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Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Ensino de história e de cultura africana e afro-brasileira: desafios para implementação das leis antirracistas nas escolas de Floriano-PI
Título(s) alternativo(s): Teaching history and african and afro-brazilian culture: challenges for implementing anti-racist laws in schools in Floriano-PI
Autor: Silva, Maria Joaquina Leite da 
Primeiro orientador: Oliveira, Tatiana Gonçalves de
Resumo: Esta pesquisa é sobre o tema ensino de História e de cultura africana e afro-brasileira, onde procuramos entender se o que está estabelecido nas leis 10.639/03 e 11.645/08, bem como nas orientações das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais (2004) está sendo efetivado nas escolas da cidade de Floriano-PI e quais tem sido os desafios para a prática de uma educação antirracista nessas escolas. Para responder esta pergunta, a pes- quisa analisou as narrativas de três professores de História de uma escola municipal, estadual e particular da cidade de Floriano. As entrevistas foram estruturadas a partir da metodologia da História Oral. A análise qualitativa dos dados teve; com objetivo identificar através dos relatos como esses docentes conhecem e implementam as leis antirracistas em sala de aula. Ao apontar os desafios desses professores na aplicação de uma educação antirracista, o artigo evidencia também que o ensino educacional no Brasil ao longo da História tem sido um ensino eurocen- trado e racista. Para nos ajudar a pensar essa discussão usamos o conceito de racismo estrutural dialogamos com autores como Eduardo Bonilla-Silva (2023) Kanbegele Munanga (2005), Lélia Gonzales (1988) e Circe Bittencourtt (2014), evidenciando também que a criação das leis edu- cacionais antirracistas foi resultado das lutas socias dos movimentos negros e indígenas em prol de um ensino que os colocassem como protagonistas de suas Histórias para além da violência colonial sofrida.
Abstract: This research is on the subject of teaching History and African and Afro-Brazilian culture, where we seek to understand if what is established in laws 10.639/03 and 11.645/08, as well as in the guidelines of the National Curriculum Guidelines for the Education of Ethnic-Racial Relations (2004) is being implemented in the schools of Floriano-PI and what has been the challenges for the practice of an anti-racist education in these schools. To answer this question, the research analyzed the narratives of three history teachers from a Munici-pal, state and pri- vate school in the city of Floriano. The interviews were structured from the methodology of Oral History. The qualitative analysis of the data had; with the objective to identify through reports how these teachers know and implement anti-racist laws in the classroom. By pointing out the challenges of these teachers in applying an anti-racist education, the article also shows that educational teaching in Brazil throughout history has been a eurocentric and racist. To help us think this discussion we use the concept of structural racism dialogue with authors such as Eduardo Bonilla-Silva (2023) Kanbegele Munanga (2005), Lélia Gonzales (1988) and Circe Bittencourtt (2014), also showing that the creation of anti-racist educational laws was a result of social struggles of black and indigenous movements in favor of a teaching that put them as protagonists of their Stories beyond the colonial violence suffered
Palavras-chave: Relações Étnico Raciais
Ensino Antirracista
Ensino de História
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ensino - Campus do Interior
Programa: Licenciatura em História
Citação: SILVA, Maria Joaquina Leite da. Ensino de história e de cultura africana e afro-brasileira: desafios para implementação das leis antirracistas nas escolas de Floriano PI. 2024. 28 f. Artigo (Licenciatura Plena em História) - Universidade Estadual do Piauí, Floriano, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1381
Data de defesa: 2024
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em História (Josefina Demes – FLORIANO)

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