Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1390
Tipo do documento: Monografia
Título: Gêneros acadêmicos no ensino médio: uma análise de livros didáticos de língua portuguesa
Autor: Cunha, Elis Rebeca de Macêdo 
Primeiro orientador: Melo, Bárbara Olímpia Ramos de
Primeiro membro da banca: Oliveira, John Hélio Porangaba de
Segundo membro da banca: Sousa, Raimundo Isídio de
Resumo: O domínio da leitura e escrita de gêneros científico-acadêmicos é fundamental para o processo de ensino aprendizagem no ensino superior. Sabe-se que a exploração desse conhecimento deve ocorrer ainda na educação básica. Nesse contexto, o objeto de estudo desta pesquisa são livros aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático – PNLD (Brasil, 2023) e usados em escolas do Piauí. O objetivo foi identificar quais gêneros de esfera científico-acadêmica são contemplados e como sua leitura e produção são trabalhadas, tendo como base as recomendações da Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2018) sobre as habilidades e competências que devem ser desenvolvidas no ensino médio acerca da leitura e produção de gêneros acadêmicos e as pesquisas acadêmicas que abordam a temática. A metodologia consistiu em observar a presença e a abordagem dos gêneros científico-acadêmicos nos livros didáticos, sendo caracterizada como documental, com objetivo descritivo e abordagem qualitativa. O corpus foi constituído por três livros didáticos organizados em volume único presentes no ciclo de 2021 do PNLD e utilizados nas aulas de Língua Portuguesa, nos três anos do Ensino Médio. Em relação à fundamentação teórica, a pesquisa apoiou-se em estudos acerca da importância do livro didático no ensino de Língua Portuguesa e das reflexões sobre concepção de gêneros e letramentos científicos e acadêmicos, como os de Ota (2009), Bezerra (2013), Santos e Melo (2023) e Magalhães e Cristóvão (2018). Como resultados, foi possível observar a presença ainda tímida de gêneros da esfera científico-acadêmica nos livros didáticos, considerando que as obras aqui analisadas contemplam os três anos do ensino médio em volume único. Com este trabalho foi possível observar, ainda, que existe a presença de atividades de produção textual envolvendo gêneros científico-acadêmicos nos livros didáticos, mas somente isso ainda não é o suficiente para sanar ou prevenir as dificuldades observadas em alunos recém chegados ao ensino superior. Percebe-se, com este estudo, lacunas em relação às atividades presentes no livro didático de língua portuguesa. Assim, foi possível observar que os livros didáticos abordam alguns gêneros acadêmicos, mas é preciso constatar se esses livros são realmente utilizados nas aulas de língua portuguesa, de modo a contribuir com a construção dos letramentos acadêmicos dos alunos, e refletir sobre o nível de preparo dos professores da educação básica no que tange o processo de ensino-aprendizagem dos gêneros de esfera científico-acadêmica.
Abstract: Mastering reading and writing scientific-academic genres is fundamental to the teaching-learning process in higher education. It is known that the exploration of this knowledge should begin during basic education. In this context, this study analyzes how scientific-academic genres are addressed in high school Portuguese Language textbooks. The object of study consists of textbooks approved by the National Textbook Program (PNLD) (Brazil, 2023) and used in schools in Piauí. The objective was to identify which genres are included and how their reading and production are approached, based on the recommendations of the Common National Curriculum Base (Brasil, 2018) regarding the skills and competencies that should be developed in high school related to the reading and production of academic genres, as well as scholarly research on this subject. The methodology consisted of observing the presence and approach to scientific-academic genres in the textbooks. This research is characterized as a documentary, with a descriptive objective and a qualitative approach. The corpus consisted of three textbooks from the 2021 PNLD cycle, used in Portuguese Language classes across the three years of high school. In terms of theoretical foundation, the research was supported by studies on the importance of textbooks in teaching Portuguese and reflections on the concept of genres and academic literacies and scientific, such as those by Ota (2009), Bezerra (2013), Santos and Melo (2023) and Magalhães and Cristóvão (2018). As a result, it was observed that activities involving the production of academic genres are structured and presented according to BNCC guidelines, aimed at developing the skills and competencies in high school students for successful entry into higher education. However, there is still a limited presence of academic genres in textbooks, especially considering that the analyzed works cover all three years of high school in a single volume. This study also revealed that, while there are text production activities involving scientific-academic genres in the textbooks, this alone is not sufficient to resolve or prevent the difficulties faced by students entering higher education. The study highlights gaps in the activities presented in Portuguese Language textbooks. Therefore, it is essential to determine whether these textbooks are effectively used in Portuguese classes to support the development of students' academic and scientific literacies.
Palavras-chave: Livro didático; Ensino médio; Língua portuguesa; Gêneros científico-acadêmicos; Letramentos.
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ensino Campus Clovis Moura
Programa: Licenciatura em Letras Português
Citação: Licenciatura em Letras Português
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1390
Data de defesa: 2025
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em Letras Português (Clóvis Moura – TERESINA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA COMPLETA .docx.pdfDocumento principal4,87 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.