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Tipo do documento: Artigo
Título: As consequências da aplicação ou da inaplicabilidade de políticas públicas antirracistas sob o olhar dos discentes: o caso do campus professor Possidônio Queiroz
Autor: Santos, Ana Karla Carvalho
Primeiro orientador: Morais, Lorena Raquel de Alencar Sales de
Primeiro membro da banca: Souza, Leticia Oliveira de
Segundo membro da banca: Martins, Lucivando Ribeiro
Resumo: No Brasil, o sistema educacional é, historicamente, estruturado mediante leis, discursos e práticas sociais que visam impedir e negligenciar a presença da população negra no ambiente escolar. Todavia, a partir dos anos 2000 o Governo Federal tem buscada a aplicabilidade de leis que proporcione o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana (Lei nº 10.639/03; Lei nº 11.645/08), o ingresso e permanência de sujeitos negros no ensino superior (Lei nº 12.711/12), por meio da sanção de leis que se pautam em um agir antirracista. Contudo, ao observarmos os contextos escolares e universitários, percebemos que a educação brasileira ainda é pautada em discursos e práticas racistas. Nesse sentido, neste estudo temos por objetivo discutir como a ausência de políticas públicas antirracistas e/ou a aplicação de forma ineficaz dessas prejudicam o processo de formação de educandos negros no Campus Professor Possidônio Queiroz. Para tanto, utilizamos da pesquisa bibliográfica para o levantamento de discussões teóricas, documental com intuito de analisarmos os PPCs dos cursos de Licenciaturas ofertados no Campus Possidônio Queiroz, e de campo, por meio de questionários, objetivando dialogar com os sujeitos que constituem o quadro discente da instituição. Com isso, mediante as análises, observamos que o ensino ainda é voltado para um ensino racista, visto que os alunos não se sentem representados e nem estimulados por essa educação que é oferecida dentro do Campus.
Abstract: In Brazil, the educational system has historically been structured by laws, discourses and social practices that aim to prevent and neglect the presence of the black population in the school environment. However, since the 2000s, the federal government has sought to enforce laws that provide for the teaching of Afro-Brazilian and African history and culture (Law No. 10.639/03; Law No. 11.645/08), and the entry and permanence of black subjects in higher education (Law No. 12.711/12), by sanctioning laws that are based on anti-racist action. However, when we look at school and university contexts, we realize that Brazilian is still based on racist discourses and practices. In this sense, the aim of this study is to discuss how the absence of anti-racist public policies and/or their ineffective application hinder the process of training black students at the Professor Possidônio Queiroz Campus. To this end, we used bibliographical research to survey theoretical discussions, documentary research to analyze the PPCs of the degree courses offered at the Possidônio Queiroz Campus, and field research using questionnaires, with the aim of dialoguing with the subjects who make up the institution's student body. As a result, through the analysis, we observed that teaching is still geared towards racist teaching, since students don't feel represented or stimulated by the education offered on campus.
Palavras-chave: Antirracismo
Educação
Políticas Públicas
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ensino - Campus do Interior
Programa: Licenciatura em Pedagogia
Citação: SANTOS, Ana Karla Carvalho. As consequências da aplicação ou da inaplicabilidade de políticas públicas antirracistas sob o olhar dos discentes: o caso do campus professor Possidônio Queiroz. 2024. 25f. Artigo (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí, Oeiras, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1394
Data de defesa: 2024
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em Pedagogia (Possidônio Queiroz – OEIRAS)

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