| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1439Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Cunha, Ana Beatriz do Nascimento | - |
| dc.contributor.advisor1 | Morais, Lorena Raquel de Alencar Sales de | - |
| dc.contributor.referee1 | Santos, Elieth Vitória dos | - |
| dc.contributor.referee2 | Paixão, Mara de Souza | - |
| dc.date.accessioned | 2025-02-17T14:45:06Z | - |
| dc.date.issued | 2025 | - |
| dc.identifier.citation | CUNHA, Ana Beatriz do Nascimento. Experiências de inclusão escolar de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) por meio da política de Atendimento Educacional Especializado (AEE) em uma escola pública de Oeiras-PI. 2025. 28 f. Artigo (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí, Oeiras-PI. 2025. | por |
| dc.identifier.uri | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1439 | - |
| dc.description.resumo | Este estudo investiga as experiências de inclusão escolar de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em uma escola pública de Oeiras-PI, com foco no Atendimento Educacional Especializado (AEE) e na integração com as salas de aula regulares. A inclusão de alunos com TEA é assegurada por legislações como a Lei Brasileira de Inclusão e a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com TEA. O objetivo da pesquisa foi analisar as estratégias pedagógicas e a colaboração entre professores para promover o desenvolvimento social e cognitivo dos alunos autistas. A metodologia utilizada foi a abordagem qualitativa, combinando a aplicação de questionários e observação direta em uma escola pública. Os sujeitos da pesquisa incluíram professores da Sala de Recursos Multifuncionais (SRM), professores da sala regular, um aluno autista e um familiar. Os resultados mostraram que, embora a SRM ofereça suporte eficaz com materiais adaptados e estratégias inclusivas, ainda há desafios na colaboração entre os professores da SRM e da sala regular. A falta de planejamento conjunto e de formação continuada limita a eficácia da inclusão escolar. A pesquisa concluiu que a articulação entre o AEE e a sala regular precisa ser fortalecida para garantir o desenvolvimento integral dos alunos com TEA, destacando a importância de uma maior formação e colaboração entre os docentes. | por |
| dc.description.abstract | This study investigates the school inclusion experiences of children with autism spectrum disorder (ASD) in a public school in Oeiras-PI, focusing on Specialized Educational Assistance (AEE) and integration with regular classrooms. The inclusion of students with ASD is ensured by legislation such as the Brazilian Inclusion Law and the National Policy for the Protection of the Rights of Persons with ASD. The objective of the research was to analyze pedagogical strategies and collaboration between teachers to promote the social and cognitive development of autistic students. The methodology used was a qualitative research approach, combining the application of questionnaires and direct observation in a public school. The research subjects included teachers from the Multifunctional Resource Room (SRM), teachers from the regular classroom, an autistic student, and a family member. The results showed that, although SRM offers effective support with adapted materials and inclusive strategies, there are still challenges in collaboration between SRM and regular classroom teachers. The lack of joint planning and ongoing training limits the effectiveness of school inclusion. The research concluded that the articulation between the AEE and the regular classroom needs to be strengthened to guarantee the integral development of students with ASD, highlighting the importance of greater training and collaboration between teachers. | eng |
