunta, a pes- quisa analisou as narrativas de três professores de História de uma escola municipal, estadual e particular da cidade de Floriano. As entrevistas foram estruturadas a partir da metodologia da História Oral. A análise qualitativa dos dados teve; com objetivo identificar através dos relatos como esses docentes conhecem e implementam as leis antirracistas em sala de aula. Ao apontar os desafios desses professores na aplicação de uma educação antirracista, o artigo evidencia também que o ensino educacional no Brasil ao longo da História tem sido um ensino eurocen- trado e racista. Para nos ajudar a pensar essa discussão usamos o conceito de racismo estrutural dialogamos com autores como Eduardo Bonilla-Silva (2023) Kanbegele Munanga (2005), Lélia Gonzales (1988) e Circe Bittencourtt (2014), evidenciando também que a criação das leis edu- cacionais antirracistas foi resultado das lutas socias dos movimentos negros e indígenas em prol de um ensino que os colocassem como protagonistas de suas Histórias para além da violência colonial sofrida. | por |
| dc.description.abstract | This research is on the subject of teaching History and African and Afro-Brazilian culture, where we seek to understand if what is established in laws 10.639/03 and 11.645/08, as well as in the guidelines of the National Curriculum Guidelines for the Education of Ethnic-Racial Relations (2004) is being implemented in the schools of Floriano-PI and what has been the challenges for the practice of an anti-racist education in these schools. To answer this question, the research analyzed the narratives of three history teachers from a Munici-pal, state and pri- vate school in the city of Floriano. The interviews were structured from the methodology of Oral History. The qualitative analysis of the data had; with the objective to identify through reports how these teachers know and implement anti-racist laws in the classroom. By pointing out the challenges of these teachers in applying an anti-racist education, the article also shows that educational teaching in Brazil throughout history has been a eurocentric and racist. To help us think this discussion we use the concept of structural racism dialogue with authors such as Eduardo Bonilla-Silva (2023) Kanbegele Munanga (2005), Lélia Gonzales (1988) and Circe Bittencourtt (2014), also showing that the creation of anti-racist educational laws was a result of social struggles of black and indigenous movements in favor of a teaching that put them as protagonists of their Stories beyond the colonial violence suffered | eng |
| dc.description.provenance | Submitted by Maria Joaquina (mjoaquinaleitedas@aluno.uespi.br) on 2025-02-06T20:52:18Z No. of bitstreams: 2 Versão final TCC Maju 1.pdf: 988723 bytes, checksum: b652e1b6382fff4044b23db901b953fd (MD5) Termo-de-Autorizacao-repositorio-maju 1.pdf: 478779 bytes, checksum: 7d488a0ff2b30ee88844410395fbbe3b (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-02-07T12:12:22Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Versão final TCC Maju 1.pdf: 988723 bytes, checksum: b652e1b6382fff4044b23db901b953fd (MD5) Termo-de-Autorizacao-repositorio-maju 1.pdf: 478779 bytes, checksum: 7d488a0ff2b30ee88844410395fbbe3b (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-02-07T12:12:22Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Versão final TCC Maju 1.pdf: 988723 bytes, checksum: b652e1b6382fff4044b23db901b953fd (MD5) Termo-de-Autorizacao-repositorio-maju 1.pdf: 478779 bytes, checksum: 7d488a0ff2b30ee88844410395fbbe3b (MD5) Previous issue date: 2024-12-07 | eng |
| dc.format | application/pdf | * |
| dc.language | por | por |
| dc.publisher | Universidade Estadual do Piauí | por |
| dc.publisher.department | Centro de Ensino - Campus do Interior | por |
| dc.publisher.country | Brasil | por |
| dc.publisher.initials | UESPI | por |
| dc.publisher.program | Licenciatura em História | por |
| dc.rights | Acesso Aberto | por |
| dc.subject | Relações Étnico Raciais | por |
| dc.subject | Ensino Antirracista | por |
| dc.subject | Ensino de História | por |
| dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | por |
| dc.title | Ensino de história e de cultura africana e afro-brasileira: desafios para implementação das leis antirracistas nas escolas de Floriano-PI | por |
| dc.title.alternative | Teaching history and african and afro-brazilian culture: challenges for implementing anti-racist laws in schools in Floriano-PI | eng |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | por |
| Aparece nas coleções: | CIES - Licenciatura em História (Josefina Demes – FLORIANO) | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Artigo Completo.pdf | 965,55 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
