| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1395Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Sousa, Ionete Ferreira de | - |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2794785645361094 | por |
| dc.contributor.advisor1 | Morais, Lorena Raquel de Alencar Sales de | - |
| dc.contributor.referee1 | Martins, Lucivando Ribeiro | - |
| dc.contributor.referee2 | Paixão, Mara de Souza | - |
| dc.date.accessioned | 2025-02-10T13:51:56Z | - |
| dc.date.issued | 2025 | - |
| dc.identifier.citation | SOUSA, Ionete Ferreira de. Crianças com TEA na educação infantil e a afetividade: um estudo em escola do município de Oeiras Piauí. 2025. 32f. Artigo (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí, Oeiras-PI, 2024. | por |
| dc.identifier.uri | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1395 | - |
| dc.description.resumo | Este estudo trabalhou o papel da afetividade nas interações entre professores e alunos com necessidades específicas na educação infantil de uma escola do município de Oeiras – Piauí. O objetivo geral foi investigar como a afetividade nas práticas pedagógicas influencia o desenvolvimento e a inclusão de crianças com TEA na educação infantil em uma escola do município de Oeiras-PI. A pesquisa, de natureza qualitativa, envolveu observações em sala de aula e questionários com professores e pais. Os resultados corroboram a importância da afetividade no processo de ensino-aprendizagem, conforme preconizado por autores como Freire (2011) e Vygotsky (2011), que enfatizam a dimensão social e afetiva da aprendizagem. As práticas pedagógicas que valorizam as relações interpessoais, a empatia e o respeito à diversidade demonstraram ser cruciais para a inclusão e o bem-estar dos alunos, alinhadas com as perspectivas de Mahoney (2005) sobre a educação inclusiva. Conclui-se que investir em formação continuada de professores e em práticas pedagógicas que promovam a afetividade é fundamental para garantir o sucesso escolar de todos os estudantes. | por |
| dc.description.abstract | This study examined the role of affectivity in the interactions between teachers and students with special needs in early childhood education at a school in the municipality of Oeiras, Piauí. The general objective was to investigate how affectivity in pedagogical practices influences the development and inclusion of children with ASD in early childhood education in a school in Oeiras-PI. The qualitative research involved classroom observations and questionnaires with teachers and parents. The results support the importance of affectivity in the teaching-learning process, as advocated by authors such as Freire (2011) and Vygotsky (2011), who emphasize the social and emotional dimensions of learning. Pedagogical practices that value interpersonal relationships, empathy, and respect for diversity proved to be crucial for students' inclusion and well-being, aligning with Mahoney’s (2005) perspectives on inclusive education. It is concluded that investing in continuous teacher training and pedagogical practices that promote affectivity is essential to ensure the academic success of all students. | eng |
| dc.description.provenance | Submitted by Ionete Ferreira de Sousa (ionetesousa@aluno.uespi.br) on 2025-02-08T17:59:30Z No. of bitstreams: 2 Ionete Trabalho pronto.pdf: 427080 bytes, checksum: 963a1fe9cb423d1324586b1a66a9c5cd (MD5) termo depósito.pdf: 356902 bytes, checksum: 7773a5825d6e5a52ba62d6f55e5917ff (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Rejected by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br), reason: INFORMAMOS QUE SUA SUBMISSÃO FOI REJEITADA PARA CORREÇÕES. OBSERVAMOS A NECESSIDADE DE CORRIGIR: 1.PREENCHA E ASSINE O TERMO DE AUTORIZAÇÃO, DISPONÍVEL NO LINK: HTTPS://UESPI.BR/WP-CONTENT/UPLOADS/2024/12/TERMO-DE-AUTORIZACAO-REPOSITORIO-UESPI.PDF. O TERMO DEVE SER ASSINADO PELO(S) AUTOR(ES) E PELO(A) ORIENTADOR(A). 2. APÓS REALIZAR AS DEVIDAS CORREÇÕES ENVIE NOVAMENTE SUA SUBMISSÃO CONFORME O PROCEDIMENTO INDICADO NO TUTORIAL. on 2025-02-10T12:30:11Z (GMT) | eng |
| dc.description.provenance | Submitted by Ionete Ferreira de Sousa (ionetesousa@aluno.uespi.br) on 2025-02-10T12:39:25Z No. of bitstreams: 2 Ionete Trabalho pronto.pdf: 427080 bytes, checksum: 963a1fe9cb423d1324586b1a66a9c5cd (MD5) termo_deposito_Ionete__assinado.pdf: 386629 bytes, checksum: 384f9c23bd5be76504fac307a72135ee (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-02-10T13:51:56Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Ionete Trabalho pronto.pdf: 427080 bytes, checksum: 963a1fe9cb423d1324586b1a66a9c5cd (MD5) termo_deposito_Ionete__assinado.pdf: 386629 bytes, checksum: 384f9c23bd5be76504fac307a72135ee (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-02-10T13:51:56Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Ionete Trabalho pronto.pdf: 427080 bytes, checksum: 963a1fe9cb423d1324586b1a66a9c5cd (MD5) termo_deposito_Ionete__assinado.pdf: 386629 bytes, checksum: 384f9c23bd5be76504fac307a72135ee (MD5) Previous issue date: 2025-01-07 | eng |
| dc.format | application/pdf | * |
| dc.language | por | por |
| dc.publisher | Universidade Estadual do Piauí | por |
| dc.publisher.department | Centro de Ensino - Campus do Interior | por |
| dc.publisher.country | Brasil | por |
| dc.publisher.initials | UESPI | por |
| dc.publisher.program | Licenciatura em Pedagogia | por |
| dc.rights | Acesso Aberto | por |
| dc.subject | Educação Infantil | por |
| dc.subject | Alunos Atípicos | por |
| dc.subject | Afetividade | por |
| dc.subject | Inclusão | por |
| dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
| dc.title | Crianças com TEA na educação infantil e a afetividade: um estudo em escola do município de Oeiras Piauí | por |
| dc.type | Artigo | por |
| Aparece nas coleções: | CIES - Licenciatura em Pedagogia (Possidônio Queiroz – OEIRAS) | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Monografia Completa.pdf | 417,07 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
