| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1411Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Bruno, Thais de Sousa | - |
| dc.contributor.advisor1 | Moura , Marcoelis Pessoa de Carvalho | - |
| dc.date.accessioned | 2025-02-12T14:36:55Z | - |
| dc.date.issued | 2025 | - |
| dc.identifier.citation | Bruno, Thais de Sousa. A atuação do coordenador pedagógico dos anos iniciais do ensino fundamental nas escolas públicas: uma revisão integrativa. 2025. 28 f. Artigo( Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí, Oeiras, 2025 . | por |
| dc.identifier.uri | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1411 | - |
| dc.description.resumo | O presente artigo é resultado de uma pesquisa qualitativa de caráter descritivo e integrativo, que partiu de uma análise sobre o olhar do coordenador pedagógico nos anos iniciais do ensino fundamental. O estudo desenvolveu-se a partir do problema de pesquisa: Como o coordenador pedagógico desenvolve suas práticas em escolas públicas dos anos iniciais do ensino fundamental? Os objetivos da pesquisa foram reconhecer as principais ações do coordenador pedagógico em escolas de anos iniciais do ensino fundamental; e, compreender os desafios da atuação do coordenador Pedagógico nos anos iniciais. A pesquisa fundamenta-se em autores como Saviani (2005) Libâneo (2010), Placco e Souza (2015), entre outros. A fundamentação metodológica consiste está amparada em Minayo (2003) e Silveira (2005) e foi realizada com abordagem qualitativa e do tipo Revisão Integrativa. Os resultados obtidos evidenciam a complexidade do trabalho do Coordenador, que tem como principais desafios o apoio aos professores e formação no ambiente escolar. Conclui-se com o estudo que o trabalho do Coordenador Pedagógico é desafiador, pois no cotidiano de sua prática é responsável pela articulação escola, família e entre o corpo docente deste com os estudantes, o que envolve valores, concepções e implica em decisões que afetam a toda a comunidade escolar. | por |
| dc.description.abstract | This article is the result of a qualitative research of descriptive and integrative character, which started from an analysis of the pedagogical coordinator's view in the early years of elementary school. The study was developed from the research problem: How does the pedagogical coordinator develop his practices in public schools in the early years of elementary school? The objectives of the research were to recognize the main actions of the pedagogical coordinator in schools in the early years of elementary school; and, to understand the challenges of the performance of the Pedagogical Coordinator in the early years. The research is based on authors such as Saviani (2005), Libâneo (2010), Placco and Souza (2015), among others. The methodological foundation is supported by Minayo (2003) and Silveira (2005) and was carried out with a qualitative approach and the Integrative Review type. The results obtained show the complexity of the Coordinator's work, whose main challenges are to support teachers and training in the school environment. It is concluded with the study that the work of the Pedagogical Coordinator is challenging, because in the daily routine of his practice he is responsible for the articulation between school, family and between the teaching staff and the students, which involves values, conceptions and implies decisions that affect the entire school community. | por |
| dc.description.provenance | Submitted by Thais Bruno (thaisbruno@aluno.uespi.br) on 2025-02-12T10:51:34Z No. of bitstreams: 2 Artigo- THAIS (2).pdf: 317154 bytes, checksum: 5ca7c89df5124ba079590a04287a6bf2 (MD5) Termo_Autorização_Repositório_Thais_Assinado Completo.pdf: 351170 bytes, checksum: 65101c56e7e9c1b1f7acd7bb6a51409f (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-02-12T14:36:55Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Artigo- THAIS (2).pdf: 317154 bytes, checksum: 5ca7c89df5124ba079590a04287a6bf2 (MD5) Termo_Autorização_Repositório_Thais_Assinado Completo.pdf: 351170 bytes, checksum: 65101c56e7e9c1b1f7acd7bb6a51409f (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-02-12T14:36:55Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Artigo- THAIS (2).pdf: 317154 bytes, checksum: 5ca7c89df5124ba079590a04287a6bf2 (MD5) Termo_Autorização_Repositório_Thais_Assinado Completo.pdf: 351170 bytes, checksum: 65101c56e7e9c1b1f7acd7bb6a51409f (MD5) Previous issue date: 2025-01-16 | eng |
| dc.format | application/pdf | * |
| dc.language | por | por |
| dc.publisher | Universidade Estadual do Piauí | por |
| dc.publisher.department | Centro de Ensino - Campus do Interior | por |
| dc.publisher.country | Brasil | por |
| dc.publisher.initials | UESPI | por |
| dc.publisher.program | Licenciatura em Pedagogia | por |
| dc.rights | Acesso Embargado | por |
| dc.subject | Coordenador Pedagógico | por |
| dc.subject | Pedagogia | - |
| dc.subject | Ensino Fundamental | - |
| dc.subject | Gestão Escolar | - |
| dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
| dc.title | A atuação do coordenador pedagógico dos anos iniciais do ensino fundamental nas escolas públicas: uma revisão integrativa | por |
| dc.title.alternative | The performance of the pedagogical coordinator of the initial years of elementary education in public schools: an integrative review. | por |
| dc.type | Artigo | por |
| Aparece nas coleções: | CIES - Licenciatura em Pedagogia (Possidônio Queiroz – OEIRAS) | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato |
|---|
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
