Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1392
Tipo do documento: Artigo
Título: Uma análise no conteúdo de Química no livro do nono ano do ensino fundamental II
Autor: Reis Junior, Edson Saraiva dos
Primeiro orientador: Oliveira, Antônio Leonel de
Resumo: Os livros didáticos possuem grande participação e relevância no processo de ensino e aprendizagem e na prática pedagógica de diversos docentes. Assim os livros didáticos de ciências devem apresentar uma abordagem coletiva e complexa a respeito dos conhecimentos científicos, sendo estes apresentados de forma cientificamente correta, com a linguagem adequada à faixa etária da série a ser trabalhada e com ilustrações que possam ajudar numa melhor compreensão dos conceitos. Neste âmbito, o presente trabalho investigou como os livros didáticos de ciências de nono ano vêm trabalhando os conceitos de química. A pesquisa, realizada no enfoque investigativo, pautou-se em uma análise documental de um livro aprovado no PNLD. Identificou-se, no livro analisado, a presença de conceitos químicos com conceitos equivocados e errôneos, no entanto foi comprovado que o livro está alinhando com as diretrizes curriculares estabelecidas pela BNCC.
Abstract: Textbooks have great participation and relevance in the teaching and learning process and in the pedagogical practice of several teachers. Therefore, science textbooks must present a collective and complex approach to scientific knowledge, which is presented in a scientifically correct way, with language appropriate to the age group of the series being worked on and with illustrations that can help in a better understanding of the concepts. In this context, the present work investigated how ninth-grade science textbooks have been working on chemistry concepts. The research, carried out with an investigative approach, was based on a documentary analysis of a book approved by the PNLD. In the book analyzed, the presence of chemical concepts with mistaken and erroneous concepts; however, it was proven that the book is aligned with the curricular guidelines determined by the BNCC
Palavras-chave: Livro Didático
Ensino Básico
Conceitos de Química
Área(s) do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ensino - Campus do Interior
Programa: Licenciatura em Química
Citação: REIS JUNIOR, Edson Saraiva dos. Uma análise no conteúdo de Química no livro do nono ano do ensino fundamental II. 2024. 26f. Artigo (Licenciatura Plena em Química) - Universidade Estadual do Piauí, Piripiri, 2024 .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1392
Data de defesa: 2024
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em Química (Prof. Antônio Giovanni Alves de Sousa – PIRIPIRI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo Completo.pdf1,09 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.