Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1426
Tipo do documento: Monografia
Título: Afetividade na relação professor e aluno na educação infantil em uma escola municipal de Barras-PI
Autor: Alves, Vanessa Ferreira 
Primeiro orientador: Moura, Adriana Borges Ferro
Resumo: O presente trabalho trata de um estudo sobre afetividade na relação professor e aluno na educação infantil nas escolas municipais de Barras-PI. A pesquisa tem como objetivo investigar como ocorre a afetividade na relação professor e aluno durante a educação infantil. Para alcançar o objetivo geral da pesquisa alguns passos foram realizados como compreender a afetividade na escola; investigar como a afetividade na educação infantil influencia no processo de ensino e aprendizagem; observar o acontecimento da afetividade na relação professor/aluno na educação infantil em Barras-PI. A pesquisa é de abordagem qualitativa, tem como instrumentos de produção de dados a observação não participante e a entrevista semiestruturada feita com a participação de duas professoras do turno da tarde que atuam na educação infantil de escolas públicas municipais na cidade de Barras- PI. Foi feita uma análise de dados a partir da observação e das entrevistas, acompanhado os relatos de cada professora a fim de observar o acontecimento da afetividade na relação professor e aluno no dia a dia. Percebe-se que na educação infantil o afeto existe em todo ato de cuidar e ensinar, mas tão importante quanto dar afeto, é também receber, por isso a escola juntamente com os professores têm como parte no seu papel utilizar desse veículo de interação que é proporcionar um ambiente facilitador para as experiências e aprendizagens das crianças na educação infantil.
Abstract: This paper deals with a study on affection in the teacher-student relationship in early childhood education in municipal schools in Barras-PI. The research aims to investigate how affection occurs in the teacher-student relationship during early childhood education. In order to achieve the general objective of the research, some steps were taken, such as to understand affection in school, investigating how affection in early childhood education influences the teaching-learning process, and observing the occurrence of affection in the teacher/student relationship in early childhood education in Barras-PI. The research has a qualitative approach, and uses non- participant observation and semi-structured interviews as data production instruments, with the participation of two afternoon teachers who work in early childhood education in municipal public schools in the city of Barras-PI. Data analysis was carried out based on the observation and interviews, following the reports of each teacher in order to observe the occurrence of affection in the teacher-student relationship on a daily basis. It is clear that in early childhood education, affection exists in every act of caring and teaching, but as important as giving affection is also receiving it, which is why the school, together with the teachers, has as part of its role to use this vehicle of interaction, which is to provide an environment that facilitates the experiences and learning of children in early childhood education.
Palavras-chave: Afetividade Escolar
Processo de Ensino-Aprendizagem
Relação Professor-Aluno
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ensino - Campus do Interior
Programa: Licenciatura em Pedagogia
Citação: ALVES, Vanessa Ferreira. Afetividade na relação professor e aluno na educação infantil em uma escola municipal de Barras-PI. 2024. 52 f. Monografia (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Embargado
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1426
Data de defesa: 2024
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em Pedagogia (Prof. Antônio Giovanni Alves de Sousa – PIRIPIRI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.