| dc.description.provenance | Submitted by Ana Cunha (anacunha@aluno.uespi.br) on 2025-02-14T15:53:53Z No. of bitstreams: 2 Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI.docx: 94141 bytes, checksum: 45c0a4100afb0a8b72517ed1993d8c7a (MD5) TCC FINAL EXPERIÊNCIAS DE INCLUSÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) POR MEIO DA POLÍTICA DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE) EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE OEIRAS - PI.docx: 291300 bytes, checksum: 452da8986f28f03038f06e62c59cd7c9 (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Rejected by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br), reason: PREZADOS (A),INFORMAMOS QUE SUA SUBMISSÃO FOI REJEITADA PARA CORREÇÕES. OBSERVAMOS A NECESSIDADE DE CORRIGIR: ( ANEXE O TCC E OTERMO, E DEVEM SER NO FORMATO PDF ) PARA REGULARIZAR A SITUAÇÃO, PEDIMOS QUE SIGA AS ORIENTAÇÕES ABAIXO:CONSULTE O TUTORIAL DISPONÍVEL NO LINK A SEGUIR: HTTPS://UESPI.BR/WP-CONTENT/UPLOADS/2024/12/TUTORIAL-PARA-DEPOSITAR-TCC-E-DISSERTACAO.PDF. CERTIFIQUE-SE DE SEGUIR ATENTAMENTE O PASSO A PASSO DESCRITO NO DOCUMENTO. 1. PREENCHA E ASSINE O TERMO DE AUTORIZAÇÃO, DISPONÍVEL NO LINK: HTTPS://UESPI.BR/WP-CONTENT/UPLOADS/2024/12/TERMO-DE-AUTORIZACAO-REPOSITORIO-UESPI.PDF. O TERMO DEVE SER ASSINADO PELO(S) AUTOR(ES) E PELO(A) ORIENTADOR(A). 2. APÓS REALIZAR AS DEVIDAS CORREÇÕES E PROVIDENCIAR OS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS, ENVIE NOVAMENTE SUA SUBMISSÃOCONFORME O PROCEDIMENTO INDICADO NO TUTORIAL. on 2025-02-14T16:01:08Z (GMT) | eng |
| dc.description.provenance | Submitted by Ana Cunha (anacunha@aluno.uespi.br) on 2025-02-14T16:28:17Z No. of bitstreams: 2 Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI.pdf: 117387 bytes, checksum: 2f91f99b17c224d01890565543789c37 (MD5) TCC FINAL EXPERIÊNCIAS DE INCLUSÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) POR MEIO DA POLÍTICA DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE) EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE OEIRAS - PI(1).pdf: 376661 bytes, checksum: 4e4d8622f8079d2069f7e2d35a89fc50 (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-02-17T14:45:06Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI.pdf: 117387 bytes, checksum: 2f91f99b17c224d01890565543789c37 (MD5) TCC FINAL EXPERIÊNCIAS DE INCLUSÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) POR MEIO DA POLÍTICA DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE) EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE OEIRAS - PI(1).pdf: 376661 bytes, checksum: 4e4d8622f8079d2069f7e2d35a89fc50 (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-02-17T14:45:06Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI.pdf: 117387 bytes, checksum: 2f91f99b17c224d01890565543789c37 (MD5) TCC FINAL EXPERIÊNCIAS DE INCLUSÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) POR MEIO DA POLÍTICA DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE) EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE OEIRAS - PI(1).pdf: 376661 bytes, checksum: 4e4d8622f8079d2069f7e2d35a89fc50 (MD5) Previous issue date: 2025-01-14 | eng |
| dc.format | application/pdf | * |
| dc.language | por | por |
| dc.publisher | Universidade Estadual do Piauí | por |
| dc.publisher.department | Centro de Ensino - Campus do Interior | por |
| dc.publisher.country | Brasil | por |
| dc.publisher.initials | UESPI | por |
| dc.publisher.program | Licenciatura em Pedagogia | por |
| dc.rights | Acesso Aberto | por |
| dc.subject | Transtorno do Espectro Autista | por |
| dc.subject | Atendimento Educacional Especializado | por |
| dc.subject | Colaboração Docente | por |
| dc.subject | Educação Inclusiva | - |
| dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
| dc.title | Experiências de inclusão escolar de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) por meio da política de Atendimento Educacional Especializado (AEE) em uma escola pública de Oeiras-PI | por |
| dc.type | Artigo | por |
| Aparece nas coleções: | CIES - Licenciatura em Pedagogia (Possidônio Queiroz – OEIRAS) | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Artigo Completo.pdf | 367,83 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
