Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://localhost:8080/tede/handle/tede/1414
Tipo do documento: | Monografia |
Título: | O processo de inserção de crianças indígenas Warao em uma escola pública de Teresina (PI) |
Autor: | Ribeiro, Chrisderlane Joselene de Carvalho Alberto, Hyanna Beatriz Viveiros Andrade |
Primeiro orientador: | Medeiros, Lucineide Barros |
Primeiro membro da banca: | Medeiros, Lucineide Barros |
Segundo membro da banca: | Silva, Robson Carlos da |
Terceiro membro da banca: | Martins, Lucas de Oliveira |
Resumo: | O presente trabalho resulta de uma pesquisa que teve como problema: Como vem se realizando o processo de inserção de crianças indígenas Warao em uma escola e na sala de aula da escola oficial em Teresina -PI? com foco nas especificidades culturais e linguísticas, que influenciam diretamente na educação escolar dessas populações. Aborda, as dificuldades enfrentadas tanto por professores como por estudantes Warao no contexto de sala de aula, destacando o distanciamento entre os métodos pedagógicos tradicionais e as necessidades das crianças e adolescentes indígenas, em especial a valorização de sua cultura e língua materna, a língua Warao. Na discussão examinamos as normativas internacionais como a Declaração Universal dos Direitos Humanos, e nacionais como: a Constituição Federal de 1988 e outros marcos legais e normativos que orientam as políticas públicas educacionais brasileiras, voltadas para os povos indígenas, na interface com a falta de estrutura, recursos e uma formação adequada para os professores, o que requer ações que possam minimizar as exclusões gritantes da realidade existente. Nos guiamos por uma concepção dialética na construção do conhecimento, de acordo com Minayo (2007). Quanto a abordagem, a pesquisa se caracterizam como qualitativa e na produção dos dados utilizamos a técnica da entrevista semiestruturada e da observação. A fundamentação teórica tem por base teóricos como Ferreire (2017), Meliá (1979), Scandiuzzi (2009), Grupioni (2006), dentre outros. Concluímos com base na investigação realizada que na escola e na sala de aula não estavam sendo atendidos os princípios oficialmente previstos nos marcos legais e normativos brasileiros e compromissos firmados no processo de inserção escolar dos educandos Warao em Teresina (PI), considerando que não havia educador(a) Warao presente em sala de aula, tampouco professor/a falante de espanhol e a turma estava sendo assumida por uma estagiária, em uma situação atípica e não recomendada. Ressaltamos que a ausência de tais profissionais dificultava o processo de comunicação entre a estagiária e os educandos; no contexto geral da sala de aula e da escola não identificamos preocupação explícita com a educação intercultural e com a perspectiva de valorização da diversidade em contextos multilinguístico e multicultural. |
Abstract: | El presente trabajo es el resultado de una investigación que tuvo como problema: ¿Cómo se está llevando a cabo el proceso de inserción de niños indígenas Warao en una escuela y en el aula de la escuela oficial en Teresina -PI? con enfoque en las especificidades culturales y lingüísticas, que influyen directamente en la educación escolar de estas poblaciones. Aborda las dificultades que enfrentan tanto los profesores como los estudiantes Warao en el contexto del aula, destacando el distanciamiento entre los métodos pedagógicos tradicionales y las necesidades de los niños y adolescentes indígenas, especialmente la valorización de su cultura y lengua materna, el idioma Warao. En la discusión examinamos las normativas internacionales como la Declaración Universal de los Derechos Humanos, y nacionales como: la Constitución Federal de 1988 y otros marcos legales y normativos que orientan las políticas públicas educativas brasileñas, dirigidas a los pueblos indígenas, en la interfaz con la falta de estructura, recursos y una formación adecuada para los docentes, lo que requiere acciones que puedan minimizar las exclusiones flagrantes de la realidad existente. Nos guiamos por una concepción dialéctica en la construcción del conocimiento, según Minayo (2007). En cuanto al abordaje, la investigación se caracteriza como cualitativa y en la producción de los datos utilizamos la técnica de la entrevista semiestructurada y de la observación. La fundamentación teórica se basa en teorías como Ferreire (2017), Meliá (1979), Scandiuzzi (2009), Grupioni (2006), entre otros. Concluimos con base en la investigación realizada que en la escuela y en el aula que no se estaban cumpliendo los principios oficialmente previstos en los marcos legales y normativos brasileños y los compromisos firmados en el proceso de inserción escolar de los educandos Warao en Teresina (PI), considerando que no había educador o educadora Warao presente en el aula, tampoco professor o professora hispanohablante y la clase estaba siendo asumida por una pasante, en una situación atípica y no recomendada. Destacamos que la ausencia de tales profesionales dificultaba el proceso de comunicación entre la pasante y los educandos; en el contexto general del aula y de la escuela no identificamos preocupación explícita con la educación intercultural y con la perspectiva de valorización de la diversidad en contextos multilingües y multiculturales. |
Palavras-chave: | Educação Indígena Inserção Escolar Etnia Warao |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
Sigla da instituição: | UESPI |
Departamento: | Centro de Ciencias da Educacao Comunicacao e Artes |
Programa: | Licenciatura em Pedagogia |
Citação: | RIBEIRO, Chrisderlane Joselene de Carvalho; ALBERTO, Hyanna Beatriz Viveiros Andrade. O processo de inserção de crianças indígenas Warao em uma escola pública de Teresina (PI). 2025. 52f. Monografia ( Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2025. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1414 |
Data de defesa: | 2025 |
Aparece nas coleções: | CCECA - Licenciatura em Pedagogia (Poeta Torquato Neto – TERESINA) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Monografia Completa.pdf | 500,21 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.