| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1392| Tipo do documento: | Artigo |
| Título: | Uma análise no conteúdo de Química no livro do nono ano do ensino fundamental II |
| Autor: | Reis Junior, Edson Saraiva dos |
| Primeiro orientador: | Oliveira, Antônio Leonel de |
| Resumo: | Os livros didáticos possuem grande participação e relevância no processo de ensino e aprendizagem e na prática pedagógica de diversos docentes. Assim os livros didáticos de ciências devem apresentar uma abordagem coletiva e complexa a respeito dos conhecimentos científicos, sendo estes apresentados de forma cientificamente correta, com a linguagem adequada à faixa etária da série a ser trabalhada e com ilustrações que possam ajudar numa melhor compreensão dos conceitos. Neste âmbito, o presente trabalho investigou como os livros didáticos de ciências de nono ano vêm trabalhando os conceitos de química. A pesquisa, realizada no enfoque investigativo, pautou-se em uma análise documental de um livro aprovado no PNLD. Identificou-se, no livro analisado, a presença de conceitos químicos com conceitos equivocados e errôneos, no entanto foi comprovado que o livro está alinhando com as diretrizes curriculares estabelecidas pela BNCC. |
| Abstract: | Textbooks have great participation and relevance in the teaching and learning process and in the pedagogical practice of several teachers. Therefore, science textbooks must present a collective and complex approach to scientific knowledge, which is presented in a scientifically correct way, with language appropriate to the age group of the series being worked on and with illustrations that can help in a better understanding of the concepts. In this context, the present work investigated how ninth-grade science textbooks have been working on chemistry concepts. The research, carried out with an investigative approach, was based on a documentary analysis of a book approved by the PNLD. In the book analyzed, the presence of chemical concepts with mistaken and erroneous concepts; however, it was proven that the book is aligned with the curricular guidelines determined by the BNCC |
| Palavras-chave: | Livro Didático Ensino Básico Conceitos de Química |
| Área(s) do CNPq: | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
| Sigla da instituição: | UESPI |
| Departamento: | Centro de Ensino - Campus do Interior |
| Programa: | Licenciatura em Química |
| Citação: | REIS JUNIOR, Edson Saraiva dos. Uma análise no conteúdo de Química no livro do nono ano do ensino fundamental II. 2024. 26f. Artigo (Licenciatura Plena em Química) - Universidade Estadual do Piauí, Piripiri, 2024 . |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1392 |
| Data de defesa: | 2024 |
| Aparece nas coleções: | CIES - Licenciatura em Química (Prof. Antônio Giovanni Alves de Sousa – PIRIPIRI) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Artigo Completo.pdf | 1,09 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
