| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1389Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Costa, Dhiemison Ruan Silva | - |
| dc.contributor.advisor1 | Brito, Janete Batista de | - |
| dc.contributor.referee1 | Costa, Nadja | - |
| dc.contributor.referee2 | Luz, Edina | - |
| dc.date.accessioned | 2025-02-10T12:19:19Z | - |
| dc.date.issued | 2025 | - |
| dc.identifier.citation | COSTA, Dhiemison Ruan Silva. Formação do professor de física potencializado pelo programa residência pedagógica. 2025.13f. Artigo (Licenciatura em Física) - -Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2025. | por |
| dc.identifier.uri | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1389 | - |
| dc.description.resumo | Este trabalho investiga os impactos do Programa Residência Pedagógica no ensino de Física em escolas da rede estadual, com o objetivo de avaliar como a participação dos licenciandos em um ambiente de formação prática pode potencializar o processo de ensino-aprendizagem. O Programa Residência Pedagógica visa integrar a teoria adquirida nas universidades com a prática pedagógica nas escolas, oferecendo uma experiência mais próxima da realidade educacional. A pesquisa foi realizada com alunos do Subprojeto Física da Universidade Estadual do Piauí, com o apoio da coordenadora docente e dos professores preceptores. Observou-se a aplicação e o uso de metodologias ativas, como a aprendizagem baseada em problemas e experimentações, promovendo maior compreensão dos conteúdos pelos estudantes. Além disso, foram analisados os desafios enfrentados pelos licenciandos na adaptação ao contexto escolar e como a troca de experiências entre universidade e escola contribuiu para o desenvolvimento de estratégias pedagógicas inovadoras. Os resultados indicam que o programa contribui significativamente para a formação dos futuros professores, proporcionando uma visão mais prática e contextualizada da docência. A utilização de métodos mais dinâmicos no ensino de Física, impulsionados pela experiência do Residência Pedagógica, mostrou-se eficaz no aprimoramento do aprendizado dos alunos, além de fortalecer a articulação entre teoria e prática no ensino da disciplina. | por |
| dc.description.abstract | This work investigates the impacts of the Pedagogical Residency Program on Physics teaching in state schools, with the aim of evaluating how the participation of undergraduate students in a practical training environment can enhance the teaching-learning process. The Pedagogical Residency Program aims to integrate the theory acquired at universities with pedagogical practice in schools, offering an experience closer to educational reality. The research was carried out with students from the Physics Subproject at the State University of Piauí, with the support of the teaching coordinator and preceptor teachers. The application and use of active methodologies was observed, such as problem-based learning and experimentation, promoting greater understanding of the content by students. Furthermore, the challenges faced by undergraduates in adapting to the school context were analyzed and how the exchange of experiences between university and school contributed to the development of innovative pedagogical strategies. The results indicate that the program contributes significantly to the training of future teachers, providing a more practical and contextualized view of teaching. The use of more dynamic methods in teaching Physics, driven by the experience of the Pedagogical Residency, proved to be effective in improving student learning, in addition to strengthening the articulation between theory and practice in teaching the subject. | eng |
| dc.description.provenance | Submitted by Dhiemison Costa (dhiemisoncosta@aluno.uespi.br) on 2025-02-08T01:16:31Z No. of bitstreams: 2 TCC_DHEIMISON (OFICIAL).pdf: 311709 bytes, checksum: 3aa0d925a76a5d55866a1f1758b83af4 (MD5) anexotcc_assinado.pdf: 126452 bytes, checksum: 66bb9e57afe991df5733706bc14372cd (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-02-10T12:19:19Z (GMT) No. of bitstreams: 2 TCC_DHEIMISON (OFICIAL).pdf: 311709 bytes, checksum: 3aa0d925a76a5d55866a1f1758b83af4 (MD5) anexotcc_assinado.pdf: 126452 bytes, checksum: 66bb9e57afe991df5733706bc14372cd (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-02-10T12:19:19Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TCC_DHEIMISON (OFICIAL).pdf: 311709 bytes, checksum: 3aa0d925a76a5d55866a1f1758b83af4 (MD5) anexotcc_assinado.pdf: 126452 bytes, checksum: 66bb9e57afe991df5733706bc14372cd (MD5) Previous issue date: 2025-01-13 | eng |
| dc.format | application/pdf | * |
| dc.language | por | por |
| dc.publisher | Universidade Estadual do Piauí | por |
| dc.publisher.department | Centro de Ciencias da Natureza | por |
| dc.publisher.country | Brasil | por |
| dc.publisher.initials | UESPI | por |
| dc.publisher.program | Licenciatura em Física | por |
| dc.rights | Acesso Aberto | por |
| dc.subject | Formação de Professores | por |
| dc.subject | Ensino-Aprendizagem | por |
| dc.subject | Ensino de Física | por |
| dc.subject.cnpq | EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | por |
| dc.title | Formação do professor de física potencializado pelo programa residência pedagógica | por |
| dc.type | Artigo | por |
| Aparece nas coleções: | CCN - Licenciatura em Física (Poeta Torquato Neto – TERESINA) | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Artigo Completo.pdf | 304,4 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
