Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1392
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorReis Junior, Edson Saraiva dos-
dc.contributor.advisor1Oliveira, Antônio Leonel de-
dc.date.accessioned2025-02-10T13:19:33Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationREIS JUNIOR, Edson Saraiva dos. Uma análise no conteúdo de Química no livro do nono ano do ensino fundamental II. 2024. 26f. Artigo (Licenciatura Plena em Química) - Universidade Estadual do Piauí, Piripiri, 2024 .por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1392-
dc.description.resumoOs livros didáticos possuem grande participação e relevância no processo de ensino e aprendizagem e na prática pedagógica de diversos docentes. Assim os livros didáticos de ciências devem apresentar uma abordagem coletiva e complexa a respeito dos conhecimentos científicos, sendo estes apresentados de forma cientificamente correta, com a linguagem adequada à faixa etária da série a ser trabalhada e com ilustrações que possam ajudar numa melhor compreensão dos conceitos. Neste âmbito, o presente trabalho investigou como os livros didáticos de ciências de nono ano vêm trabalhando os conceitos de química. A pesquisa, realizada no enfoque investigativo, pautou-se em uma análise documental de um livro aprovado no PNLD. Identificou-se, no livro analisado, a presença de conceitos químicos com conceitos equivocados e errôneos, no entanto foi comprovado que o livro está alinhando com as diretrizes curriculares estabelecidas pela BNCC.por
dc.description.abstractTextbooks have great participation and relevance in the teaching and learning process and in the pedagogical practice of several teachers. Therefore, science textbooks must present a collective and complex approach to scientific knowledge, which is presented in a scientifically correct way, with language appropriate to the age group of the series being worked on and with illustrations that can help in a better understanding of the concepts. In this context, the present work investigated how ninth-grade science textbooks have been working on chemistry concepts. The research, carried out with an investigative approach, was based on a documentary analysis of a book approved by the PNLD. In the book analyzed, the presence of chemical concepts with mistaken and erroneous concepts; however, it was proven that the book is aligned with the curricular guidelines determined by the BNCCeng
dc.description.provenanceSubmitted by Edson Junior (edsonjunior@aluno.uespi.br) on 2025-02-07T19:35:07Z No. of bitstreams: 2 ARTIGO COMPLETO.pdf: 1113101 bytes, checksum: defdeae463094e892c3699a98796af47 (MD5) TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO.pdf: 2206495 bytes, checksum: b61d2c88b6504fe9f5b9cbddb5b330fd (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-02-10T13:19:33Z (GMT) No. of bitstreams: 2 ARTIGO COMPLETO.pdf: 1113101 bytes, checksum: defdeae463094e892c3699a98796af47 (MD5) TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO.pdf: 2206495 bytes, checksum: b61d2c88b6504fe9f5b9cbddb5b330fd (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-02-10T13:19:33Z (GMT). No. of bitstreams: 2 ARTIGO COMPLETO.pdf: 1113101 bytes, checksum: defdeae463094e892c3699a98796af47 (MD5) TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO.pdf: 2206495 bytes, checksum: b61d2c88b6504fe9f5b9cbddb5b330fd (MD5) Previous issue date: 2024-12-18eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ensino - Campus do Interiorpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programLicenciatura em Químicapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLivro Didáticopor
dc.subjectEnsino Básicopor
dc.subjectConceitos de Químicapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApor
dc.titleUma análise no conteúdo de Química no livro do nono ano do ensino fundamental IIpor
dc.typeArtigopor
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em Química (Prof. Antônio Giovanni Alves de Sousa – PIRIPIRI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo Completo.pdf1,09 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.