| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1392Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Reis Junior, Edson Saraiva dos | - |
| dc.contributor.advisor1 | Oliveira, Antônio Leonel de | - |
| dc.date.accessioned | 2025-02-10T13:19:33Z | - |
| dc.date.issued | 2024 | - |
| dc.identifier.citation | REIS JUNIOR, Edson Saraiva dos. Uma análise no conteúdo de Química no livro do nono ano do ensino fundamental II. 2024. 26f. Artigo (Licenciatura Plena em Química) - Universidade Estadual do Piauí, Piripiri, 2024 . | por |
| dc.identifier.uri | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1392 | - |
| dc.description.resumo | Os livros didáticos possuem grande participação e relevância no processo de ensino e aprendizagem e na prática pedagógica de diversos docentes. Assim os livros didáticos de ciências devem apresentar uma abordagem coletiva e complexa a respeito dos conhecimentos científicos, sendo estes apresentados de forma cientificamente correta, com a linguagem adequada à faixa etária da série a ser trabalhada e com ilustrações que possam ajudar numa melhor compreensão dos conceitos. Neste âmbito, o presente trabalho investigou como os livros didáticos de ciências de nono ano vêm trabalhando os conceitos de química. A pesquisa, realizada no enfoque investigativo, pautou-se em uma análise documental de um livro aprovado no PNLD. Identificou-se, no livro analisado, a presença de conceitos químicos com conceitos equivocados e errôneos, no entanto foi comprovado que o livro está alinhando com as diretrizes curriculares estabelecidas pela BNCC. | por |
| dc.description.abstract | Textbooks have great participation and relevance in the teaching and learning process and in the pedagogical practice of several teachers. Therefore, science textbooks must present a collective and complex approach to scientific knowledge, which is presented in a scientifically correct way, with language appropriate to the age group of the series being worked on and with illustrations that can help in a better understanding of the concepts. In this context, the present work investigated how ninth-grade science textbooks have been working on chemistry concepts. The research, carried out with an investigative approach, was based on a documentary analysis of a book approved by the PNLD. In the book analyzed, the presence of chemical concepts with mistaken and erroneous concepts; however, it was proven that the book is aligned with the curricular guidelines determined by the BNCC | eng |
| dc.description.provenance | Submitted by Edson Junior (edsonjunior@aluno.uespi.br) on 2025-02-07T19:35:07Z No. of bitstreams: 2 ARTIGO COMPLETO.pdf: 1113101 bytes, checksum: defdeae463094e892c3699a98796af47 (MD5) TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO.pdf: 2206495 bytes, checksum: b61d2c88b6504fe9f5b9cbddb5b330fd (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-02-10T13:19:33Z (GMT) No. of bitstreams: 2 ARTIGO COMPLETO.pdf: 1113101 bytes, checksum: defdeae463094e892c3699a98796af47 (MD5) TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO.pdf: 2206495 bytes, checksum: b61d2c88b6504fe9f5b9cbddb5b330fd (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-02-10T13:19:33Z (GMT). No. of bitstreams: 2 ARTIGO COMPLETO.pdf: 1113101 bytes, checksum: defdeae463094e892c3699a98796af47 (MD5) TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO.pdf: 2206495 bytes, checksum: b61d2c88b6504fe9f5b9cbddb5b330fd (MD5) Previous issue date: 2024-12-18 | eng |
| dc.format | application/pdf | * |
| dc.language | por | por |
| dc.publisher | Universidade Estadual do Piauí | por |
| dc.publisher.department | Centro de Ensino - Campus do Interior | por |
| dc.publisher.country | Brasil | por |
| dc.publisher.initials | UESPI | por |
| dc.publisher.program | Licenciatura em Química | por |
| dc.rights | Acesso Aberto | por |
| dc.subject | Livro Didático | por |
| dc.subject | Ensino Básico | por |
| dc.subject | Conceitos de Química | por |
| dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA | por |
| dc.title | Uma análise no conteúdo de Química no livro do nono ano do ensino fundamental II | por |
| dc.type | Artigo | por |
| Aparece nas coleções: | CIES - Licenciatura em Química (Prof. Antônio Giovanni Alves de Sousa – PIRIPIRI) | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Artigo Completo.pdf | 1,09 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
