???jsp.display-item.social.title??? |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://localhost:8080/tede/handle/tede/1398
Tipo do documento: | Artigo |
Título: | A utilização da ciência forense como forma de contextualizar o ensino da Química |
Autor: | Almeida, Eduarda da Silva |
Primeiro orientador: | Silva , Rejane Maria Pereira da |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo apresentar uma proposta de ensino voltada para a facilitação do ensino de química para turmas do 2º ano do ensino médio, propondo uma alternativa de se amenizar o problema recorrente de desinteresse dos alunos por tal matéria. Assim, visa-se utilizar os conceitos e abordagens da química forense como forma de contextualizar o ensino de química e mostrar na prática uma utilização funcional da matéria. Para tanto, escolheu-se trabalhar com turmas do ensino médio de escolas públicas, na qual, inicialmente, foi desenvolvida 04 aulas, nas quais foi mostrado na prática o uso da química por meio da ciência forense. Para tanto, na primeira aula, foi mostrado aos alunos conceitos básicos de ciência forense e suas correlações com a disciplina de química. Desse modo, durante essa primeira abordagem, eles visualizarão vídeos de séries televisivas que mostraram o uso da química na resolução de casos. Nas aulas seguintes, foram trabalhados experimentos diretamente associados com a química forense, onde inicialmente foi proporcionado aos alunos uma pequena introdução do conteúdo referente aos experimentos selecionados, os quais foram realizados posteriormente. Além disso, os alunos também responderam a questionários referente ao assunto aplicado em sala de aula, os quais foram também vistos em prática, por meio dos experimentos realizados. |
Abstract: | This work aims to present a teaching proposal aimed at facilitating the teaching of chemistry for 2nd year high school classes, proposing an alternative to alleviate the recurring problem of students' lack of interest in this subject. Thus, the aim is to use the concepts and approaches of forensic chemistry as a way of contextualizing chemistry teaching and showing in practice a functional use of the subject. To this end, we chose to work with high school classes from public schools, in which, initially, 04 classes were developed, in which the use of chemistry through forensic science was shown in practice. To this end, in the first class, students were shown basic concepts of forensic science and their correlations with the discipline of chemistry. Therefore, during this first approach, they will watch videos from television series that showed the use of chemistry in solving cases. In the following classes, experiments directly associated with forensic chemistry were worked on, where students were initially given a small introduction to the content relating to the selected experiments, which were subsequently carried out. In addition, students also answered questionnaires regarding the subject applied in the classroom, which were also seen in practice, through the experiments carried out. |
Palavras-chave: | Química Forense Ensino de Química Ciência Forense |
Área(s) do CNPq: | OUTROS::CIENCIAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
Sigla da instituição: | UESPI |
Departamento: | Centro de Ciencias da Natureza |
Programa: | Licenciatura em Química |
Citação: | Almeida, Eduarda da Silva . A utilização da ciência forense como forma de contextualizar o ensino da Química. 2025. 17 f. TCC ( Licenciatura em Química) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2025. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1398 |
Data de defesa: | 2025 |
Appears in Collections: | CCN - Licenciatura em Química (Poeta Torquato Neto – TERESINA) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Artigo Completo.pdf | 814,88 kB | Adobe PDF | Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.